Existe receita para a felicidade? Existem muitas, e variam de pessoa para pessoa. Mas uma é válida para todos na sociedade moderna: manter as finanças controladas, sabendo o que se tem e até onde se pode ir no que se refere aos projetos e sonhos pessoais e familiares. E isso começa com um bom planejamento.

Porém, antes de planejar, você deve responder a algumas perguntas – e com a máxima sinceridade, pois não existem respostas certas ou erradas – para saber onde se encontra em termos de administração financeira e o que deve manter ou precisa corrigir.

  1. Você mantém um orçamento pessoal e familiar?
  2. Você determina limites de gastos de acordo com seus ganhos?
  3. Você poupa todos os meses uma parte do que ganha?
  4. Seus objetivos cabem na sua realidade financeira?
  5. Seu consumo é consciente? Consumo consciente significa comprar mais e com mais qualidade, gastando menos.

Se respondeu SIM a pelo menos quatro das cinco questões acima, você está muito acima da média da sociedade brasileira. Parabéns!

Para finalizar, mais uma questão:

  1. O que você considera mais importante: SER ou TER? Antes de responder SER, verifique se você não se preocupa mais com as coisas que precisa ou quer adquirir do que com seu desenvolvimento pessoal (cursos, livros, esporte, lazer) e familiar (atividades com marido/esposa e filhos).

 Na próxima semana voltaremos a esse tema, que é muito amplo, aprofundando a análise de cada uma das questões acima. Fique à vontade para enviar seus comentários ou fazer qualquer pergunta.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta