Seminário de Educação 2

A Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus organizaram, neste ano, por meio da Ação Social Cooperada, dois seminários destinados a beneficiar dirigentes e técnicos de entidades sociais cujos projetos foram apoiados pelas duas cooperativas. Esses eventos, um voltado para a área de educação, outro focalizando boas práticas de gestão, foram idealizados com base na premissa de que, assim como a sustentabilidade e o planejamento são valores fundamentais na condução das atividades das duas cooperativas, o mesmo deve ser esperado das instituições sociais que apoiam. O objetivo é proporcionar às entidades parceiras condições para que sejam cada vez mais efetivas nas suas atividades, em benefício dos segmentos sociais carentes que buscam amparar.

Educação

O Seminário de Educação foi realizado nos dias 6 e 7 de julho, na Escola Sathya Sai, em Ribeirão Preto, reunindo profissionais de 30 entidades, além de jovens assistidos por algumas dessas instituições. O programa incluiu duas palestras, uma sobre a Pedagogia de projetos na Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto, a cargo da Profa Mildren Lopes Wada Duque, outra sobre Princípios e estratégias para mobilizar a construção de uma cidade educadora, a cargo de Rafael Braghiroli e Miriam Miata, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, de Guaíra. O programa ainda incluiu três oficinas temáticas: Arte Educação (a cargo da equipe do projeto ICA, de Mogi Mirim); Aspectos gerais do Transtorno do Espectro do Autismo na intervenção ABA (Dra. Ana Carolina Verzola, da APAE de Bebedouro); Educações ambientais – uma perspectiva holística da educação (pelos biólogos e professores Gustavo Alcântara e Denise Bittencourt, do projeto Arte na Terra, de São Joaquim da Barra). Para completar, a banda JAC Blue, formada por alunos da APAE de Aguaí, apresentou-se durante o almoço no primeiro dia; e no segundo dia, o Grupo Ato, de Bauru, conduziu uma atividade teatral comandada pela Profa. Elisabete Benetti.

IMG_2285

Gestão

O Seminário Sustenta Habilidades, idealizado para capacitar dirigentes e técnicos de 40 instituições sociais convidadas para que adotem modernos instrumentos administrativos, foi realizado no Centro de Formação Cooperativista “Leopoldo Pinto Uchôa”, junto à sede da Sicoob Credicitrus, em Bebedouro, SP, nos dias 21 e 22 de setembro. A transmissão de conhecimento ficou a cargo de dois consultores que dão suporte a entidades apoiadas pela Ação Social Cooperada: o arquiteto Takashi Yamauchi, que desde 1975 atua no terceiro setor, é membro da Comissão de Estudo Especial de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e assessor da Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto, SP; e a também arquiteta Mayara de Carvalho Carrasco Proto, mestre em planejamento, gestão e projeto e coordenadora de projetos do Instituto Alarme, do mesmo município. Yamauchi abordou o tema A importância da relação entre terceiro setor e empresas para o desenvolvimento social, enquanto a consultora Mayara discorreu sobre Metodologias e técnicas para elaboração de projetos, tema que aprofundou por meio de oficinas de trabalho, que serão complementadas em 2018 com seminários regionais para elaboração dos planos estratégicos das entidades participantes.

Seminário de Sustenta Habilidades

O seminário foi aberto com uma apresentação de música erudita pela Camerata Jovem Beethoven, projeto social de São José do Rio Preto, que em 2017 teve o apoio financeiro das duas cooperativas.

Seminário de Sustenta Habilidades - Camerata Jovem Betethoven

(Camarata Jovem de Beethoven)

Cooperativismo na abertura

Após a apresentação musical, foram feitas apresentações sobre a Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus, o modelo de negócios cooperativo e a Ação Social Cooperada.

Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, membro do Conselho de Administração da Sicoob Credicitrus, acentuou que a educação é o alvo prioritário da Ação Social Cooperada: “… é por meio da educação que se conseguem verdadeiras transformações da realidade. Por isso, devemos valorizar a atuação do terceiro setor. Sem dúvida, não há nada mais emocionante do que verificar que alguém, que teve uma infância difícil e recebeu acolhimento e assistência de qualquer uma das organizações aqui presentes, conseguiu evoluir e ter um bom emprego ou um negócio próprio, coisas que dificilmente teria conquistado se permanecesse em sua situação original”.

Em seguida, o diretor administrativo da Sicoob Credicitrus, Adriano Avanço, acentuou que a preocupação com a boa administração acompanha a Cooperativa desde sua fundação. E complementou: “É importante salientar que essa preocupação também se reflete em nossas ações junto às comunidades em que estamos presentes. Entendemos, nesse sentido, que nossa missão é também contribuir para que as entidades sociais que nossas cooperativas apoiam tenham acesso ao que há de melhor em termos de conhecimento administrativo”.

Seminário de Sustenta Habilidades - Adriano Avanço - Diretor Administrativo
(Adriano Avanço – Diretor Administrativo da Sicoob Credicitrus)

Finalmente, a gerente de Relacionamento Corporativo da Sicoob Credicitrus, Gláucia Oliveira Perri Santos, proferiu uma breve palestra sobre a importância do modelo de negócios cooperativo para o desenvolvimento econômico e social.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta