Cooperativas, em geral, constituem uma excelente maneira de fazer valer a máxima universal de que “a união faz a força”. Para ser associado de uma cooperativa de crédito e usufruir de todas as vantagens disponíveis, é muito fácil. Antes, só é preciso conhecer melhor esse sistema e tomar algumas iniciativas para se associar.

Assim, leve em conta que em uma cooperativa você poderá dispor de diversos benefícios. Nesse sentido, considere a abertura de uma conta, cartões de crédito, financiamentos, aplicações, enfim, o que você precisar, mas com mais vantagens.

Continue a leitura e entenda o que é necessário para ser um associado de cooperativa de crédito.

O que é uma cooperativa de crédito?

Segundo o Banco Central do Brasil, uma cooperativa de crédito é, antes de tudo, uma instituição financeira regida pelas Leis n. 4.595/1964 e n. 5.764/1971, assim como pela Lei Complementar n. 130/2009. Trata-se de uma associação de pessoas com o fim de prestar serviços financeiros exclusivamente aos associados.

Esses, por sua vez, são chamados de cooperados e, ao mesmo tempo em que são usuários da cooperativa, também são os seus coproprietários. Dessa forma, podem participar das decisões da organização e usufruir de seus produtos e serviços.

Uma das principais características de uma cooperativa é que ela não tem fins lucrativos. Como resultado, os serviços prestados como, por exemplo, empréstimos e financiamentos, podem ser bem mais baratos que aqueles oferecidos pelos bancos.

Os cooperados ingressam voluntariamente, isto é, associam-se quando desejarem. A partir daí, podem fazer suas movimentações financeiras por meio da cooperativa.

A principal forma de participação como cooperado nas decisões da organização é por meio das assembleias, que ocorrem todos os anos. Nessas reuniões, são discutidos e decididos assuntos como:

  • a prestação de contas do exercício anterior;
  • a forma como serão destinadas as sobras;
  • a eleição dentre os sócios para os conselho de administração e fiscal, quando for o tempo;

Quais as vantagens de ser cooperado?

Como se pode esperar, as vantagens são significativas para os donos da instituição. Assim, as facilidades para a obtenção dos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa constituem um grande benefício para os sócios.

Do mesmo modo, os custos menores que aqueles costumeiramente cobrados pelos mesmos serviços e produtos financeiros representam outra grande vantagem da cooperativa. Na verdade, taxas menores fazem uma grande diferença, principalmente na hora de se obter um empréstimo pessoal ou de se conseguir um financiamento.

Além disso, considere que, quando você utiliza o cartão de crédito do seu banco ou abre uma poupança, o banco se beneficia, pois você paga por esse serviço. Por sua vez, sempre que um associado qualquer faz uso da cooperativa, toda a comunidade cooperada se beneficia.

Outra vantagem de ser associado a uma cooperativa de crédito é a proteção existente para o seu dinheiro aplicado na instituição. Depósitos em conta corrente, poupança, e investimento em RDC e LCA têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Esse fundo foi criado para isso e faz parte de uma ampla rede de proteção aos sistemas financeiros no país. Além disso, as cooperativas de crédito são acompanhadas pelo Banco Central do Brasil. Desse modo, proteção e segurança são parte da rotina de uma cooperativa.

Como escolher a sua cooperativa?

Para escolher a instituição na qual pretende se associar, faça uma boa verificação no respectivo Estatuto Social e conheça um pouco mais da cooperativa. Considere ainda se a organização escolhida faz parte de um robusto sistema de cooperativas bem estabilizado no segmento, o que é ainda melhor para sua garantia.

Em seguida, pode já pensar em preparar sua documentação pessoal para efetivar sua associação. Os passos seguintes são bem simples e fáceis de serem providenciados.

O que é necessário para se associar?

O cooperativismo é fruto dos esforços conjuntos de todos. Assim, como associado, você deve investir um determinado valor em cotas de capital que faz de você um dos coproprietários da cooperativa, como sócio de qualquer empresa.

Assim, a partir de um valor mínimo, você terá proporcionalmente a posse de um certo número de cotas da cooperativa. Desse modo, sua associação se concretiza quando é feito o depósito referente às cotas adquiridas, junto à apresentação dos documentos a seguir:

  • documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade (RG), a carteira de motorista (CNH);
  • CPF;
  • comprovante de residência recente, de até dois meses atrás (conta de água, conta de luz);
  • comprovante de renda;
  • se for casado, a certidão de casamento e os documentos (RG e CPF) do cônjuge.

Além disso, algumas cooperativas dispõem de aplicativo (“app”) próprio para associação de novos cooperados que pode ser facilmente baixado para o celular. Com essa facilidade, o processo de associação pode ser totalmente online.

Conhecendo a cooperativa e seu funcionamento, fica fácil tornar-se um associado de cooperativa de crédito e usufruir dos benefícios disponíveis. Desse modo, você e sua família podem dispor das vantagens agora e garantir um futuro mais seguro.

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa para ser um cooperado.

Escrito por sicoobcredicitrus

1 comentário

  1. Paulo Cesar Amorim de Souza 25 de janeiro de 2020 às 18:41

    Eu queria entrar

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *