Na última quinta-feira, 13 de fevereiro, encerrou-se uma nova etapa da Escola de Inovadores. O programa, criado pela Agência INOVA Paula Souza, visa disponibilizar o ferramental necessário para a formação empreendedora de alunos e ex-alunos da ETEC, bem como, pessoas da comunidade e seu entorno sócio econômico. A Credicitrus é uma das empresas parceiras, juntamente com o SEBRAE e a Unifafibe.
O programa consiste em um curso de extensão com 40 horas, gratuito, realizado em 10 encontros de 4 horas. Os temas específicos para o desenvolvimento dos projetos são abordados e trabalhados em forma de oficinas, conforme cronograma de atividades. Ao final, os projetos são votados por uma banca, composta por representantes da Credicitrus, Gerente de Tecnologia, Gesiel Gomes, da ETEC e SEBRAE.
Wallace Kauã dos Santos, aluno do 2º ano do Ensino Médio, ressalta a importância do projeto: ” Fui um dos participantes da segunda turma da Escola de Inovadores, projeto que direcionou e despertou o meu perfil empreendedor. Me ajudou a focar e a utilizar das minhas capacidades em prol de ajudar o mundo”.
O Instituto Credicitrus proporcionou uma viagem à São Paulo, para que os representantes dos cinco projetos vencedores pudessem conhecer espaços de inovação na cidade. Os nove alunos e a professora foram acompanhados por colaboradores da área de Inovação e Transformação Digital da Cooperativa, Henrique Silva e Matheus Bignardi Azevedo, além de três membros da Comissão de Inovação, Guilherme Mariotini Zanolli, Monize Jardim Trizolio da Rocha e Wallace Fernando Gomes de Oliveira, que aponta as mudanças aplicadas em seu dia-a-dia: “Desde meu ingresso na Comissão de Inovação pesquiso muito sobre o assunto e me adapto diariamente, não só no ambiente corporativo, mas na vida pessoal. Para todas as ações tento pensar com a mente mais aberta possível, visando um melhor propósito”.
O roteiro de visitas iniciou-se pelo Inovabra Habitat, espaço de coinovação, onde empresas, startups, investidores e mentores trabalham de forma colaborativa para inovar e gerar novos negócios. Na sequência, o grupo dirigiu-se para o Palácio dos Campos Elíseos, onde está localizado o Centro Nacional de referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do SEBRAE-SP. E, por fim, a aceleradora de startups da Porto Seguro, Oxigênio e Escola de Empreendedorismo SEBRAE.
Além da experiência e contato com locais que transpiram inovação, os participantes, puderam contar com esclarecimentos de termos relacionados a startups e se familiarizarem com o que vem acontecendo no setor, como conta Ana Carolina de Lima Souza, aluna do curso de Psicologia da Unifafibe 5º ano: “Foi uma experiência incrível esse contato com hubs de inovação. Agradeço muito ao Instituto Credicitrus por todo aporte financeiro e cultural. Foi tudo muito bom! Volto desta viagem com um olhar diferente, inovador, que vem sendo construído desde a Escola de Inovadores”.