CC-071-18-Post_Educacao_Financeira

Em termos de estratégia de investimentos, conforme mencionamos no post anterior, é considerado curto prazo o período de até dois anos, e longo prazo, de mais de cinco anos. Na prática, porém, as opções oferecidas pelas instituições financeiras se dividem em apenas duas categorias: curto prazo, englobando as aplicações por até 360 dias, e longo prazo, por mais de 360 dias.

Dentre as principais opções de curto prazo, com renda fixa (determinada na sua contratação) destacam-se: CDB, Tesouro Selic e LCA. Falaremos de investimentos com renda variável em outro posto.

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário): aplicação popular de renda fixa, permite investir valores muito baixos, rende mais do que a poupança, é tão segura quanto esta e o prazo de vencimento pode variar de acordo com a necessidade do investidor.
  • Tesouro Selic: para quem deseja deixar aberta a possibilidade de resgatar sua aplicação antes do prazo, é a opção mais vantajosa no conjunto de títulos públicos que compõem o Tesouro Direto, pois, nesse caso, não perde dinheiro nessa operação. O investimento mínimo nesse tipo de título é de R$ 30,00.
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio): são investimentos com rendimento isento de Imposto de Renda e prazo de aplicação variando de 90 a 720 dias (após 12 meses, ou 360 dias, são classificados como de longo prazo). Permitem aplicação a partir de R$ 50.000,00, com prazo mínimo de 90 dias.

Cuidado com a tributação

Os rendimentos das aplicações financeiras estão sujeitos à incidência de dois tributos, ambos descontados na fonte: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e IR (Imposto de Renda), sendo que este não incide sobre os rendimentos de LCA.

IOF – De acordo com o período de investimento, o IOF varia de 96% a 0% dos ganhos. A alíquota máxima é para um dia de aplicação, baixando gradativamente até o trigésimo dia, quando cai a 0%, não sendo mais cobrado a partir de então.

IR – Até 180 dias – 22,5%; de 181 a 360 dias – 20%; de 361 a 720 dias – 17,5%; e acima de 720 dias, 15%.

No próximo post, apresentaremos as principais aplicações de longo prazo

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta