IMG_6308-2

O projeto Desperdício Zero, idealizado pela Associação Alarme (Lar de Menores), de São José do Rio Preto, foi o ganhador do “National Energy Globe Award Brazil 2017”. Esse prêmio, criado na Áustria em 1999 por Wolfgang Neumann, pioneiro em iniciativas visando à economia de energia(*), é considerado o mais importante reconhecimento anual do mundo a ações voltadas para a sustentabilidade ambiental. Neste ano, inscreveram-se para receber o prêmio organizações de 178 países.

IMG_6411

O principal objetivo do projeto da Associação Alarme, entidade que recebeu apoio financeiro da Sicoob Credicitrus e da Coopercitrus, por meio da Ação Social Cooperada, foi reduzir o desperdício de alimentos servidos diariamente às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que assiste. Para isso, a primeira providência foi pesar, durante 15 dias, as sobras de comida recolhidas após as refeições. Ao final do período, constatou-se um desperdício de 230 kg de alimentos. A partir daí, foi criada uma campanha interna para reduzir essas perdas, acompanhada de palestras sobre o lixo nos centros urbanos, a fome no mundo e a proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, as crianças e os jovens aprenderam como reduzir os desperdícios na prática. Nos 15 dias seguintes, as sobras foram 55 kg menores e o esforço para diminuí-las prossegue. Com a consultoria voluntária de um engenheiro agrônomo, aprenderam a reaproveitar os resíduos orgânicos gerados no preparo das refeições, por meio de um projeto de compostagem, para produção de adubo.

(*) Em 1985, Neumann organizou a primeira Energiesparmesse (Exposição de Economia de Energia), hoje a principal feira europeia dedicada à eficiência energética, e em 2008 criou a Fundação Energy Globe.

Escrito por sicoobcredicitrus

1 comentário

  1. Parabéns à Associação Alarme (Lar de Menores) e à Sicoob Credicitrus Social pelo apoio.

    Responder

Deixe uma resposta