Vender a prazo facilita o acesso a muitos clientes, seja qual for o segmento de atuação. Nesse caso, a emissão de cheques pré-datados ou de duplicatas torna-se comum.

Por sua vez, a empresa pode precisar de capital de giro e, desse modo, teria que dispor de um meio de transformar aqueles títulos em dinheiro. Para esse fim existe a operação chamada desconto de títulos, oferecida por algumas instituições financeiras como as cooperativas de crédito e os bancos.

Continue a leitura e entenda como funciona esse serviço.

O que é o desconto de títulos?

Títulos são documentos que refletem a promessa de restituição de um determinado valor financeiro. As duplicatas e os cheques pré-datados são exemplos bem comuns nas transações comerciais e podem fazer parte da rotina de qualquer empresa.

Dessa forma, se um cliente (pessoa ou empresa) emite um título com uma data de vencimento futura, você poderá transformar aquele título em dinheiro antecipadamente.

Como funciona?

Você tem, por exemplo, os títulos de vendas ou serviços realizados para recebimento a prazo. No entanto, em um dado momento, você necessita de capital de giro para os seus negócios, recursos de demanda imediata.

Para resolver essa necessidade de provisão, uma maneira prática é procurar sua instituição financeira para que ela fique com os títulos e pague a você o valor respectivo. Esse valor que será pago é um pouco menor que o montante dos títulos, pois há um custo chamado de taxa de desconto.

A taxa de desconto, por sua vez, corresponde aos juros referentes ao período entre a data do desconto (o dia em que você recebe o dinheiro) e o vencimento do título. Cada instituição calcula a taxa que utilizará na negociação.

Além dessa taxa, incide também imposto sobre operações financeiras (IOF) e uma taxa administrativa que os bancos costumeiramente cobram. Esses valores variam entre as instituições que operam o desconto de títulos.

Parece um empréstimo, mas não é, sobretudo porque a garantia do crédito é um título de outra pessoa. De maneira geral, os recursos correspondentes são depositados em até dois dias úteis na conta da empresa que está negociando o título. Esse é outro aspecto que também varia entre as instituições financeiras que fornecem o serviço.

Por sua vez, existe ainda o direito de regresso da instituição financeira. Trata-se do seguinte: se o título não for pago na data, você deverá restituir o valor recebido à instituição que o descontou para você.

Isso significa que sua relação com a instituição financeira não termina com a disponibilização do valor negociado. E, sim, com o desconto dos títulos na data de seu vencimento.

Quais as vantagens?

O desconto de títulos é mais uma porta aberta para a empresa poder dispor do recurso que gerou, mas ainda não recebeu. É uma maneira simples e rápida de obter o dinheiro e manter o fluxo de caixa.

Assim, veja as principais vantagens da operação.

Disponibilidade de capital de giro

Nas atividades empresariais, há sempre necessidade de capital de giro para fazer os negócios andarem. O desconto de títulos viabiliza esses recursos a partir do resultado das vendas realizadas a prazo.

Maior poder de negociação

Pagamentos à vista sempre trazem vantagens para o comprador e, podendo dispor de recursos, o poder de barganha aumenta. Desse modo, você fica com uma margem de manobra maior nas negociações com seus fornecedores, por exemplo.

Menores taxas de juros

A taxa de desconto correspondente aos juros e aplicada aos títulos em desconto pela instituição financeira costumam ser bem menores que os juros utilizados na concessão de empréstimos. Assim, o desconto de títulos pode ser uma alternativa melhor.

Conheça as melhores alternativas

Quando você opera com cooperativas de crédito, passa a dispor de uma série de vantagens. Entre elas, estão as taxas envolvidas com as operações e que costumam ser bem menores. Esses valores menores fazem uma boa diferença no final. Além de algumas instituições não cobrarem taxas administrativas.

Dessa forma, para fazer desconto de títulos, procure uma cooperativa de crédito e faça o melhor negócio. Existe uma infinidade de produtos e serviços que uma boa cooperativa de crédito coloca à sua disposição.

Considere uma consulta à Credicitrus e conheça o serviço de desconto de títulos, em que você opera com toda a segurança. Além disso, receba toda a orientação para a melhor solução para suas necessidades.

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa para suas operações de crédito.

Escrito por sicoobcredicitrus

1 comentário

  1. Muito legal…
    O pequeno e médio empreendedor necessita ( e muito) deste tipo de apoio e orientação para a melhor gestão do seu negócio.
    Parabéns a todos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *