O vigésimo terceiro seminário on-line da Jornada SOMAR Forças da Credicitrus, realizado no dia 27 de maio, focalizou as vantagens e facilidades do Market Club, uma das principais inovações introduzidas no cenário cooperativista brasileiro nos últimos anos.

No webinar, dirigentes de quatro organizações cooperadas discorreram sobre os benefícios dessa plataforma digital, criada em 2018 pela Cooperativa com o objetivo de aproximar cooperados para que realizem negócios entre si:  

  • André Luiz Dutra, sócio proprietário das redes Alpinia Veículos (concessionária Fiat com lojas em São Sebastião do Paraíso e Passos, MG, e São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Ituverava e Batatais, SP) e Bavep Chevrolet (com lojas em Barretos e Guaíra, SP, e Frutal, MG);
  • Renata Siqueira, sócia diretora do Day Hospital Excelência, de Bebedouro, SP;
  • Márcia Regina Bellini Dutra e Miriam Borges, respectivamente sócia-proprietária e líder financeira da Pinheiral Materiais de Construção (com home center em Votuporanga e lojas neste município e em Valentim Gentil e Cosmorama, SP);
  • Valdir Carbone, sócio-proprietário da Mudy Móveis e Decorações, com lojas e fábrica de móveis em São Paulo, SP.

O evento teve mais uma vez como mediador o cooperado professor Marcos Fava Neves, da USP e da FGV, e contou com a participação de Walmir Fernandes Segatto, CEO da Cooperativa, Domingos Sávio Oriente Franciulli, diretor Comercial, e Gabriely Monteiro Freire, supervisora de Atendimento ao Associado e PAs.

Apresentações em resumo

O seminário foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Credicitrus e permanece gravado na íntegra em seu canal no Youtube.

Na abertura, Walmir Segatto salientou que as soluções digitais para relacionamento e realização de negócios têm evoluído com rapidez, havendo hoje a união de várias plataformas e diferentes canais, dando maior dinamismo às trocas comerciais. Em linha similar, o professor Marcos Fava Neves, enfatizou que os market places, que classificou como “praças digitais que aproximam quem está vendendo de quem está comprando”, estão revolucionando o mundo, transformando os pequenos em grandes e tirando do mercado os tradicionais atravessadores, que apenas contribuem para elevar os preços. Acrescentou: “Os market places não são o futuro, são a realidade”. E complementou: “Enquanto, para vender em um supermercado, o empresário precisa negociar espaços em gôndolas, com os custos e as dificuldades que isso envolve, os market places são democráticos, amplos, são gôndolas infinitas onde cabem milhões de vendedores”.

A seguir são resumidas as considerações que os palestrantes convidados fizeram sobre o Market Club:

André Luiz Dutra – Ressaltou que o mundo está em transformação e que a difusão da internet está modificando a forma de comercialização de automóveis. Hoje, segundo ele, as montadoras enfrentam dois grandes desafios: de um lado, a evolução tecnológica em linha com as novas exigências do mercado, que deseja veículos sustentáveis, econômicos, com maior eficiência energética; de outro, a experiência do consumidor associada à velocidade da informação. Disse: “Hoje o consumidor chega na loja com mais informação do que o próprio vendedor”. Nesse sentido, acrescentou, o Market Club permite que o comprador visualize o preço do veículo, a condição especial oferecida aos cooperados, como pode ser financiado e quanto terá que pagar por parcela. Complementou: “Isso acelera o processo de compra, ao mesmo tempo em que aumenta a exposição da empresa vendedora. A plataforma é simples de operar. Eu, como vendedor, consigo enviar a proposta de financiamento diretamente para o posto de atendimento da Cooperativa. É um caminho sem volta. A Credicitrus está no caminho certo”.

Renata Siqueira – casada com o cirurgião plástico Dr. Henrique Siqueira, é administradora do Day Hospital Excelência, que realiza cirurgias plásticas, transplantes capilares e planeja agregar outros procedimentos, pois suas instalações estão sendo ampliadas. Sua experiência com o Market Club tem sido positiva: “Depois que nos foi apresentado pelo gerente da Cooperativa, resolvemos experimentá-lo. Com os financiamentos da Cooperativa, muitas pessoas que não tinham condições de arcar com os custos dos procedimentos, passaram a ter acesso a eles. Isso nos ajudou a realizar muitos sonhos, pois as cirurgias plásticas não são apenas estéticas, também contribuem para a qualidade de vida física e emocional das pessoas. Hoje, 40% das nossas cirurgias são realizadas com o apoio do Market Club”. Ela destaca a agilidade e simplicidade do processo de financiamento: “O paciente marca a consulta, faz o orçamento e, por meio da plataforma, simula o financiamento. Se estiver de acordo, a proposta pode ser enviada por nós para o posto de atendimento da Cooperativa. Tudo se resolve com rapidez, em geral em dois a três dias o crédito é aprovado e o valor é depositado em nossa conta”.

Márcia Regina Bellini Dutra – dirige a Pinheiral Materiais de Construção em sociedade com seu irmão Marcos. O mercado da construção civil, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, tem evoluído positivamente. Continua otimista, embora ressalte que muitos preços têm aumentado e haja falta de alguns produtos, principalmente porque a importação de matérias-primas e componentes tem registrado interrupções. Com relação ao Market Club, sua líder financeira, Miriam Borges, assinala que as vantagens são muitas, tanto para a Pinheiral quanto para os seus clientes: “A Credicitrus nos permite oferecer melhores condições de pagamento, favorecendo nossas vendas, uma vez que as vendas podem ser financiadas em até 48 meses. Se o cliente não for cooperado da Credicitrus, estimulamos que se associe, para que aproveite essas vantagens, e o processo de filiação pode ser realizado com muita rapidez por meio do aplicativo da Cooperativa. O processo de análise do crédito é muito rápido e, se for aprovado, a operação pode ser contratada na própria loja, e o dinheiro é creditado em nossa conta de imediato”. Finaliza: “O Market Club dá mais fôlego para quem compra e quem vende. É a união de coisas agradáveis”.

Valdir Carbone, que fabrica e vende móveis planejados, além de comercializar móveis convencionais e artigos para decoração, mantendo três lojas na capital paulista, revela que passou a trabalhar com o Market Club há quatro anos: “Trabalhávamos com outras operadoras de financiamentos, mas não nos atendiam como precisávamos. Com o Market Club, já fizemos vários negócios. A plataforma é fácil de operar, a aprovação é rápida e o dinheiro já cai em nossa conta. A contratação da operação de crédito é simples, com assinatura digital. Os prazos de financiamento são excelentes. Tudo isso nos ajuda a atrair mais clientes. Hoje só trabalhamos com a Credicitrus”.

Ao final, Domingos Sávio acentuou: “A Credictrus está no caminho certo para fazer um mundo melhor”. Reforçou os benefícios proporcionados pelo Market Clube: “É um shopping center digital, que pessoas jurídicas não associadas também podem aproveitar. A adesão não tem custo, nem comissão, a publicidade é gratuita. E, com o financiamento, o cooperado pode negociar descontos para pagamento à vista, pois o valor da compra é creditado de imediato na conta da empresa vendedora”. Finalizou: “Em 2020, atingimos mais de R$ 166 milhões em operações pelo Market Club, que é sinônimo de inserção. Proporciona economias aos cooperados e estimula os negócios locais, gerando resultados para as comunidades em que nossa cooperativa está presente, contribuindo para seu desenvolvimento econômico e social”.

Deixe um comentário