Montar um orçamento familiar é mais simples do que parece. Requer apenas paciência e seguir um método que começa com a criaçãode uma tabela com o descritivo de todos os ganhos da família (incluindo os salários líquidos e os rendimentos de outras fontes como o aluguel de um imóvel, por exemplo) e todas as despesas (mesmo as que possam parecer insignificantes).

Quanto mais completa e precisa for essa tabela, mais fácil será dar o próximo passo, que consiste no planejamento financeiro da família: quais são os ganhos e os gastos previstos e o que precisa ser ajustado para que as despesas caibam nas receitas? Em poucas palavras, essa é a base da gestão das finanças da família.

O que vem depois: fixar metas e limites para os gastos e controlá-los dia a dia. Quanto mais a família estiver envolvida nesse conjunto de tarefas, maior será a harmonia no lar. É na disciplina financeira dos adultos que começa a educação financeira das crianças, que entenderão desde cedo o que pode e o que não pode ser feito para que a relação com o dinheiro seja saudável. Somado a isso, é necessário reservar uma parte dos ganhos para gastos de emergência e a realização de projetos futuros. Como e onde investir para isso?

Conheça o CredicitrusPlay

O Instituto Credicitrus criou em 2021 um aplicativo que torna muito mais fácil entender e aplicar no dia a dia as boas práticas de gestão financeira pessoal e familiar. É o CredicitrusPlay, um game divertido, para jovens e adultos cooperados.   

Acesse o site do Instituto Credicitrus e inscreva-se para começar a jogar individualmente ou em família. O jogo oferece informações e orientações que vão sendo aprofundadas de forma gradativa, ensinando como uma pessoa ou uma família pode recuperar o equilíbrio financeiro e como pode construir uma vida mais próspera.

Escrito por alsouzacredicitruscombr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.