Ícone do site Blog Sicoob Credicitrus

Coo.nexão Agro terá mais quatro etapas até setembro

O programa Coo.nexão Agro foi criado para proporcionar aos produtores rurais cooperados a oportunidade de conhecer e aplicar tecnologias inovadoras para elevar a produtividade e a eficiência em suas atividades.

Trata-se de uma iniciativa da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Credicitrus, que já teve quatro edições realizadas e terá prosseguimento em 2026 com mais quatro edições, cujas datas serão divulgadas posteriormente:

Jornada em prol do conhecimento

Para explicar aos produtores rurais cooperados os objetivos e o funcionamento desse programa, Michael Feitosa, analista sênior da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa e responsável pela gestão do Coo.nexão Agro, proferiu uma palestra durante a Agrishow 2026. Na ocasião, esclareceu que o programa é dividido em seis etapas, descritas resumidamente a seguir:

1.    Definição de culturas e regiões

O primeiro passo é dedicado a definir quais são as culturas e respectivas regiões em que estas têm maior peso econômico para aplicação inicial das soluções selecionadas.

2.    Mapeamento e seleção de agtechs

Nessa etapa, é feito um amplo levantamento das soluções tecnológicas inovadoras que se mostram mais viáveis e promissoras para aplicação nas propriedades rurais, visando ao aumento da produtividade agrícola das principais culturas e criações a que se dedicam os cooperados.

3.    Definição do perfil de cooperados

É feita, em paralelo, a definição do perfil dos cooperados aos quais, em uma primeira fase, serão apresentadas as soluções selecionadas na etapa 2.

4.    Realização de encontros técnicos

Após as três primeiras etapas, que são preparatórias, são realizados encontros técnicos com formato dinâmico e interativo, para apresentação das novas soluções a grupos de cooperados, convidados a participar em função do interesse e da disposição para aplicar essas ferramentas inovadoras em suas propriedades.

Em cada encontro, após apresentações iniciais a cargo dos dirigentes das agtechs selecionadas, os produtores se organizam em grupos, permanecendo em torno de mesas, enquanto, em sistema de rodízio, os representantes das empresas se deslocaram a cada grupo para dar mais detalhes sobre as respectivas soluções, esclarecer dúvidas e aprofundar o diálogo.

Já foram realizados quatro encontros do gênero: dois sobre a cultura de cana-de-açúcar, reunindo 70 cooperados em Bebedouro (SP) e Ribeirão Preto (SP); um sobre pecuária de corte, reunindo 40 cooperados em São José do Rio Preto (SP); e um sobre o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Araçatuba (SP), em parceria com a Embrapa, a CATI e a Rede ILPF.

5.    Testes e validação das soluções

A etapa seguinte é de aplicação dessas novas ferramentas nas propriedades dos cooperados participantes dos encontros técnicos. Essa etapa, destinada a testar e validar as soluções na prática, é acompanhada de perto pela equipe da Credicitrus.

6.    Implementação das soluções em escala

Finalizando o processo, as soluções testadas e aprovadas na etapa 5 são recomendadas aos demais cooperados, para que sua aplicação ganhe escala, e os benefícios que proporcionem cheguem ao maior número possível de cooperados.

Sair da versão mobile