Neste ano, uma inovação possibilitou que um número maior de entidades sociais recebesse apoio financeiro da Ação Social Cooperada Credicitrus Coopercitrus, que reúne os Fundos de Investimento Social (FIS) das duas cooperativas: a parceria firmada com a Coperfam – Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar.

A Coperfam decidiu destinar uma parcela da receita obtida com a produção de suco de laranja para projetos do terceiro setor. Para isso, buscou a assessoria do Conselho Gestor da Ação Social Cooperada, que a auxiliou na seleção de entidades com reconhecida utilidade pública situadas em municípios nos quais seus cooperados têm propriedades. Nasceu assim a parceria que permitiu beneficiar nove instituições, sediadas nos municípios de Araraquara, Barretos, Bebedouro, Olímpia e São José do Rio Preto.

Coperfam

A Coperfam foi criada pela Coopercitrus em maio de 2012 para atuar como um instrumento de apoio aos pequenos citricultores, por meio da comercialização de suas safras, agregação de valor à sua produção, fornecimento de insumos, máquinas e implementos e prestação de serviços de suporte agronômico.

Hoje com 136 cooperados, que mantêm propriedades nos estados de São Paulo e Minas Gerais (Triângulo Mineiro), a Coperfam tem como destaque a produção de suco de laranja integral, sem adição de água, açúcar e conservantes, com dupla pasteurização, comercializado com sua própria marca em embalagens Tetra Pak®.

O suco Coperfam apresenta um diferencial: é certificado com o selo Fair Trade, que contribui para o desenvolvimento sustentável ao proporcionar melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado tradicional.

 

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta