Objetivo é proporcionar informações relevantes ao cooperado agropecuarista.  

Os resultados alcançados pelo Market Club desde abril de 2018, quando foi lançado, devem alcançar níveis mais altos a partir deste ano. Isso ocorrerá não só em razão do aperfeiçoamento das atuais quatro frentes de vantagens para os cooperados (*), mas também da criação do Market Club Conhecimento, destinado inicialmente a beneficiar os associados da Credicitrus que atuam na agropecuária. O objetivo é proporcionar-lhes informações que contribuam para tornar suas atividades mais competitivas.

Para inaugurar essa inovação, a Cooperativa firmou parceria com o professor, consultor e empresário Marcos Fava Neves, também cooperado, um dos mais respeitados e requisitados estudiosos do agronegócio brasileiro, com forte atuação nas áreas de planejamento estratégico e análise de conjuntura. Ele responderá pela geração e disseminação de conhecimento relevante para o produtor rural em vários formatos: artigos exclusivos; vídeos (um a dois por semana); realização de quatro webminars (seminários via internet); e palestras a serem proferidas em cidades selecionadas. Além disso, apoiará o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da Cooperativa em suas estratégias voltadas para o setor agropecuário.

IMG_8801

(Marcos Fava Neves)

Marcos Fava Neves, que neste ano completa 50 anos, tem um vasto currículo na área acadêmica, na qual, segundo sua própria definição, seu legado é “formar gente, desenvolver talentos”. É engenheiro agrônomo graduado pela ESALQ-USP, com doutorado pela Universidade de Wageningen, na Holanda, concluído em 1999. Desde 1996, reside em Ribeirão Preto, SP, onde leciona no curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Também é professor de Administração na Fundação Getúlio Vargas e, desde 2013, professor convidado da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, onde também estudou e para onde viaja duas vezes por ano. É autor ou coautor de mais de 50 livros, publicados em mais de 10 países, e contabiliza 1.050 palestras proferidas até o final de 2018, das quais 260 em 22 países.

Na área empresarial, fundou em 2004 a Markestrat (cujo nome é derivado da união das palavras Marketing e Estratégia), organização de projetos e pesquisa instalada em Ribeirão Preto e em São Paulo. Com oito sócios e 50 funcionários, é hoje uma das principais empresas de apoio ao setor agro no país. Adicionalmente, criou e dirige três startups, uma dedicada à gestão de custos de produção em fazenda, outra de difusão de conhecimento nas novas mídias e um portal de compras para o produtor rural.

Para completar, em razão do conhecimento e da experiência que detém, Marcos Fava Neves tem dado suporte às áreas política e pública em diferentes esferas. Apoiou a equipe de transição da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, após a indicação de seu atual titular, Gustavo Junqueira, e foi um dos nomes cogitados para assumir o Ministério da Agricultura no governo Bolsonaro.

Programa começa agora

Fava Neves pondera que, na atual sociedade digital, “twitterizada”, poucos têm paciência para assistir a aulas ou palestras longas. Ao mesmo tempo, a tendência é que cada um busque adquirir conhecimento utilizando seus próprios meios – computador ou smartphone – nos horários de sua preferência. Acentua que, nesse mundo de interesses pulverizados, em que tudo se faz em alta velocidade, é necessário inovar, “entrar no celular de cada um”. Assim, o Market Club Conhecimento foi criado para proporcionar ao cooperado conhecimento relevante de maneira inovadora.

Fava Neves não esconde sua satisfação com essa iniciativa da Credicitrus: “A ideia do Market Club é inédita. Não tenho conhecimento de que qualquer outra cooperativa tenha pensado em algo similar”. E explica que a geração e disseminação de informações por essa nova frente baseia-se em um tripé: agro (englobando casos legais, análise de conjuntura, fatores que merecem atenção, cenários de produtos específicos, entre outros temas); empresarial (conteúdos sobre gestão, boas práticas, avanços tecnológicos, etc.); e pessoal (comportamento, qualidade de vida).

Um dos primeiros artigos que escreverá versará sobre inovação, com foco tanto empresarial quanto pessoal. Ao longo do tempo, também colherá informações em diferentes situações, incluindo impressões internacionais como, por exemplo, visitas a supermercados em suas frequentes viagens ao exterior.

Fava Neves conclui: “As possibilidades de expansão do modelo de negócio cooperativo são infinitas. Da mesma forma, o próprio Market Club Conhecimento, que está sendo lançado agora, pode ter muitos desdobramentos futuros em áreas como as de pesquisa, viagens técnicas e cursos, dentre muitas outras”.

………………………………………………………………………………………………………………………….

(*) As quatro frentes citadas, exclusivas para os cooperados, são:

Crédito Rápido – financiamento de compras ou serviços contratados diretamente no estabelecimento associado (loja, clínica, escritório de projeto, empresa de consultoria, etc.), sem necessidade de o cooperado dirigir-se a uma agência da Cooperativa;

Portal de Negócios – descontos exclusivos negociados com empresas cooperadas para a compra de bens como automóveis e utilitários, entre outros, sendo que pelo menos 30% do valor de aquisição deverá ser financiado;

Benefícios – descontos em mais de 15 mil pontos de venda no Brasil e no exterior para compras com o cartão Sicoobcard;

Convênios – parcerias com empresas cooperadas, como redes de lojas de varejo, por exemplo, oferecendo descontos para compras pagas com o cartão Sicoobcard.

Escrito por sicoobcredicitrus

2 comentários

  1. Marcos Fava Neves é um craque! Não poderia haver parceria melhor. Parabéns à Credicitrus e à sua equipe, essa parceria com certeza produzirá frutos excelentes para os produtores rurais cooperados.

    Responder

  2. Grande professor! Ótimo espaço, ótima ideia”!
    Abraços,
    Ibiapaba

    Responder

Deixe uma resposta