A partir de que idade a criança deve receber educação financeira? Essa é uma pergunta que com frequência fazem pais e professores. A resposta é muito simples: a partir do momento em que manifestarem vontade de ter ou consumir algo. Aí podem receber as primeiras noções práticas sobre limites de gastos, equilíbrio entre necessidades e desejos e a importância de fazer escolhas e de economizar para realizar sonhos no futuro.
Está cientificamente comprovado que crianças que recebem desde cedo uma boa educação financeira se tornam adultos mais preparados para uma vida equilibrada e com mais qualidade e prosperidade. Porém, para a maioria dos pais, dar esse tipo de educação a seus filhos não é uma tarefa tão fácil.
Presentes cooperativos para o futuro
O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é uma data em que presentear os pequenos se tornou tradição. Além de todas as facilidades de crédito e financiamento oferecidas pela Credicitrus para que os pais possam dar aos filhos lembranças diferenciadas, há três boas sugestões de “presentes cooperativistas”, que, com investimentos muitos baixos, podem fazer diferença na vida financeira futura dos menores: poupança, cotas de capital e plano de previdência. São três instrumentos que oferecem, ao mesmo tempo, educação financeira e cooperativista.
Poupança – o mais tradicional investimento financeiro do mercado, sem limite mínimo de aplicação, sem carência para resgate e sem cobrança de IR sobre os rendimentos, a poupança é uma forma segura e simples de criar uma reserva financeira para o futuro dos filhos. Quando a criança já estiver alfabetizada, poderá ser incentivada a acompanhar sua conta, fazendo depósitos e verificando, periodicamente, os rendimentos recebidos e o crescimento do seu saldo.
Plano de previdência privada – a Credicitrus possui dois planos de previdência (VGBL e Multi-Instituído), exclusivos para cooperados, com contribuições mensais a partir de R$ 50,00 dependendo do plano escolhido. Quanto mais cedo for iniciado o plano, maiores serão os benefícios no futuro. A adesão pode ser feita pelo App Sicoob > Menu > Previdência.
Cotas de capital – cooperados que têm filhos e netos podem dar-lhes de presente a abertura de uma conta capital na cooperativa. Com isso, as crianças crescerão no meio cooperativista e, ao mesmo tempo, começarão a formar um patrimônio que poderá ser acrescido de novos aportes a qualquer momento. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo.
Quer saber mais? Consulte o seu gerente Credicitrus ou visite a agência mais próxima.