Empreender não é uma missão nada fácil, porque exige muito planejamento e recursos financeiros para colocar uma boa ideia em prática. Para quem está interessado em montar um consultório odontológico, é preciso ficar atento a uma série de detalhes que fazem a diferença na hora de conquistar os clientes.

Não adianta, por exemplo, ter uma decoração bonita, caso o profissional não tenha os equipamentos necessários para prestar um bom atendimento. Por isso, é indispensável verificar todos os detalhes para prestar um serviço de alta qualidade e fidelizar o público-alvo.

Neste post, abordaremos itens relevantes para a montagem de um consultório odontológico ser efetivada com maestria. Confira!

Faça uma análise do mercado

Abrir um consultório somente porque precisa trabalhar não é o melhor caminho para o sucesso. Essa medida deve ser feita de maneira planejada e com bastante segurança. A recomendação é fazer uma análise prévia do mercado, considerando aspectos como a concorrência e a demanda pelos serviços.

Iniciar um negócio em um local onde há profissionais experientes é um elemento a ser observado, porque gera uma maior dificuldade na captação de clientes. Também é preciso verificar se o público-alvo tem poder aquisitivo para pagar um tratamento odontológico.

Em um momento de instabilidade econômica, não avaliar os pontos favoráveis e os negativos na hora de investir é um erro que deve ser evitado ao máximo. Por isso, é fundamental conhecer o mercado em que pretende estar inserido.

Elabore um planejamento de negócio

Você já fez uma análise consistente da concorrência e do interesse dos clientes pelos serviços oferecidos. Sem dúvida, são passos importantes para montar um consultório odontológico. Contudo, é vital avaliar como os seus trabalhos podem ser mais eficientes e qualificados do que a concorrência. Nesse cenário, entra a necessidade de fazer o planejamento do negócio, em que devem ser verificados diversos itens, como:

Montar um consultório odontológico é um desafio que envolve bastante estratégia, porque é preciso contar com uma boa estrutura de trabalho e com procedimentos que divulguem, com inteligência, os serviços prestados.

Escolha a localização adequada

Adquirir um bom espaço para organizar os aparelhos e o mobiliário é relevante para causar uma boa impressão nos clientes. Porém, você precisa avaliar se o local é capaz de chamar a atenção do público.

Hoje, os consumidores querem não apenas um bom atendimento, mas também praticidade para resolver as demandas. Isso faz com que a localização do consultório seja estratégica para o seu negócio, porque o público, em muitos casos, não está disposto a perder muito tempo no trânsito para sanar todos os compromissos.

A rotina atarefada faz com que muitas pessoas prefiram ser atendidas em um local perto da residência ou da empresa onde trabalham. Jamais se esqueça de avaliar se o ponto está em uma região que favoreça a presença dos clientes. Esse cuidado não pode ser esquecido de forma alguma.

Verifique o investimento necessário

Conhecer o mercado e pensar no local perfeito para montar o consultório odontológico são iniciativas bastante válidas. Além disso, é fundamental que você esteja atento a um fator muito importante no mundo dos negócios: a capacidade de investimento.

Faça, com bastante cuidado, uma estimativa dos gastos que serão necessários para iniciar as atividades. O ideal é fazer uma lista de tudo que deve ser levado em consideração para oferecer um atendimento de alto nível.

Com a dimensão dos custos, você tem mais condições de gerenciar o investimento a ser feito na montagem do consultório. Essa ação vai ajudá-lo a usar os recursos financeiros de maneira mais inteligente, o que evita a inadimplência e diminui o risco de ter um elevado grau de endividamento.

Tenha muito cuidado com a legislação

Ter conhecimento técnico, contar com recursos financeiros e encontrar um bom lugar para o consultório, com certeza, são aspectos favoráveis para atingir o sucesso. Por outro lado, você pode jogar tudo a perder, caso não esteja atento à legislação.

Ao contratar uma secretária, procure seguir as normas da legislação trabalhista e estabeleça a carga horária de maneira clara. Também não deixe de pagar as horas extras e os demais direitos, como o FGTS. Outra recomendação é obedecer às leis tributárias que abrangem o pagamento de impostos.

Para evitar problemas, é positivo contar com os serviços de um escritório de contabilidade. Os contadores também são importantes para ajudar no registro de uma pessoa jurídica e nos trâmites burocráticos para abertura de uma empresa.

Priorize a captação de recursos

Se é possível investir com recursos próprios para montar um consultório odontológico, o planejamento fica mais simples de ser executado. Contudo, muitos não têm condições de empreender sem o apoio de uma instituição financeira.

Antes de pegar um empréstimo ou um financiamento, é recomendado pesquisar a taxa de juros, o prazo de carência, a quantidade e valores das prestações e o montante que necessita para iniciar o empreendimento. Uma análise da sua situação financeira e da oferta de crédito é uma iniciativa valiosa para iniciar o negócio com o pé direito.

Caso esteja interessado em conseguir dinheiro em condições mais favoráveis, uma alternativa interessante são as cooperativas de crédito. Uma das mais conhecidas do mercado é a Credicitrus, que orienta o cooperado sobre como o recurso pode ser utilizado.

É crucial que o consultório esteja devidamente equipado para atender ao público-alvo. Por isso, invista com prudência e tenha um planejamento para pagar as parcelas do empréstimo ou financiamento. 

Percebeu como é preciso planejar e ter foco em resultados para montar um consultório odontológico? Por mais qualificado que um dentista seja em termos técnicos, ele deve ter visão de negócio e adotar as melhores ferramentas para divulgar os serviços.

Para quem está querendo entrar no mundo do empreendedorismo, a dica é entrar em contato com a equipe da Credicitrus. Estamos à disposição para ajudá-lo a obter os recursos financeiros necessários para chegar ao sucesso!

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *