Empreender pode ser uma tarefa árdua para quem está começando a cogitar a montar seu primeiro negócio. Afinal, são diversas questões, dúvidas e receios que surgem nesse momento e o empreendedor novato precisa saber lidar com todas elas com maestria, para que os resultados apareçam e o novo negócio se torne bem-sucedido.

Uma ótima opção para quem está nesse momento é aprender com os melhores. Então, confira agora 6 lições de empreendedorismo com os gigantes e veja o que você precisa incorporar em sua vida para conquistar o sucesso.

1. Uma das principais lições de Steve Jobs: ame o que você faz

Workaholic? Exigente? Persistente? Muitas dessas palavras definiam sim um pouco da personalidade de Steve Jobs, o fundador da Apple. Mas muito disso era derivado de um fato essencial: ele amava o que fazia. E o amor e a dedicação colocados em seu trabalho foram os responsáveis por tornar a Apple uma das maiores empresas do mundo, tanto em faturamento quanto em valor de mercado.

Tanto que ele foi demitido da Apple e foi chamado para retornar depois para tirá-la da falência e aceitou, pois faria de tudo para fazê-la prosperar. Com isso, ele conseguiu fazer não só o seu legado, mas conduzir a empresa a ser um dos principais nomes do ramo de tecnologia.

2. Outra lição valiosa de Steve Jobs: entenda seu público

Por que a Apple consegue vender seus produtos facilmente, mesmo que o valor deles seja mais elevado em comparação com concorrentes que vendem aparelhos similares? Porque Jobs entendeu um conceito fundamental para o empreendedorismo: escute o que seu público tem a falar e ofereça não só o que eles querem, mas o que eles precisam e supere as expectativas deles.

Por exemplo, o lançamento do iPod foi um sucesso porque Jobs entendia duas necessidades do seu público: eles queriam um dispositivo tipo Walkman, que permitisse eles ouvirem as músicas em formato MP3 em qualquer lugar e não só isso: queriam um design bonito também. Esse sempre foi um grande diferencial da Apple e foi o que a conduziu a se tornar uma lovemark — isso tudo graças a essa visão estratégica de Steve Jobs.

3. Uma lição de Bill Gates: deixe de lado o modo binário de pensar

Bill Gates foi considerado o homem mais rico do mundo por 18 vezes nos últimos 22 anos. Aprender uma lição com um dos maiores é fundamental para que você possa se tornar um empreendedor de sucesso.

Uma das lições mais valiosas é que você não tem que pensar de forma binária, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Por exemplo, você não tem que pensar se vai pelo caminho A ou B, se vai optar por uma solução ou por outra oposta para sua empresa — por que não ambos os caminhos? Ou, em alguns casos, uma terceira via?

Ainda podemos fazer outra analogia: se você tem o caminho preto ou branco para seguir, por que não mesclar um pouco dos dois e utilizar uma solução em tons de cinza? Gates demonstrou isso ao investir em lucratividade para sua empresa e também investir em responsabilidade social.

Fez isso também ao criar um modelo de empresa que privilegia pessoas e processos. Essa visão mais abrangente de mundo permitiu que ele construísse um império da tecnologia com a Microsoft.

4. Outra lição importante de Bill Gates: acredite em si mesmo

Você tem um sonho que pode parecer impossível em um primeiro momento? Então não deixe de acreditar nele e torne-o sua missão de vida. Bill Gates costumava dizer, enquanto estava em Harvard, que se tornaria milionário até os 30 anos. E lutou por isso.

E deu certo: aos 31 anos, Bill Gates não só era milionário, como já tinha conseguido ultrapassar a casa do bilhão nessa idade.

5. Uma lição de Fred Smith: acredite em ideias arrojadas e ousadas

Muitos empreendedores têm medo de investir em suas ideias, por acreditarem que são ousadas demais para o mercado e ficam receosos de perderem seus investimentos. Não estamos falando aqui em ser inconsequente, mas, com uma boa estruturação, por que não investir naquilo que não é usual?

Essa é talvez uma das maiores lições de Fred Smith, o empreendedor responsável pela criação da FedEx, a gigante do mercado de entregas expressas nos Estados Unidos. Após voltar como Fuzileiro Naval da Guerra do Vietnã, ele quis implementar a logística militar na vida civil, aplicando-a no mercado de entregas expressas.

Com isso, ele adquiriu uma companhia de manutenção de aeronaves, mudando o foco do negócio recém-adquirido para comércio de aviões usados. Com a construção de uma boa frota, conseguiu direcionar os US$ 4 milhões que ganhou de herança e mais US$ 91 milhões para abrir seu próprio negócio: a Federal Express.

Era uma ideia ousada, mas que deu certo e ele trabalhou bastante para conseguir torná-la realidade.

6. Outra lição de Fred Smith: não desista diante das adversidades

Você consegue imaginar essa gigante do mercado, com mais de 40 anos de existência, quase quebrando? Foi o que aconteceu logo em seu início, enfrentando duas crises pesadas, como a do petróleo em 1973 e a perda de capital devido a investimentos feitos de forma desproporcional no setor de publicidade, uma área que Smith considerava estratégica naquele momento.

Porém, ele não desistiu de seu sonho e deu o sangue para manter a empresa de pé, recorrendo a empréstimos e negociações com as instituições financeiras. Além disso, em um momento de dificuldade, decidiu abrir o leque de serviços da empresa para conquistar um público maior, realizando desde transporte de documentos até a condução de órgãos e sangue entre hospitais.

Essa resiliência e persistência fizeram com que a empresa não só se mantivesse de pé, mas também ajudaram no seu crescimento. Afinal, a abertura de serviços também conseguiu fazer com que a FedEx ampliasse seu público, sendo uma das principais escolhidas para o transporte de qualquer tipo de carga nos Estados Unidos.

Aprender lições de empreendedorismo com os gigantes pode ser uma oportunidade excelente para seu crescimento pessoal e profissional. Muitas das dicas podem ser simples, mas implementá-las pode ser o responsável por tornar seu crescimento real e conquistar o sucesso do seu negócio.

Gostou da leitura e quer mais dicas essenciais para seu negócio? Então siga nosso perfil no Facebook e no Instagram e acompanhe nossas dicas diretamente em seu feed de notícias!

Escrito por sicoobcredicitrus

2 comentários

  1. Heloisa Silva Pereira 25 de junho de 2019 às 14:11

    Ótimo incentivo!!!!

    Responder

  2. jose carlos Gonçalves 26 de junho de 2019 às 12:33

    Essas dicas, sao fundamentais para se obter o sucesso pretendido…

    Responder

Deixe uma resposta