Maio é um mês importante para a área de Auditoria Interna (AI), pois é considerado o mês Internacional de Conscientização no tema. Essa é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a relevância do trabalho realizado por esses profissionais.

A Auditoria Interna é uma atividade independente e com foco em avaliar e contribuir para a eficácia dos processos de gestão, controles e governança de uma organização. Ela é responsável por avaliar a adequação das políticas, procedimentos e práticas adotadas pela empresa, identificar os riscos significativos que possam representar ameaças ao negócio e propor melhorias nos mais diversos processos de gestão e de conformidade da organização.

Os profissionais de Auditoria Interna são responsáveis por executar diligências em suas funções em diferentes áreas da organização, como finanças, recursos humanos, tecnologia da informação, operações, entre outras. Eles são orientados por análise de informações, gestão de riscos e controles, além de terem conhecimentos específicos sobre as normas e regulamentações aplicáveis ao setor para proverem insights valiosos. A função proativa da AI antecipa e alinha esforços a riscos emergentes, estratégias e objetivos operacionais da organização.

A Auditoria Interna tem por finalidade última assegurar que os processos-chave são cumpridos de forma efetiva com adequada e satisfatória transparência, segurança, confiabilidade e integridade para o negócio. A AI aconselha sobre a capacidade de gerenciar efetivamente os riscos de forma ampla. É proativa, transparente, relevante e valorizada pela organização. Os auditores, especialistas em seus assuntos, são fundamentais na entrega de insights valiosos.

Por isso, neste mês, gostaríamos de enfatizar a relevância dessa atividade e conscientizar a sociedade sobre o valor do trabalho desempenhado pelos profissionais dessa área.

Deixe um comentário

%d