IMG_3316

A abertura da Credicitrus para a livre admissão de novos cooperados, possibilitando o ingresso de associados de qualquer categoria profissional, atraiu para seu quadro associativo um grande número de empreendedores de sucesso, que têm contribuído com seu conhecimento e sua experiência para valorizar a Cooperativa.

Esta semana, serão apresentados os exemplos de três organizações e seus dirigentes, filiados respectivamente como pessoas jurídicas e físicas, para os quais os diferenciais do modelo de negócios do cooperativismo representaram um grande avanço na gestão de suas finanças.

Mel orgânico para o mundo desenvolvido

IMG_3269

MEIRE VARRICHIO MESSAS é Diretora Administrativa e Financeira da Apidouro, de Bebedouro, SP, uma das maiores exportadoras de mel orgânico do Brasil. A empresa, fundada em 1985 por seu marido, o engenheiro civil João Carlos Laforga Messas, que permanece em sua presidência, destinou em 2017 quase 3.200 toneladas do produto para mercados cujos consumidores exigem os mais altos padrões de higiene e qualidade, como Estados Unidos, União Europeia e Japão, entre outros. Para isso, mantém parceria com apicultores de todo o Brasil, principalmente da região Nordeste, donos de 150 mil colmeias certificadas. Todo o mel recebido, de numerosas variedades (laranjeira, cipó uva, uva do Japão, bracatinga, marmeleiro e eucalipto), sendo 90% de origem orgânica, passa por rigorosos testes no laboratório da empresa. Além disso, após o processamento do mel, de acordo com diversas especificações dos clientes no exterior, e antes da sua liberação para embarque, amostras de cada lote são enviadas para análise nos países importadores. Tudo isso assegura a qualidade do produto, que é exportado em tambores de aço com aproximadamente 280 kg acondicionados em contêineres fechados.

“João e eu somos cooperados como pessoas físicas desde 2006”, conta Meire Messas, que acentua: “Aproveitamos todos os benefícios que a Credicitrus oferece, como taxas de juros mais baixas e economia em tarifas. Temos conta corrente, aplicações, cotas de capital adquiridas por meio do Cotas PLUS e o cartão Sicoobcard. Tudo isso faz grande diferença. A participação nos resultados é outro diferencial importante. Mas o que nos deixa particularmente felizes são os cuidados que recebemos da gerente Patrícia Simões e a equipe da filial do Bebedouro Shopping, responsáveis por nossas contas, e todo o time da Cooperativa, que sempre resolveram tudo com agilidade. Nós nos sentimos verdadeiramente especiais, exclusivos. É um tratamento que provavelmente não encontraríamos em outra instituição”.

Desde setembro de 2016, também a Apidouro passou a ser associada à Credicitrus. Meire Messas ressalta que a filiação à Cooperativa “acrescentou muito à eficiência” das operações da empresa: “Nossa rotina financeira é extensa. No período da florada, que vai de março a junho, fazemos de 300 a 350 TEDs por dia para apicultores de todas as regiões do País. Além da eficiência com que realizamos essas operações, graças à qualidade do internet banking da Cooperativa, ainda fazemos uma grande economia. Se fizéssemos essas transferências por intermédio de outras instituições, teríamos um custo elevado em tarifas”.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta