A Credicitrus tem sido reconhecida como uma das melhores organizações do Brasil para se trabalhar, destacando-se também pelo apoio que dá aos jovens, por meio de seu programa de estágios, que há uma década vem sendo premiado todos os anos. Sua política de valorização das pessoas é materializada por diferentes ações, dentre as quais se destaca o “Bate-papo com o Presidente”, um projeto criado há três anos com o nome de “Café com o Presidente”, que voltou a ser realizado no último dia 10 de fevereiro, agora em formato digital, com grande sucesso.

Em seu formato original, o “Café com o Presidente” consistia em encontros mensais no edifício-sede da Cooperativa, em Bebedouro, SP, onde cerca de 20 colaboradores reuniam-se com o CEO da Cooperativa, Walmir Fernandes Segatto, em torno de uma mesa de café da manhã. Para participar, cada colaborador devia inscrever-se previamente, pois havia questões logísticas a resolver, já que alguns tinham que deslocar-se de suas cidades, muitas vezes distantes de Bebedouro.

Interrupção e novo formato

O programa sofreu uma interrupção, em razão da pandemia da Covid-19. Na manhã do último dia 10 de fevereiro, iniciou-se a temporada de 2021, em formato digital, por meio de uma live, já que a maioria dos colaboradores da Credicitrus permanece em regime de teletrabalho.

Participaram do encontro 16 colaboradores, Walmir Segatto e o diretor Comercial, Domingos Sávio Oriente Franciulli. Cada participante teve uma surpresa adicional: recebeu em sua casa, antes do evento, um kit contendo xícara personalizada, bolachas, bolinho, chocolate, geleia, cappuccino e torradas, demonstrando mais um cuidado dispensado aos funcionários. O resultado foi muito positivo, superando as expectativas de todos, que, além de ouvir as considerações de Segatto e Domingos Sávio sobre os desafios que a Cooperativa terá que vencer, puderam falar sobre suas carreiras, sua vida pessoal e as eventuais dificuldades que enfrentam.

Elaine Faccio, da área de RH da Cooperativa, responsável pela organização do encontro, revela que tinha dúvidas se um evento virtual teria o mesmo impacto das reuniões presenciais realizadas anteriormente: “Porém, ao contrário do que receávamos, notamos que esse formato promoveu maior aproximação entre os participantes, que demonstraram estar mais à vontade para falar abertamente de suas vidas e emitir suas opiniões. Foi algo verdadeiramente emocionante”.

Opiniões emocionadas

A impressão de Elaine é confirmada por dois colaboradores que participaram da live, Camila Albuquerque Rodrigues de Brito, Agente de Atendimento do PA Digital, e Evandro Donizete Perotto, Gerente da Unidade de Casa Branca, SP.

Camila, que ingressou na Credicitrus há três anos, atuando inicialmente como Agente de Atendimento no PA de Marília, SP, declarou: “Já me sentia maravilhada por ter essa oportunidade, pois não é qualquer empresa que possibilita esse contato com o presidente. Foi um bate-papo leve, informal. Permitiu que falássemos de nós, em nível pessoal, e conhecêssemos outros colegas. O sentimento que fica é o de valorização das pessoas, independentemente de função, de que a gente existe na organização, que é vista. Já compartilhei essa impressão, pois acho que todos deveriam ter essa experiência. Foi uma oportunidade ímpar”.

Evandro, que ingressou na Credicoonai em julho de 2020, já comogerente da unidade de Casa Branca, SP, na qual permaneceu após sua incorporação pela Credicitrus, emitiu opinião similar: “Estou há 12 anos no mercado financeiro. Trabalhei para dois dos maiores bancos brasileiros e jamais vi algo parecido. Foi uma experiência nova, muito agradável, que já compartilhei com minha equipe, para que também participem. O evento teve um caráter mais pessoal e o que mais me marcou foi o compartilhamento de emoções que tivemos lá, com as pessoas se abrindo sobre suas dificuldades e seus receios. Isso permitiu que nos colocássemos no lugar dos outros, sentir o que sentem, pois por trás de cada profissional existe um ser humano com seus problemas”.

Felicidade no trabalho

O conceito que está por trás dessa iniciativa é o da felicidade no trabalho, que vem ganhando evidência no mundo inteiro. Pessoas que se sentem bem nas organizações em que atuam são mais produtivas, participativas e criativas, têm saúde física e mental mais equilibrada e, consequentemente, reúnem mais condições para progredir em suas carreiras. Com isso, contribuem para a geração de resultados melhores, proporcionando benefícios para todos.

No caso de uma cooperativa como a Credicitrus, os principais beneficiários de políticas de valorização das pessoas são os cooperados, que recebem um atendimento com mais qualidade e maior dedicação, e os demais colaboradores, que desfrutam de um ambiente mais amigável e estimulante.

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *