Investimento da Credicitrus em solução de TI vira “case” de sucesso

Evolução e sustentabilidade são dois termos intimamente associados à história da Credicitrus. Seu crescimento contínuo se deve, em grande parte, à sua sólida infraestrutura de tecnologia da informação, que vem passando por expressivas transformações nos últimos anos, em linha com o que há de mais moderno no mercado financeiro mundial. O objetivo é proporcionar as melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, assegurando-lhes eficiência e produtividade e, consequentemente, contribuindo para o atendimento diferenciado e de alta qualidade aos cooperados.

Nesse cenário, uma das mais recentes inovações implantadas pela Cooperativa – a solução de VDI ou virtualização de infraestrutura de desktop denominada VMware Horizon – foi reconhecida como um “case” de sucesso pela Dell, sua tradicional parceira na introdução de melhorias em TI.

O que é VDI

VDI, sigla em inglês de virtualização de infraestrutura de desktop, consiste na conexão do computador do colaborador ao Data Center (Computador Central) da organização, como a Credicitrus, a terminais remotos como os notebooks e smartphones utilizados pelos gerentes de contas. Estes podem fazer consultas, realizar simulações, introduzir dados e executar outras tarefas relacionadas aos negócios da Cooperativa onde estiverem, com maior mobilidade e agilidade.

Porém, o processamento e o gerenciamento dessas informações são feitos no Data Center da Cooperativa. Isso proporciona várias vantagens, como padronização, economia de custos, rapidez no atendimento aos cooperados, centralização das informações, que depois poderão ser compartilhadas com outros usuários, e, em especial, segurança operacional, com proteção eficaz dos dados dos associados, conforme exige a lei.

A solução escolhida

Gesiel Gomes, gerente de TI da Credicitrus, explica que as melhorias introduzidas estavam previstas no Planejamento Estratégico da Cooperativa para 2019: “Visualizamos na solução de VDI uma alternativa importante para flexibilizar nosso atendimento. Iniciamos então consultas às principais empresas fornecedoras do mercado e, no início de 2020, após criteriosa análise, escolhemos a solução VMware Horizon”.

A previsão inicial era a de se introduzir a solução de forma gradativa, em escala experimental, por meio de 100 colaboradores. No entanto, a partir de março de 2020, com a pandemia da Covid-19, o projeto ganhou novo ritmo, dada a necessidade emergencial de alocação dos colaboradores em suas residências para desempenho de suas atividades.

Novas providências

O novo cenário criado pela pandemia trouxe novas exigências, conforme Gesiel recorda: “Tivemos que acelerar as negociações junto à Dell e à VMware. A Dell então recomendou a firma de consultoria Triple S para implantar a solução, o que permitiria reduzir custos. Após as negociações, nosso time, em conjunto com o time dessa empresa, deu início às implementações oficiais no ambiente, contemplando aproximadamente 200 usuários do modelo de Desktop Full para cada colaborador, o que representou um grande desafio, pois não tínhamos ideia de como seria a experiência de seu uso na prática”.

Os entendimentos entre as equipes fluíram bem e várias melhorias foram introduzidas ao longo do processo. Quando o modelo foi finalizado e entregue a alguns colaboradores, surgiram alguns problemas relacionados à segurança, pois os softwares existentes de prevenção de ameaças estavam prejudicando o desempenho do ambiente. Novas soluções foram pesquisadas e implementadas.

Mais uma ampliação

No final de 2020, o sistema teve que ser ampliado e aperfeiçoado no prazo de apenas 45 dias, em razão da incorporação da Credicoonai. Em todas as etapas do processo, desde os primeiros passos arte sua finalização, houve perfeita interação entre a equipe da Credicitrus e os times técnicos das empresas fornecedoras.

Gesiel conclui: “Nossos colaboradores estão utilizando normalmente o ambiente e temos relatos de que o desempenho chega a ser superior ao do desktop tradicional. A parceria com a Dell e as soluções implementadas foram fundamentais para o sucesso dos muitos desafios com que nos deparamos no ano de 2020. Hoje, temos ainda mais confiança nessa parceria, que nos trouxe soluções robustas, em um ambiente estruturado, padronizado, seguro, que nos dá exponencialidade e alta capacidade de apoiar nossa cooperativa em novos desafios”.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: