IMG_7612 (2)

A Credicitrus e a Coopercitrus organizaram, em parceria, o Fórum Inovação no Agronegócio, realizado no dia 12 de setembro no Salão de Eventos do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, SP, com a presença de aproximadamente 400 produtores rurais, entre cooperados e convidados, além de dirigentes das duas cooperativas. O evento contou com cinco palestras, a primeira delas sobre o momento político e econômico brasileiro e as demais sobre o impacto das soluções tecnológicas para a evolução das atividades agropecuárias.

Cenário político-econômico requer atenção

IMG_7637 (2)

(Zeina Latif)

A economista chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, abriu o encontro fazendo uma análise sobre os desafios que o próximo governo federal deverá enfrentar visando ao equilíbrio das contas públicas. Em sua opinião, o mais urgente será negociar a reforma previdenciária, pois o peso das aposentadorias no PIB (cerca de 14% contra 7% em países desenvolvidos, como o Japão), tende a aumentar, expondo o País aos riscos de estagnação econômica associada a aumento da inflação. Por outro lado, segundo ela, esse desequilíbrio, somado ao fato de o Brasil ter “uma das economias mais fechadas do mundo”, prejudica a concorrência e desestimula o investimento estrangeiro, fundamentais para elevar o desenvolvimento tecnológico, a produtividade e a competitividade do País no mercado global.

Interconexão de cooperados gera negócios

sávio

(Domingos Sávio Oriente Franciulli)

Na sequência, o diretor Comercial e de Operações da Credicitrus, Domingos Sávio Oriente Franciulli, explicou a Plataforma 360, uma inovação criada pela Cooperativa em linha com o que há de mais avançado no mercado. Seu objetivo é interconectar os cooperados de forma rápida e eficaz, para que possam realizar negócios entre si por meio dos canais do Market Club, são eles: o Portal de Negócios (abrangendo tudo o que pode ser financiado pela Credicitrus), o Crédito Rápido (por meio do qual as próprias empresas cooperadas e credenciadas encaminham as propostas de financiamento para aprovação) e o Benefícios (descontos em mais de 15 mil pontos de venda de mais de 20 categorias de negócios no Brasil e em mais seis países). O recém-criado Market Club Convênios é uma inovação que abre um novo canal comercial para os associados PJ, por meio do qual poderão potencializar suas vendas oferecendo preços diferenciados exclusivos para os demais cooperados. Parte da receita gerada por esse novo canal será destinada ao Fundo de Investimento Social (FIS) da Credicitrus, que, juntamente com o fundo similar da Coopercitrus, compõe a Ação Social Cooperada.

Domingos Sávio também apresentou no evento a nova linha criada pela Credicitrus para financiar a introdução pelos cooperados de inovações tecnológicas no agronegócio, com taxa pré-fixada a partir de 1,2% ao mês ou pós-fixada a partir de 0,7% ao mês mais CDI, e opções de pagamentos mensais, bimestrais, trimestrais ou semestrais.

Tecnologia da informação acelera desenvolvimento

As três palestras que completaram o evento focalizaram os avanços que a tecnologia da informação tem proporcionado ao setor rural.

IMG_3176

(Agnaldo Ferreira)

Agnaldo Ferreira, da SAP, mostrou como a governança de dados tem possibilitado a criação de soluções que englobam diferentes ferramentas e conceitos tecnológicos, como Internet das Coisas (gestão via internet de equipamentos, edificações e instalações por meio de sensores eletrônicos instalados nestes), Machine Learning (capacidade de computadores reconhecerem padrões e passarem a responder automaticamente a mudanças), Big data (gestão de grande número de dados armazenados) e Blockchain (ou cadeia de dados, que representa uma forma segura de validar uma transação ou registro).

IMG_7636

(Eduardo Terzariol)

Eduardo Terzariol, da Logicalis, mostrou como a associação de diferentes soluções tecnológicas, em especial relacionadas à Internet das Coisas, possibilitou a criação do Campo Digital da Coopercitrus, por meio do qual são oferecidos aos produtores rurais cooperados serviços que contribuem para o aumento da produtividade agrícola. Esses serviços incluem análise de fertilidade por zona de manejo, monitoramento de culturas por meio de sobrevoo de drones e combate a plantas daninhas com drone de pulverização a partir de fotos aéreas. Esses recursos possibilitam a aplicação de fertilizantes ou herbicidas a taxas variáveis, portanto com uso racional e mais econômico de insumos, de acordo com a situação observada em cada ponto amostrado ou fotografado.

IMG_7643

(Victor Campanelli)

Encerrando o evento, Victor Campanelli, da Agro-Pastoril Paschoal Campanelli, mostrou como a inovação tecnológica vem proporcionando ganhos às atividades da empresa, de produção integrada de cana-de-açúcar, confinamento de gado de corte e cultivo de milho nas áreas de reforma dos canaviais. O milho é utilizado na produção de ração para os animais e o esterco destes, após compostagem, é aplicado como adubo nas culturas agrícolas. Todas as atividades são monitoradas diariamente, ao mesmo tempo em que são realizados os mais variados estudos visando a identificar pontos de melhoria e possíveis correlações entre fatores para que novos avanços possam ser introduzidos. Desse modo, a empresa pratica não só agricultura de precisão, mas também pecuária de precisão, conforme acentuou o palestrante.

Escrito por sicoobcredicitrus

1 comentário

  1. Prezados,

    Sou aluno de um mestrado que tem como Linha de Pesquisa Inovação em Processos Agroindustriais, e gostaria de receber o material trabalhado no FÓRUM,
    E antecipadamente, gostaria de parabeniza-los por tamanho fomento de informações que a CREDICITRUS produz atualmente, levando aos seus cooperados a possibilidade de crescer, isso só comprova a qualidade, o respeito e a excelência apresentada na Visão da Cooperativa, totalmente enraizada na cultura.

    Parabéns mais uma vez.

    #sicoobcoopercitrus.

    Responder

Deixe uma resposta