A presença das mulheres em altos cargos públicos ou em organizações particulares vem aumentando gradativamente no mundo e também no Brasil. Exemplos como os de Angela Merkel, chanceler da Alemanha e considerada a mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, e da advogada francesa Chirstine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional, deixaram de ser exceções. Hoje, segundo o IBGE, no setor financeiro brasileiro, por exemplo, 10% dos cargos de comando e alta administração são ocupados por mulheres. Pode parecer um número pequeno, mas já representa um avanço importante, uma vez que há alguns anos a presença feminina na cúpula empresarial era quase nula.

De acordo com estudos nacionais e internacionais, esse avanço se deve menos a políticas institucionais e mais ao próprio esforço das mulheres, que estudaram, investiram em suas carreiras e, assim, conquistaram posições no mercado. O empreendedorismo feminino é, portanto, a força que está por trás dessa evolução.

Nesse cenário, vale ressaltar que a segunda turma do Programa “1.000 Cooperados Empreendedores”, criado pela Sicoob Credicitrus, teve a participação de 25 cooperados convidados, dos quais 12 mulheres, demonstrando a crescente presença feminina na vida empresarial em nosso estado. Duas cooperadas – Rosana Dezem Bergo e Rosana Santina Lima Pontes –  contam nesta matéria como passaram a administrar suas empresas, além de concordarem com a qualidade desse programa inovador.

Cooperadas comentam

Rosana Dezem Bergo

(Rosana Dezem Bergo )

Rosana Dezem Bergo é responsável pela gestão financeira de duas empresas, a Fazenda Boa Sorte, pertencente à família e fundada por seu pai, João Dezem Neto, e a 3D Locações, na qual é sócia de seu irmão, o também cooperado Leandro Dezem. A fazenda foi implantada há mais de 40 anos em Bebedouro, SP, e hoje se dedica às culturas de abacaxi e citros e à criação de gado de corte. Por sua vez, a 3D Locações, sediada em Taiaçu, SP, e com escritório administrativo em Bebedouro, é especializada na locação de pás-carregadeiras e patrols (motoniveladoras), prestando serviços de movimentação de terras para fazendas, principalmente usinas de açúcar e álcool.

Rosana avalia de forma muito positiva o conhecimento transmitido no curso: “Na parte financeira, passamos a enxergar e gerir de uma forma diferente nossas contas. O mesmo aconteceu na área de recursos humanos, por meio da introdução de mudanças no tratamento dispensado aos nossos funcionários. E na parte comercial e de marketing, também modificamos vários procedimentos no relacionamento com o pessoal das fazendas para as quais alugamos equipamentos. Em resumo, esse programa fez uma grande diferença para nós e, com certeza, pode fazer diferença para quem, como nós, tem negócios e busca progredir”.

Rosana Santina Lima Pontes

(Rosana Santina Lima Pontes)

Rosana Santina Lima Pontes é administradora de empresas e gestora do Hospital Veterinário Pontes Gestal, sediado em Bebedouro, SP, cuja parte clínica está sob a responsabilidade dos veterinários Newton Pontes Gestal, seu marido, e Fernanda Pontes Gestal, sua filha. O hospital, que foi fundado em 1985 e em 2001 adquiriu seu prédio próprio, onde permanece instalado, atende todos os tipos de animais, nas áreas clínica, cirúrgica, ortopédica e dermatológica. E está recebendo novos investimentos para que ofereça a partir de 2018, além dos recursos de que já dispõe, que incluem centro cirúrgico monitorado, raios-X, ultrassom e crioterapia (para tratamento de câncer), novos serviços como hidroterapia para animais.

A clínica, como pessoa jurídica, e todos os sócios, como pessoas físicas, são cooperados e aumentaram seu capital social por meio do Cotas PLUS, além de utilizar todos os demais produtos e serviços oferecidos pela Sicoob Credicitrus. “A Cooperativa é a única instituição financeira com a qual nos relacionamos”, afirma Rosana, que fala com entusiasmo sobre os conhecimentos que adquiriu no curso: “Hoje está comprovado que somente os mais capacitados e criativos sobrevivem e avançam. O curso não poderia ter vindo em momento melhor, e superou nossas melhores expectativas. Abriu nossos olhos principalmente para o empreendedorismo e o marketing e nos proporcionou ferramentas básicas, que nos ajudaram a conhecer melhor o mercado e a traçar um planejamento que nos permitirá dar um melhor atendimento a partir de 2018”.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta