Um grande avanço na área da inovação

A inauguração do hub de inovação Onovolab powered by Instituto Credicitrus, em Ribeirão Preto, SP, no dia 31 de agosto, é mais uma demonstração da capacidade do cooperativismo realizar coisas grandes, que podem gerar resultados ainda maiores.

Trata-se de um espaço de trabalho colaborativo, conforme explica Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, vice-presidente do Conselho de Administração da Cooperativa e presidente do Instituto Credicitrus: “Esse ambiente foi projetado para conectar empresas e profissionais na criação e no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas e necessidades dos mais variados setores. Ao valorizar a conexão entre seus usuários, possibilitará a troca de experiências e proporcionará muitas oportunidades de negócios”.

A inauguração do empreendimento foi marcada por uma maratona de apresentações durante todo o dia 31, nas quais palestrantes convidados abordaram temas atuais como metaverso, biocurativos, inteligência artificial, sustentabilidade na agropecuária, cooperativismo e transição de carreiras, entre outros. À noite, em cerimônia solene, as diretorias do Instituto Credicitrus e do Onovolab e os membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da Credicitrus recepcionaram cerca de 300 convidados, entre cooperados e dirigentes do Sicoob-SP e de empresas, organizações de ensino e órgãos públicos de Ribeirão Preto.

O Onovolab powered by Instituto Credicitrus é o mais novo marco na trajetória de evolução da Credicitrus, que neste mês completa 39 anos de fundação, bem como do Instituto Credicitrus, que acaba de completar três anos de atividades. “É uma iniciativa que potencializa nosso propósito de construir oportunidades para transformar vidas e proporcionar mais prosperidade aos nossos associados e às comunidades em que atuamos”, completa Maria Tereza.

Uso gratuito em setembro

Durante o mês de setembro, será gratuita a utilização dos espaços do empreendimento. Estes incluem uma grande variedade de estações de trabalho à disposição de empresas, startups, cooperativas, universidades e o agronegócio, entre outras organizações. As opções disponíveis são brevemente descritas a seguir:

Spot Fixo – Nesta modalidade, o usuário pode deixar seus pertences em um spot fixo (ambiente compartilhado com outras organizações).

Spot Rotativo – Para empresas e profissionais que já trabalham no modelo híbrido. Nesta modalidade o usuário não pode deixar seus pertences no local, utilizando os spots rotativos de acordo com a disponibilidade (em ambiente compartilhado com outras organizações).

Salas privativas – Há quatro tamanhos de salas privativas (com período de contrato mínimo de 12 meses), a saber:

  • Sala com 4 posições de trabalho (1 vaga de garagem coberta inclusa);
  • Sala com 12 posições de trabalho (2 vagas de garagem coberta inclusas);
  • Sala com 16 posições de trabalho (3 vagas de garagem coberta inclusas);
  • Sala com 20 posições de trabalho (4 vagas de garagem coberta inclusas).

A partir de outubro de 2022, esses espaços passarão a ser locados e a receita resultante será destinada integralmente aos projetos do Instituto Credicitrus.

Os interessados em utilizar esse ambiente de inovação devem entrar em contato com Ana Flávia, no Onovolab, pelo telefone (11) 98124-8142 ou pelo e-mail ana@onovolab.com.

Facilidades e benefícios

O Onovolab powered by Instituto Credicitrus, que deve gerar 500 novos empregos, está situado na avenida Francisco Junqueira, 1889, na região central de Ribeirão Preto. Ocupa um moderno edifício de quatro andares pertencente à Cooperativa, que teve seu interior totalmente remodelado e redecorado, passando a contar com uma infraestrutura com 356 estações de trabalho, salas de reunião, espaços de convivência, cafeteria, estúdios de gravação de áudio e vídeo e um auditório com 400 lugares.

Anderson Criativo, CEO do Onovolab, qualifica esse novo espaço como “um shopping center de ideias e soluções inovadoras, ou seja, de avanços que geram valor relevante para a sociedade”. Esclarece: “As pessoas e organizações que vierem a ocupar este ambiente, a exemplo do que ocorre nos demais hubs do Onovolab, gozarão de uma série de benefícios como maior visibilidade, acesso a eventos com foco em tecnologia, ciência, cultura e inovação, conexão com startups e outras organizações e, consequentemente, oportunidades de geração de novos negócios”.

O Onovolab é maior centro independente de estímulo e fomento à inovação do Brasil. Foi fundado há quatro anos em São Carlos, SP, onde ocupa uma área construída com mais de 5.000 m2, com operações de mais de 70 startups e parcerias com grandes organizações dentre as quais Lupo, iFood, Magazine Luiza e Votorantim, além da Credicitrus.

Por que hub?

Hub, em inglês, significa eixo. É o elemento central de uma roda ou outro dispositivo giratório, permitindo seu efetivo funcionamento. Em sentido figurado, esse termo passou a ser utilizado como sinônimo de centro agregador e facilitador de uma determinada atividade. É empregado principalmente em informática, designando o equipamento que conecta os computadores de uma rede e possibilita a transmissão de dados entre eles.

Por analogia, um hub de inovação é um ambiente que conecta pessoas e organizações de diferentes áreas de atividade, que busquem ou tenham a oferecer soluções inovadoras para algum problema ou necessidade. Daí podem surgir as soluções mais variadas em produtos, serviços, modelos de negócio, processos e formas de organização, entre outras possibilidades.

Desse modo, um hub de inovação é um ambiente de compartilhamento de ideias criativas, que gera respostas mais rápidas e, portanto, antecipa resultados. Além disso, aproxima profissionais e empresas, possibilitando que realizem negócios entre si.

Inovação aberta gera progresso

A parceria do Instituto Credicitrus com o Onovolab, que levou à criação do Onovolab powered by Instituto Credicitrus, promove o alinhamento do cooperativismo com uma das mais modernas tendências de transformação do mundo dos negócios: a inovação aberta.

A inovação aberta define uma nova abordagem para a pesquisa e desenvolvimento das empresas. Propõe que estas passem a utilizar inovações externas no seu processo de criação de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, compartilhem com outras organizações inovações criadas internamente e não utilizadas em seus negócios.

ESG e capitalismo consciente

Sem trocadilhos, a inovação aberta é uma grande inovação no mundo dos negócios. Ao pregar a cooperação entre profissionais e empresas na criação de produtos e serviços, quebra um paradigma: torna públicas soluções antes desenvolvidas sob rigoroso sigilo.

Essa cooperação proporciona aos envolvidos benefícios como redução de custos, diluição de riscos, geração compartilhada de conhecimento, criação de novos mercados e maior rapidez no lançamento de novidades e na obtenção de resultados.

A inovação aberta é apontada como a face mais promissora do novo capitalismo ou capitalismo consciente. É um conceito fortemente associado aos modernos critérios ESG de sustentabilidade, pois coloca o benefício à sociedade acima do interesse individual característico da competição e da busca pelo maior lucro possível.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: