Cooperativa digital 1

O aplicativo “Credicitrus – Associe-se”, lançado em janeiro, foi desenvolvido para facilitar a associação de novos cooperados na categoria pessoa física. Porém, a expansão será gradativa, pois as análises são criteriosas, dentro das regras de gestão da Cooperativa, que busca admitir associados efetivamente dispostos a contribuir para fortalecê-la e não apenas interessados nas vantagens que oferece.

O aplicativo permite que o interessado envie online seus documentos, uma foto e um vídeo de identificação e opte pela unidade de atendimento à qual deseja filiar-se. Após a análise interna, recebe por SMS a comunicação de sua aprovação ou não.

Se aprovado, o processo de admissão é complementado com uma única visita obrigatória à filial, para assinatura da documentação e integralização de cotas de capital pelo novo associado, que assim dá início à formação de seu capital social, que, além de ser uma reserva financeira para seu futuro pessoal e familiar, é o maior símbolo de pertencimento a uma cooperativa de crédito, pois contribui para o fortalecimento do seu patrimônio e de sua capacidade de prestar bons serviços.

Com o aplicativo, a Cooperativa amplia o portfólio de serviços digitais que começou a oferecer há alguns anos, enfatiza seu diretor de Tecnologia, Marcelo Martins: “Nosso internet banking é um dos melhores do Brasil. Na categoria Mobile, fomos os vencedores do Prêmio efinance em 2016. Temos também dois aplicativos de gestão, o Sicoobcard Mobile, para gerenciamento dos cartões Sicoobcard, e o Sicoob Minhas Finanças, que auxilia o cooperado a organizar e controlar sua vida financeira”.

Esses avanços, segundo Marcelo Martins, aproximam a Cooperativa das novas gerações: “O cooperativismo de crédito tem tudo a ver com esse grupo, responsável pela ascensão das redes colaborativas, da economia compartilhada e da cooperação”.

 Novos associados elogiam praticidade

Anderson Pavan

Anderson Pavan, gerente de Recursos Humanos de uma distribuidora farmacêutica de Bebedouro, SP, foi o primeiro cooperado a associar-se por meio do aplicativo. Conta que conhecia e admirava a Sicoob Credicitrus por ouvir de amigos e conhecidos elogios à sua atuação. Por isso, tinha interesse em associar-se, o que se tornou possível quando a Cooperativa passou a ser de livre admissão.

Sua experiência tem sido muito positiva desde o processo de filiação: “O aplicativo é muito ágil, fácil de operar”. E acrescenta: “O atendimento do pessoal da Cooperativa é muito bom também. Fiquei particularmente satisfeito com a atenção que recebi, quando sugeri uma alteração no aplicativo, que foi a inclusão da opção voltar para telas anteriores, permitindo verificar e corrigir alguma informação. A sugestão foi aceita e alguns dias depois já estava incorporada. Esse tipo de atenção faz com que nos sintamos valorizados”.

Eliane Araujo

Eliane Araújo Cardo da Silva Santa é contadora e trabalha em um escritório de assessoria contábil de Viradouro, SP. Seu marido, Vanderlei da Silva Santa, é administrador de uma propriedade rural também situada no município. Ambos se associaram à Sicoob Credicitrus por meio do aplicativo.

Ela diz que, por razões de seu trabalho, já observava as diferenças entre a atuação da Cooperativa e das demais instituições financeiras: “Por isso, eu queria me associar, mas isso não era possível em função das limitações que havia”. Quando a Cooperativa tornou-se de livre admissão, seu interesse foi viabilizado com o lançamento do aplicativo para smartphone. “Imediatamente meu marido e eu nos inscrevemos. Foi tudo muito rápido e prático e logo depois fomos chamados à filial da Cooperativa para formalizarmos nossa associação”.

A praticidade do processo foi o que mais a atraiu: “Hoje temos pouco tempo para deslocamentos de um lado para outro. Por isso, a opção digital é a mais adequada aos tempos atuais”. E conclui: “Ingressar na Cooperativa foi um passo importante para nós. Valorizamos muito as diferenças de taxas e tarifas a favor dos cooperados, porém o que achamos mais importante é que em uma cooperativa todos ganham, pois temos participação no capital, temos parte da propriedade, o que não acontece nas demais instituições”.

Thaiane1

Thaiane Navarro Campos de Oliveira é gerente administrativa de uma empresa que atua nas áreas imobiliária e de consórcios em Araçatuba, SP. Foi a primeira cooperada do município a filiar-se à Cooperativa por meio do aplicativo, e avalia essa experiência de forma muito positiva: “Foi tudo muito rápido. Eu entrei no aplicativo às 11h40, demorei apenas alguns minutos para preencher a proposta e às 16 horas recebi um telefonema informando que minha ficha tinha sido aprovada e que eu era a primeira cooperada de Araçatuba a me associar por esse sistema. Fui à filial e, quando lá cheguei, as pessoas já sabiam quem eu era, fui muito bem atendida. Fiquei muito bem impressionada com isso”. E complementa: “Foi tudo perfeito. Muita gente acha que é difícil utilizar esses recursos eletrônicos, mas eu achei muito simples”.

Thaiane já tinha tido experiência com outra cooperativa financeira. Indagada sobre a diferença que observou na atuação da Sicoob Credicitrus, respondeu enfaticamente: “Todas! Desde a abertura da conta, o atendimento, a informação de que só precisava fazer o investimento inicial em cotas de capital, que nos pertencem, sem cobrança de tarifas e outras taxas. Realmente, estou muito satisfeita com tudo”.

Thaiane é casada e tem dois filhos. E revela que o marido, depois de ter conhecido essas vantagens e facilidades, também decidiu associar-se.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta