Ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitas pessoas. Depois de abrir a própria empresa e conseguir se estabilizar no mercado, é importante começar a planejar o próximo passo: a expansão dos negócios!

Não pense que é cedo para começar os primeiros esforços, afinal, são muitos detalhes a serem resolvidos até que essa etapa seja finalizada. Então, quanto antes os planos forem colocados no papel, melhor e mais rápido eles serão executados.

Se você pretende crescer seu empreendimento, seja neste ano ou nos próximos, confira quais são os fatores fundamentais que devem nortear suas ações e comece a planejar a sua expansão agora mesmo!

1. Avalie a situação atual do mercado

O primeiro passo é entender como está o mercado no qual a sua empresa está inserida. Consulte as pesquisas mais recentes da área e as projeções, principalmente econômicas, que os mais renomados especialistas no assunto estão abordando.

Por mais que o seu negócio tenha plenas condições de atender a uma demanda maior, é preciso saber se o mercado está preparado para absorver seu novo volume de entregas. Esse passo ajudará a encontrar o momento mais propício para investir no seu crescimento.

De uma forma geral, a economia do país vem apresentando resultados melhores e indica que o pior em relação à crise financeira já passou. Portanto, essa é uma hora bastante oportuna para a maioria dos setores.

2. Pesquise sobre as oportunidades que podem surgir

Ainda pensando sobre o mercado, é preciso estar atento às tendências que ele apresenta. Os consumidores estão o tempo todo buscando novidades, o que faz com que as empresas precisem apresentar inovações constantemente para não perderem a clientela.

A participação em feiras e fóruns do setor pode contribuir com muitas ideias interessantes. Neles os principais fornecedores da área aproveitam o grande volume de pessoas para exibir seus novos produtos e serviços, além de apresentarem novas tecnologias e melhorias em processos produtivos.

Mesmo que não seja possível incorporar todas as novidades ao seu negócio nesse momento, é fundamental acompanhar o que tem sido desenvolvido para entender os caminhos que podem gerar melhores resultados futuros.

Outro ponto importante é que esse olhar para o que está por vir faz com que você consiga se preparar melhor para o surgimento de cada oportunidade, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional e logístico.

3. Faça um levantamento sobre o investimento necessário

Depois de entender quais são as principais tendências do mercado, é preciso se preparar para as mudanças que estão por vir. Nesse sentido, o levantamento dos custos de um projeto de expansão dos negócios é crucial para o sucesso da empreitada.

Não adianta pensar que tudo será igual ao que foi quando a primeira unidade foi inaugurada. Pode ser que seja mais fácil, mas também pode ser que seja mais difícil. É necessário avaliar o cenário atual com cuidado, verificando cada detalhe.

Requisitos como equipamentos, infraestrutura, mão de obra e locações devem ser mensurados da forma mais sensata possível. Não se esqueça de prever uma margem para diferenças e imprevistos. Garanta que o valor levantado seja suficiente para sustentar a expansão durante os primeiros meses e conte com uma linha de crédito para arcar com o capital de giro, caso necessário.

4. Encontre o modelo de expansão mais adequado

A expansão de uma empresa pode ser feita de diversas formas. Cada uma delas tem características específicas que atendem a necessidades diferentes. Inclusive, elas podem ser combinadas, sempre de acordo com a maturidade do negócio e os objetivos traçados no planejamento estratégico.

Vamos abordar as mais comuns a seguir. Veja.

Abrir uma unidade própria (filial)

A abertura de uma nova unidade, ou filial, é um modelo muito utilizado. Nele, o empresário pode replicar o que foi feito na primeira unidade, considerando possíveis diferenças de localidade e público.

Abrir uma franquia da sua marca

O modelo de franquia requer um investimento maior na estruturação dos processos da empresa, já que, junto da marca, o franqueador deve fornecer a padronização dos procedimentos operacionais, entre outras coisas.

Ampliar sua presença na internet

Por fim, uma saída muito utilizada é investir na ampliação da presença da empresa na internet. Isso pode ser feito por meio de um e-commerce, atuação ativa e frequente nas redes sociais, uso de aplicativo para celular e entrega de conteúdos relevantes em um blog.

5. Deixe a empresa preparada para a expansão

Até aqui, todas as ações estavam voltadas para o planejamento. Agora, é o momento de começar a colocar as coisas em prática. A definição dos modelos de expansão dos negócios escolhidos guiará todos os passos a partir desse ponto.

Caso a escolha tenha sido a criação de uma nova filial, é preciso encontrar um local adequado, adquirir os equipamentos e insumos necessários, contratar novos funcionários e tomar uma série de medidas até que tudo fique pronto.

Da mesma forma, se a opção for por abrir franquias, o gestor precisará de uma consultoria na área, estruturar e otimizar seus processos, criar uma documentação específica, entre outras providências.

Por outro lado, se a empresa deseja captar novos clientes pelos meios digitais, os investimentos devem ser voltados para a logística, melhorias tecnológicas, aumento na atuação da equipe de marketing etc.

6. Prepare-se como gestor para a expansão

O crescimento da empresa também afeta as demandas do gestor. Afinal, gerenciar uma única unidade é diferente de gerenciar várias, sejam próprias ou franqueadas. Assim como o aumento no volume de vendas influencia na capacidade de gestão. Transações mais robustas requerem conhecimentos mais avançados.

Por isso, como empresário, é fundamental que você se prepare, principalmente mediante dois aspectos. O primeiro é o técnico. Faça cursos, busque uma mentoria, especialize-se em gestão e esteja instruído para saber lidar com os novos desafios que virão.

O segundo é o psicológico. Você deve estar pronto para enfrentar problemas maiores e mais graves, para ser responsável por mais pessoas e para conseguir desfrutar de todas essas conquistas.

Como você pôde notar, a expansão dos negócios é algo que demanda dedicação e muito planejamento. Entretanto, seguindo essas 6 considerações que trouxemos neste artigo, você conseguirá alcançar um crescimento mais sustentável e melhor direcionado para a sua empresa. Então, comece ainda hoje a pensar no que deseja para o seu futuro!

Gostou das dicas? Então aproveite para seguir a nossa página no Facebook e o nosso canal no YouTube! Assim você terá acesso a mais informações e novidades acerca do assunto.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe uma resposta