Há diversos passos para conseguir chegar a uma escolha acertada de uma cooperativa de crédito. Primeiro, você precisa compreender qual é o tipo de serviço que é prestado, conhecendo mais sobre suas diferenças em relação às instituições financeiras tradicionais.

Depois você passa a observar quais são as principais cooperativas existentes no mercado e que podem ser uma opção para você se associar. Porém, como definir qual delas é a melhor opção?

É aí que o artigo que apresentamos a você agora se torna essencial. É importante saber quais são os critérios que mostram como escolher uma cooperativa de crédito para se tornar sócio e usufruir dos principais benefícios da adesão a essa modalidade de instituição financeira. Continue a leitura para conferir.

Experiência da cooperativa de crédito no mercado

Quanto maior a experiência e solidez da cooperativa de crédito no mercado, melhor. Afinal, como falamos anteriormente, é essencial fazer parte de uma sociedade que tenha tendência a trazer os melhores resultados para você, não é mesmo?

Lembre-se sempre de que, como o próprio nome sugere, a ideia da cooperativa é a de cooperação entre os membros. Assim, quanto maior for o sucesso dela, melhor será o sucesso de todos.

Resultados positivos da cooperativa no mercado

Quanto melhores forem os resultados da cooperativa, melhor será para o cooperado. Em primeiro lugar, é essencial porque, como você é sócio da cooperativa, é o seu negócio que estará alavancando, permitindo que você consiga melhores resultados.

Outro ponto importante é que as cooperativas são organizações sem fins lucrativos, ou seja, o intuito não é gerar lucro. Com isso, parte dos resultados apurados são distribuídos anualmente aos cooperados. Ou seja, quanto mais a cooperativa prosperar, maiores as sobras e, consequentemente, um valor maior retorna para você no final do ano.

Serviços financeiros oferecidos

Quanto maior a diversidade de serviços financeiros, melhor você será atendido pela cooperativa de crédito. Quando há um portfólio de produtos e serviços completo, você não precisa de uma segunda opção (como os bancos tradicionais) para realizar as atividades que necessita em seu negócio.

Por exemplo, se a cooperativa oferece crédito estudantil, você não precisa contar com uma empresa tradicional para realizar esse tipo de financiamento. Isso auxilia não só na economia de tempo, já que você poderá resolver tudo no mesmo lugar, mas também uma redução de gastos, já que, em muitas cooperativas, você não precisará pagar tarifa de manutenção de conta como em uma instituição financeira tradicional.

Qualidade do atendimento

Toda pessoa deseja ser bem atendida em todos os momentos, não é mesmo? Presteza, cordialidade e simpatia são fundamentais em qualquer área e no setor financeiro não é diferente.

Por isso, pesquise quais são as cooperativas que prestam o melhor atendimento, nas quais as pessoas se sintam satisfeitas nas mais diferentes formas, tais como:

  • capacidade de resolução rápida do problema;
  • se as soluções são, de fato, o melhor para o perfil da pessoa;
  • se o atendimento é realizado em um tempo hábil, sem prejudicar a rotina do cliente;
  • se o atendimento gera a sensação de querer retornar posteriormente, fidelizando o cooperado.

Ninguém quer participar de uma instituição com um atendimento frio, impessoal e que foca essencialmente em lucro para um pequeno grupo de acionistas, não é mesmo? Por isso, contar com uma cooperativa de crédito muda esse paradigma. Você será visto como um parceiro, um membro da sociedade e não apenas um cliente para o qual se oferece serviços e produtos que, muitas vezes, não são atrativos.

Leia sobre as cooperativas que esteja prospectando, verifique se há reclamações ou elogios sobre o atendimento. Também é importante ver se elas estão entre as melhores empresas para trabalhar, avaliando se é um ambiente saudável para os próprios trabalhadores.

Capacitação dos cooperados

Uma cooperativa tem por objetivo não só facilitar as transações financeiras dos seus cooperados: também auxilia no crescimento pessoal e profissional deles. Quanto mais as pessoas estiverem capacitadas, maior poderá ser seu sucesso financeiro.

A Credicitrus, por exemplo, possui um programa voltado para cooperados Pessoas Jurídicas, a fim de capacitar essas pessoas para terem melhores resultados em suas vidas profissionais.

Assim, os cooperados crescem junto com a cooperativa, transformando não só ela em uma unidade mais sólida, mas também para que seus membros possam ser mais bem-sucedidos. Afinal, como o próprio nome sugere, a ideia é a cooperação mútua, de forma que todos saiam ganhando!

Reputação da cooperativa no mercado

Como falamos, ao entrar em uma cooperativa, você se torna sócio. Isso significa que você é um dos “proprietários” dela. Por isso, é importante que você pesquise quais são as instituições que tenham maior solidez, para que possa fazer parte de um negócio próspero.

Todos querem participar de uma sociedade que pode gerar os melhores resultados a longo prazo, não é mesmo? Então é importante encontrar uma cooperativa que tenha uma boa reputação no mercado e consistência de bons resultados financeiros.

Saber como escolher uma cooperativa de crédito pode parecer algo simples, mas envolve uma série de fatores. Por isso, é essencial saber o que observar e como observar, para realizar a melhor escolha.

Agora que você já avaliou todos esses pontos, que tal conhecer o trabalho da Credicitus? Uma das mais tradicionais cooperativas de crédito existentes, sendo a maior do país. Você poderá contar com a segurança financeira de uma instituição de confiança e garantir que suas transações serão facilitadas, com menores taxas e fazendo parte de uma cooperativa que valoriza e incentiva o associado, algo fundamental para uma cooperativa de crédito de sucesso.

Quer saber mais sobre nossos serviços e as vantagens da Credicitus? Entre em contato e converse com um de nossos atendentes!

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *