O primeiro sábado de julho foi designado “Dia da Cooperação” em 1923, pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e, desde então, é celebrado anualmente. Depois de ter sua denominação mudada para “Dia do Cooperativismo”, é desde 1994 o “Dia Internacional do Cooperativismo”, destinado a promover a confraternização de todos os povos em que esse modelo de negócios está presente. No Brasil, tradicionalmente, o primeiro sábado de julho é também chamado “Dia de Cooperar” ou “Dia C”, sendo marcado por eventos públicos que, neste ano, não estão acontecendo, em razão das medidas de isolamento visando a atenuar a disseminação da Covid-19.

O tema do Dia Internacional do Cooperativismo neste ano é “Cooperatives for Climate Action”, que poderia ser traduzido como “Cooperativas em Ação pelo Clima”. O objetivo é o de reforçar a consciência para a necessidade de prosseguir nos esforços de desenvolver uma economia com inclusão social e proteção dos recursos naturais.

Nesse sentido, em 2020, chega ao terceiro ano a campanha Go Green, que incentiva o plantio de árvores. Criada em 2018 pela Rede Jovem da ACI Ásia-Pacífico, a campanha passou a incluir jovens da África em 2019 e, neste ano, está sendo conduzida em conjunto pelos Comitês Jovens da ACI da Ásia, da África e das Américas.  Em razão das medidas de controle da Covid-19, os organizadores estão estimulando os participantes a plantarem árvores em suas residências e locais de trabalho.

Credicitrus e meio ambiente

As preocupações manifestadas pelas jovens lideranças cooperativistas, que levaram à criação da campanha Go Green, estão em linha com a tradicional política de sustentabilidade ambiental da Credicitrus.

Dois exemplos são significativos: o apoio que vem dando aos cooperados para que instalem sistemas de geração de energia fotovoltaica e os cuidados que cercaram a construção de seu edifício-sede, inaugurado em novembro de 2013 em Bebedouro.

No que se refere à energia solar, a Credicitrus criou há três anos uma linha especial de crédito para financiar a instalação de miniusinas fotovoltaicas em propriedades rurais, empresas industriais e comerciais e residências de cooperados. A Cooperativa financia sistemas das diferentes marcas existentes no mercado, com taxas de juros competitivas, a possibilidade de até 90 dias para o pagamento da primeira parcela e com prazo total de até 72 meses. Acesse www.marketclub.credicitrus.com.br e conheça as opções no Market Club.

Por outro lado, o prédio que abriga a matriz da Cooperativa, inaugurado em novembro de 2013, recebeu dois importantes reconhecimentos, um nacional, outro internacional. O nacional foi o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), conferido pela Fundação Vanzolini, instituição sem fins lucrativos criada e gerida por professores da Escola Politécnica da USP. Essa decisão levou em conta numerosos quesitos, dentre os quais canteiro de obras, gestão de resíduos, escolha de produtos, sistemas e processos utilizados na construção e, no interior do edifício, conforto acústico, olfativo, visual e de temperatura e umidade. Um ano depois, recebeu o selo internacional HQE, sigla de Haute Qualité Environmental (literalmente Alta Qualidade Ambiental). Foi o primeiro edifício de escritórios do interior do Brasil a receber esses dois selos.

1 Comments

  • Antonio Portela
    Posted 31 de março de 2021 13:53 0Likes

    gostei muito de está por dentro desta informação

Deixe um comentário