Muitas pessoas têm o desejo ou a necessidade de realizar procedimentos cirúrgicos, nas mais diferentes áreas, mas encontram grandes dificuldades quanto a isso. Afinal, intervenções dessa natureza são custosas e, muitas vezes, podem ser inviáveis sem um planejamento preciso a longo prazo.

O financiamento para cirurgia é uma linha de crédito que tem por objetivo viabilizar procedimentos médicos cirúrgicos para aqueles que desejam realizar um procedimento dessa natureza. Há algumas opções, como a contratação de uma linha de crédito específica para esse fim ou, então, a aquisição de créditos pessoais. Pode-se até mesmo optar pela plataforma Market Club Crédito Rápido ou pelos consórcios serviços.

Você já ouviu falar nessas possibilidades? Tem interesse nesse tema? Tire suas dúvidas em nosso artigo.

Como funciona o financiamento de cirurgias?

Uma das opções mais vantajosas é utilizar uma linha de crédito específica para cirurgias e procedimentos estéticos. Pode ser uma opção para quem deseja ou necessita realizar a cirurgia com certa rapidez.

Nesses casos, o valor orçado com o profissional da área médica pode ser financiado em até 100%, com prazos de pagamento entre 6 e 36 meses. Porém, nesses casos, é necessário passar por aprovação cadastral e de crédito.

Como conseguir um financiamento para cirurgias?

Para saber se é possível liberar o crédito para a realização da cirurgia, é necessário levar o orçamento do procedimento no ato de solicitação do financiamento na unidade de cooperativa de crédito. Por meio disso, o atendente avaliará se, dentro da sua faixa de renda, é possível liberar o valor e quais serão as condições para pagamento, em relação aos prazos e a quantia financiada.

Por isso, é essencial ter toda a documentação em mãos quando for até a cooperativa. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato e conversar com um dos atendentes para saber quais são os itens que não podem faltar para levar no ato de solicitação e prospecção do financiamento do seu procedimento cirúrgico.

Há outras modalidades de financiamento?

A resposta é: sim. Você pode contar, por exemplo, com o crédito pessoal para o pagamento do procedimento. É uma modalidade com juros mais baixos e com uma menor burocracia para obtenção. Isso porque, em alguns casos, há já um determinado crédito pessoal pré-aprovado que pode ser liberado de imediato para o cooperado.

Ele é vantajoso pois não há taxa de abertura de crédito e as parcelas do empréstimo podem ser debitadas diretamente em sua conta corrente, em uma data estabelecida por você junto à cooperativa.

No caso do pré-aprovado, você pode conferir já diretamente no seu aplicativo o limite disponível para contratação e o valor máximo que pode ser pago de parcela, evitando compromete sua renda mensal com dívidas.

O Market Club Crédito Rápido pode ser utilizado para esse fim?

Nesse caso a resposta também é sim. Para quem não conhece, essa é uma plataforma cujo objetivo é conseguir gerar prosperidade e crescimento entre os cooperados da Sicoob Credicitrus e pode ser utilizada de forma inteligente para conseguir melhores condições para a realização da sua cirurgia ou procedimento estético.

No caso que estamos citando, uma clínica ou médicos cooperados da Sicoob Credicitus podem participar como fornecedores do Market Club (o clube de empresas e prestadores de serviços que fazem parte da cooperativa e, por isso, se dispõem a oferecer seu trabalho com descontos e facilidades para os cooperados). Assim, é possível proporcionar aos pacientes que também são cooperados um financiamento do procedimento a ser realizado, já diretamente no consultório ou em sua clínica, por meio do sistema da Sicoob Credicitus.

Assim, ele já pode informar um valor com desconto com vantagens para os cooperados e oferecer a facilidade do financiamento por meio da cooperativa. O pagamento pode ser feito em até 48 vezes e a taxa de juros é reduzida em comparação com outras modalidades.

A parceria, assim, é vantajosa tanto para o cooperado quanto para o médico, que consegue ter o retorno do valor do procedimento de forma rápida e auxilia o paciente na resolução da sua questão.

Como funciona o uso de consórcio de serviços para cirurgias?

Uma outra opção também é o uso do consórcio de serviços com objetivo de custear cirurgias. Ele funciona da seguinte forma: você avalia com o médico o valor que será o procedimento cirúrgico. A partir disso, o próximo passo é entrar em contato com a instituição financeira com a qual realizará a aquisição do consórcio.

Nessa modalidade de consórcio (que está dentro da categoria de serviços), todos os participantes pagam os valores das parcelas durante o período de duração, de acordo com o contrato firmado entre as partes.

O tempo de duração do consórcio é variável, podendo ser entre um e quatro anos. A administradora, durante esse período, é responsável por cuidar dos dinheiros investidos e dos sorteios de cartas de crédito a serem realizados mensalmente.

Os contratantes também podem realizar lances mensais para levar a carta de crédito antes do previsto. Porém, caso não ganhe e não seja sorteado, terá que aguardar o prazo final para conseguir ter acesso ao valor integral.

Um ponto a ser ressaltado é que o consórcio não é como um empréstimo, portanto, não tem juros. Porém, é paga uma taxa para a administradora, pela realização do consórcio. Além disso, segundo a legislação, podem ocorrer reajustes anuais, segundo índices de mercado, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Também é importante ressaltar que, mesmo que você seja sorteado com a carta de crédito no início do consórcio, deverá continuar pagando as parcelas até o final do prazo estabelecido em contrato.

É uma opção interessante, mas que não é vantajosa para aqueles que tenham necessidade de realizar o procedimento rapidamente, já que depende do término do pagamento do consórcio, do sorteio ou de ganhar o lance em leilão para obter a carta de crédito.

Assim, a escolha do melhor tipo de financiamento dependerá das suas necessidades e da urgência para a cirurgia. Tanto o consórcio de cirurgia quanto o empréstimo são opções bem interessantes, de acordo com o seu perfil financeiro.

Quer mais dicas interessantes da área financeira que podem auxiliar sua vida pessoal nesse aspecto? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta