A Credicitrus consolidou a posição de maior cooperativa de crédito do Brasil, encerrando o primeiro semestre de 2023 com ativos superiores a R$ 13 bilhões. Esse indicador, que engloba todos os bens e direitos da Cooperativa, vem registrando evolução consistente nos últimos anos. Graças a esse crescimento, se enquadrou no segmento S3, que reúne as instituições cujos ativos totais se situam entre 0,1% e 1% do PIB.
Obediência às regras
Marcos Lourenço Santin, presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, considera muito significativo o recorde de R$ 13 bilhões em ativos: “Números como esse são resultantes da conjunção de vários fatores, como a estratégia traçada pelo Conselho, a rigorosa obediência às regras estabelecidas pelo Banco Central e a qualidade da gestão. No caso específico dos itens que compõem os ativos, temos dado cuidadosa atenção às operações de crédito que realizamos, bem como à seleção dos títulos e valores mobiliários nos quais investimos”.
Ele ainda acrescenta: “Esses cuidados todos não representam fins em si mesmos. O mais importante, em tudo, é dar a cada cooperado, de forma igualitária, o melhor atendimento possível às suas necessidades financeiras, de modo a gerar resultados que beneficiem a cooperativa e também as comunidades em que estamos instalados. Sem isso, os recordes alcançados não teriam sentido”.