Quando o assunto é planejamento financeiro, muitas vezes, é necessário partir para algumas alternativas para pagar todas as contas e realizar seus objetivos. É nesse contexto que o cheque especial se destaca, pois pode fazer uma enorme diferença para os momentos mais críticos.
Por mais que você tenha um orçamento bem planejado, em alguns momentos, as finanças podem sair do controle. Na hora em que o dinheiro falta, poder contar com alternativas para atender às necessidades traz um enorme conforto.
É por isso que vale a pena saber mais sobre como essa solução financeira pode ajudar no planejamento e na organização financeira. Acompanhe este post e entenda como isso acontece!
O que é cheque especial?
Para começar, é importante entender o que é essa solução, para, de fato, perceber o quão valiosa pode ser no dia a dia de muitas pessoas. O cheque especial nada mais é do que um limite de crédito disponibilizado na conta corrente para situações de emergência.
Essa é uma opção interessante para quem precisa de um dinheiro extra, de última hora, mas não deseja contratar um empréstimo.
Como funciona?
Na prática, o cheque especial se apresenta como um tipo de empréstimo aprovado automaticamente. No entanto, a dinâmica e as taxas de juros podem ser bem diferentes nesse caso.
Cada banco tem a opção de oferecer a alguns correntistas um saldo pré-aprovado para o cheque especial. Desse modo, se a pessoa usa todo o dinheiro disponível na conta bancária, mas deseja continuar consumindo, é possível.
Porém, a partir desse momento, o dinheiro não é mais o do correntista, e sim o do cheque especial. Sendo assim, não é necessário se preocupar, caso o saldo fique zerado, pois a solução permite continuar realizando transações, como saque, Pix e demais transferências ou compras com o débito.
O principal cuidado que o correntista precisa tomar é quanto ao limite. Afinal, o valor pré-aprovado não é ilimitado. Além disso, é importante ficar de olho nas taxas de juros.
Isso porque, na hora de devolver a quantia utilizada no cheque especial, haverá a cobrança de um montante. Assim que um dinheiro cair na conta bancária, é debitado para que os valores gastos com o cheque especial sejam ressarcidos à instituição financeira.
Quais as vantagens?
Ao ouvir falar sobre o cheque especial, muitas pessoas têm uma impressão ruim, como se fosse um sinônimo de dívidas. De fato, caso não haja uma boa organização financeira, essa solução pode trazer um desbalanço no orçamento, assim como qualquer outra opção disponível no mercado, desde o cartão de crédito até o empréstimo.
Sendo assim, está na hora de observar um pouco mais as vantagens que o cheque especial apresenta para, assim, entender por que essa pode ser uma boa alternativa para diversas pessoas.
Análises de créditos mais simples
É interessante fazer uma comparação entre o cheque especial e o empréstimo, a fim de entender melhor os benefícios do primeiro. Para solicitar uma quantia emprestada por uma instituição financeira, é preciso passar por um processo de análise de crédito.
Já no cheque especial, apesar de ainda existirem as análises de créditos, os processos são mais simples. Pois, a maioria das instituições financeiras vão se basear na movimentação da conta do correntista, no tempo em que está no banco e na renda média mensal, para já disponibilizarem o limite na conta corrente.
Além disso, o histórico de pagamentos no mercado também é levado em consideração. Ainda assim, a análise é mais rápida e aumenta as chances de conseguir o dinheiro que precisa no momento certo.
Isso porque a instituição financeira tem uma maior garantia de que o correntista vai fazer o pagamento correto das dívidas, pois faz a previsão de acordo com a frequência da movimentação da conta bancária.
Solução rápida
Nem sempre é possível esperar pela análise de crédito e transferência do valor solicitado. É por isso que o cheque especial se mostra, mais uma vez, vantajoso.
Afinal, você pode realizar suas compras ou transações normalmente, como se tivesse dinheiro na conta. A solução acontece de forma automática, uma vez que o correntista tenha acesso a essa opção.
Sem encargos na falta de uso
Algumas soluções financeiras que as instituições oferecem para os correntistas contam com uma mensalidade, porém na Credicitrus, os cooperados podem aderir ao produto sem custo algum. Ou seja, só serão taxados, caso utilizem de fato o limite disponível em conta
Qual é a melhor hora para utilizá-lo?
Sabe aquele problema no carro que surge de última hora? Ou, então, um gasto imprevisto com a saúde ou qualquer outro tipo de despesa não planejada ou inadiável? Essas são ocasiões em que o cheque especial surge como uma boa solução.
O ideal é recorrer a essa opção quando você está em frente a uma emergência, não tem uma reserva financeira e consegue restituir o valor gasto em curto prazo. Ou, até mesmo, quando você tem uma aplicação financeira e não vale a pena resgatá-la, visto que os rendimentos poderão ser maiores do que os juros que você pagará nesta modalidade de crédito. Assim, o cheque especial se torna um excelente aliado do planejamento financeiro.
Como fazer um bom planejamento financeiro com cheque especial?
Para aproveitar o máximo possível o cheque especial é interessante ver como você pode melhorar seu planejamento financeiro. Saiba mais!
Pague rapidamente
O ideal é devolver o dinheiro do cheque especial o mais rápido possível, pois os juros são cobrados por dia. Isso acontece assim que uma quantia cai na sua conta corrente.
Assim, você diminui os juros pagos e, em alguns casos, consegue eliminá-los. Afinal, algumas instituições financeiras oferecem juros zero para pagamentos realizados poucos dias depois do uso do cheque especial.
Na Credicitrus não é diferente. Ao aderir ao Cheque Especial Plus, além de ter taxas reduzidas, o cooperado pode utilizar seu limite por até 10 dias sem pagamento de juros, pagando apenas a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Saiba mais com o seu gerente da Credicitrus.
Evite gastos altos
Quanto mais altos forem os gastos no cheque especial, mais difícil tende a ser para devolver o dinheiro. Esse é um passo fundamental para manter o controle sobre os seus gastos.
Não deixe que se torne um hábito
Lembre-se sempre de que o cheque especial é um grande aliado para a solução de problemas e emergências. Com isso, se o uso do cheque especial virar um hábito para as mais variadas despesas do cotidiano, torna-se mais complicado manter um bom planejamento financeiro e não perder o controle.
Fique de olho nos prazos
Lembra que algumas instituições financeiras dão alguns dias para que a devolução do valor gasto com o cheque especial seja feita sem juros? Saiba aproveitar essa vantagem a seu favor.
Para isso, é importante acompanhar os prazos com atenção. A partir dessa iniciativa, se for possível pagar o quanto antes, você pode melhorar o seu planejamento financeiro.
Como contratar o cheque especial?
Mas, afinal, como é possível contratar o cheque especial? Se você for um cooperado da Credicitrus, basta acessar o App Sicoob, ir no menu lateral, clicar em Crédito, Cheque Especial Automático e, por fim, clicar em Adesão.
Aí é só analisar todas as informações e clicar em Continuar. Leia o Termo de Adesão, habilite o botão do Aceite, coloque sua senha de 4 dígitos e clique no botão Confirmar. Pronto, o limite será disponibilizado em sua conta corrente automaticamente. Caso a opção não esteja disponível no seu aplicativo, contate o seu gerente.
A adesão também pode ser feita na sua agência da Credicitrus. Vale destacar que não há nenhum custo para aderir ao cheque especial. Só é necessário pagar uma taxa se o limite for utilizado.
Gostou da ideia? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre essa solução financeira ou fale com seu gerente.