Seminário SustentaHabilidades reuniu lideranças de 65 instituições sociais, com o objetivo de incentivar o Empreendedorismo Social e o trabalho em rede.

IMG-20191029-WA0002

Empreender dentro do terceiro setor significa gerar renda, promover autonomia e transformar realidades não só para instituições sociais, mas também para a comunidade. Com objetivo de capacitar líderes de instituições e fomentar o empreendedorismo dentro de organizações sociais, a Credicitrus e a Coopercitrus, através da Ação Social Cooperada, em parceria com o Instituto SEB e a Mentoria Social de Ribeirão Preto, SP realizaram, nos dias 29 e 30 de outubro, o Seminário SustentaHabilidades – Inovação, Empreendedorismo e Transformação.

FB_IMG_1572436772793

Durante dois dias intensos, diversas palestras, debates e painéis foram apresentados com objetivo de capacitar Organizações Sociais (OS) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) dos Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, sobre os projetos de geração de renda e iniciativas que promovam a sustentabilidade organizacional das instituições. Dentre os temas, legislação, finanças, comunicação, sustentabilidade, mobilização social e motivação – assuntos atuais e importantes para a construção de um negócio social, além de diversos painéis com cases de sucesso.

FB_IMG_1572436747288

(Marcos Lourenço Santin – presidente do Conselho de Administração da Credicitrus)

“Um dever que cumprimos com honra.” É o que afirma o presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, Marcos Lourenço Santin: “Além de todo o apoio aos associados e da economia e prosperidade que tem gerado para cada um, mantemos nosso olhar muito atento às comunidades nas quais estamos presentes, principalmente suas camadas mais carentes e menos assistidas pelos poderes públicos. Uma forma de apoio valiosa que podemos oferecer é criar oportunidades para que os dirigentes das nossas instituições parceiras adquiram novos conhecimentos e aprimorem sua capacidade de gestão. Desse modo, serão mais eficientes na sua atuação e mais sustentáveis ao longo do tempo. O Seminário SustentaHabilidades está perfeitamente em linha com essa visão e representa, além disso, mais uma vitória do modelo de negócios cooperativo”, enfatiza.

FB_IMG_1572436750619

(Jair Guessi – conselheiro consultivo da Coopercitrus e membro do Conselho Gestor da Ação Social Cooperada)

O conselheiro consultivo da Coopercitrus e membro do Conselho Gestor da Ação Social Cooperada, Jair Guessi, afirma que esta foi uma oportunidade ímpar: “Foi uma troca de informações e conhecimento do dia a dia sobre os mais diversos temas que permeiam as atividades do terceiro setor. Os conteúdos preparados, principalmente, nas questões de gestão de pessoas e jurídica foram sem dúvidas muito esclarecedores. É assim, capacitando e desenvolvendo o conhecimento e as habilidades, que as instituições oferecerão mais e mais oportunidades para os assistidos. Por isso, a Coopercitrus e a Credicitrus sempre baseadas nos princípios do cooperativismo fomentarão o crescimento sustentável das instituições”.

IMG-20191029-WA0022

(José Luiz do Carmo – Gestor Executivo do Instituto SEB)

José Luiz do Carmo, gestor executivo do Instituto SEB, falou sobre a profissionalização que o evento promoveu: “A proposta do evento vai ao encontro do propósito do Instituto SEB, de formar para potencializar as ações realizadas nas instituições sociais para que deem o melhor de si em suas comunidades”.

FB_IMG_1572436762691

(Danilo Tiisel – advogado especializado em Terceiro Setor)

O advogado especializado em Terceiro Setor, Danilo Tiisel, ministrou palestra sobre “Parâmetros Legais”, apresentando um panorama sobre a importância de as instituições conhecerem e seguirem as normas para terem seu trabalho realizado com qualidade. “Esta é uma excelente oportunidade para discutirmos diferentes aspectos do empreendedorismo social e da sustentabilidade econômica das organizações sem fins lucrativos e negócios de impacto social”, pontuou.

IMG_9796.JPG

(Adriana Silva – Cientista da Cultura)

Adriana Silva, cientista da cultura responsável pela palestra 6 Passos da Cidade Humana, valorizou a oportunidade de troca de experiências: “Essa é uma oportunidade de troca para permitir que as instituições deem vários passos à frente, contando com as vivências de outras instituições, o que fortalece os vínculos do setor”.

IMG_9903.JPG

(Roger Koeppl – Fundador da Yougreen)

Para Roger Koeppl, fundador da Yougreen – Cooperativa de gestão integrada de resíduos recicláveis, “é fundamental ter oportunidades de profissionalização do terceiro setor para aproximar a gente da visão da sustentabilidade que não é só ambiental, permitindo que outros ramos sejam discutidos para agregar conhecimento real às instituições”.  Roger apresentou uma palestra sobre o tema “Economia Compartilhada”, inspirando os participantes a trabalharem dentro de seu propósito, com foco em profissionalização e visão de mercado.

FB_IMG_1572436787033

O seminário foi realizado nas dependências do Instituto SEB, reunindo representantes de 65 instituições da sociedade civil cadastradas na Ação Social Cooperada Credicitrus Coopercitrus e participantes da Mentoria Social.

FB_IMG_1573129531764

(Juliano Alves – Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI))

O encerramento do evento foi marcado pela palestra do para-atleta Juliano Alves, atendido da instituição parceira, a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI). Ele falou sobre o tema “Superar e Vencer Todos os Dias”, completando o clima de integração, motivação e solidariedade. “Esse é um marco do bem. Ter participado e compartilhado minha vivência com essas pessoas é muito gratificante e reafirma a nossa capacidade de realizar sonhos, como o meu sonho quando fui atendido pela AMEI”, finaliza.

 

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *