CC-071-18-Post_Educacao_Financeira

 

Se sua reserva para gastos de emergência já estiver colocada em aplicações de renda fixa com liquidez diária, é hora de pensar no dinheiro que somente será resgatado daqui a alguns anos ou mesmo após sua aposentadoria.

As principais opções de investimentos com prazo superior a 360 dias oferecidas pela Credicitrus são a previdência privada (assegurando um rendimento mensal complementar à aposentadoria e cujas contribuições são dedutíveis do IR) e as cotas de capital da Cooperativa (que poderão ser resgatadas pelo cooperado, em parcelas, ao completar 65 anos de idade, desde que tenha no mínimo 10 anos de filiação).

Adicionalmente, o mercado oferece, como principais opções nessa área, fundos de investimento, aplicações com renda variável e Tesouro Direto, sendo que este também tem opções de curto prazo, como já se viu antes.

Em todos os casos, um ingrediente importante a ser considerado é a paciência, saber esperar.

Fundos de investimento – São uma modalidade de investimento coletivo que, em períodos mais longos, pode proporcionar ganhos interessantes, uma vez que seus gestores têm mais tempo para efetuar os ajustes nas aplicações que os compõem. Os fundos mais comuns são os  de renda fixa, de ações e multimercado (estes incluem vários tipos de aplicações, como renda fixa e ações), havendo ainda fundos estruturados, como os de investimento imobiliário. Todos são submetidos às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e vale a pena consultar seu site em caso de dúvidas, acessando www.cvm.gov.br . O importante, antes de investir em qualquer fundo, é selecionar seu administrador, pesquisando seu histórico. Uma dica é consultar o ranking publicado mensalmente no site da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), acessando www.anbima.com.br .

Renda variável – As opções de renda variável são muitas e, em geral, proporcionam bons rendimentos, mas exigem suporte profissional – e aí também vale a recomendação de consulta ao site da Anbima. Exemplos de aplicações nessa categoria são: ações, fundos de ações, quotas de capital, ouro, dólares, euros, contratos de mercadorias negociados nas bolsas de valores (como os de soja, café e outras commodities) e vários fundos, como os imobiliários citados anteriormente.

Tesouro Direto – Os títulos públicos com prazo de vencimento mais longo normalmente têm maior rentabilidade. E há opções que possibilitam aproveitar a liquidez diária, em caso de necessidade de resgate antecipado.

Tributação dos rendimentos

O IOF somente será descontado dos rendimentos caso o valor aplicado seja resgatado antes de 30 dias. A partir de então não é cobrado. Quanto ao Imposto de Renda na fonte, para aplicações com 361 a 720 dias de prazo, a alíquota é de 17,5%, caindo para 15% para aplicações com mais de 720 dias. A exceção são os fundos de ações, com tributação única, para qualquer prazo, de 15%.

Já se falou bastante sobre como guardar dinheiro. No próximo post, o tema será como gastar com responsabilidade.

 

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta