Em qualquer organização, ativos físicos e financeiros, tecnologia, dados, produtos e serviços não têm existência própria. O que dá vida e sentido a esses fatores e responde por sua evolução ao longo do tempo são as pessoas. Portanto, investir na sua formação e no seu aperfeiçoamento é a chave do sucesso empresarial.

Esse conceito deu origem à Academia de Liderança, programa destinado a desenvolver e aprimorar as competências de 140 colaboradores que ocupam cargos de gestão nas diferentes áreas da Credicitrus. O objetivo é que estejam aptos a conduzir suas equipes com sensibilidade e eficácia crescentes, de forma mais criativa, contribuindo para que a Cooperativa supere os desafios de renovar-se, crescer e ampliar sua relevância no mercado financeiro. O programa foi criado em parceria com a StartSe, escola de educação executiva que se destaca pelo formato inovador de seus programas de capacitação e aperfeiçoamento de gestores empresariais, por meio de cursos rápidos, imersões, conferências e missões internacionais (estas suspensas em razão da pandemia, da mesma que seus eventos presenciais).

Lançamento

A Academia de Liderança foi lançada oficialmente no dia 23 de março, em um evento virtual com duração de duas horas, do qual participaram os 140 gestores selecionados. Esse encontro inaugural foi conduzido pelo escritor e palestrante Maurício Benvenutti, sócio da StartSe, autor dos best-sellers “Audaz” e “Incansáveis”, reconhecido como uma das personalidades mais influentes da atualidade na área da inovação. Antes, os membros da Diretoria Executiva da Cooperativa – Walmir Segatto, CEO; Domingos Sávio Oriente Franciulli, diretor Comercial; Marcelo Soares, diretor de Operações; e Marcelo Martins, diretor de Tecnologia e Gestão – e o gerente de RH, Eleandro Piovezana, dirigiram mensagens aos participantes. Todos salientaram a importância desse programa, por sua abordagem diferenciada, em sintonia com o que há de mais avançado em educação empresarial, e pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional que proporcionará aos gestores da Cooperativa.

Eduardo Fernandes Pinto Viegas, supervisor da área de Marketing da Cooperativa, é um dos gestores que participa do programa. A respeito do evento de lançamento, comentou: “Foi visível o entusiasmo que essa iniciativa causou nos participantes em geral, bem como o interesse despertado pela excelente apresentação feita pelo Maurício Benvenutti, que depois não parou de receber perguntas”. Eduardo ressaltou, em especial, os cinco pontos focalizados por Maurício, dando início ao que chamou de Jornada de Desenvolvimento: “Resumidamente, o líder deve causar impacto; estar atento à próxima curva, pois um produto inovador em geral não é um aperfeiçoamento do que existe, mas uma resposta totalmente nova para uma determinada necessidade; questionar, em vez de aceitar respostas prontas; fazer com as pessoas e não para as pessoas, ou seja, com sensibilidade à sua dor; e ser diverso, ampliar os horizontes para outras possibilidades no seu trabalho” .

Mensagem especial

Em entrevista após o evento de lançamento, Maurício Benvenutti deixou uma mensagem especial aos 140 participantes do programa:

Apesar de todas as mudanças cada vez mais rápidas que hoje acontecem no mundo, apesar de todas as novas tecnologias que da noite para o dia aparecem à nossa frente, como inteligência artificial, robótica, impressão 3D, realidade virtual, realidade aumentada e tantas outras, apesar de tudo isso, o grande diferencial das empresas, das organizações, das instituições, são as pessoas. A gente não constrói empresas, a gente constrói times e times constroem empresas. A próxima grande onda que a gente vai viver, se já não estamos vivendo, chama-se inovação de gente, de pessoas, de indivíduos, do ser humano – ou seja, a nossa capacidade, enquanto indivíduos profissionais, de olhar todas essas transformações que existem ao nosso redor e saber como é que eu posso utilizar tudo isso para potencializar não só a minha profissão, meu emprego, mas também a minha organização e ainda a comunidade, a sociedade de que eu faço parte. Esse é o grande diferencial, catalisador de todas as evoluções que o mundo corporativo há de ver nos próximos anos. Essa é a mensagem que deixo carinhosamente a essa turma que me acolheu tão bem.

Módulos do programa

O programa será executado em oito módulos e se estenderá até o mês de outubro, com os participantes divididos em quatro grupos de 35. Os quatro primeiros módulos ficarão a cargo de instrutores da StartSe e os demais terão instrutores internos, sob responsabilidade do RH da Cooperativa, que coordena todas as atividades envolvidas.

Os módulos a cargo da StartSe abordarão, de início, questões como o fim do modelo tradicional de planejamento, comando e controle, dando lugar a uma organização baseada na liberdade com responsabilidade, no estímulo à criatividade, no trabalho em equipe, na construção conjunta de soluções e na meritocracia.

Na sequência, os instrutores da StartSe tratarão em profundidade de outros temas, com destaque para as qualidades e habilidades que o líder deve desenvolver, dentre as quais: adoção de boas práticas para uma gestão remota e eficiente do time, visando a manter o alinhamento de metas em momentos de adversidade; capacidade de interpretar os principais sinais de mudança no cenário econômico, tecnológico e social, para preparar a Cooperativa para o futuro; e estabelecimento de uma comunicação assertiva, objetiva e não violenta, que permita construir uma conexão maior com o time mesmo em situações críticas.

Os módulos que serão desenvolvidos pela Credicitrus abordarão questões como gestão de carreira e motivação, técnicas de entrevistas e legislação trabalhista aplicada à gestão de pessoas, que ficarão a cargo de instrutores da área de RH, e gestão integrada de riscos, sob a responsabilidade de especialistas das áreas de Gestão de Riscos e Auditoria.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *