O sucesso da Credicitrus se baseia em quatro pilares intimamente interligados, que se constituem nos alicerces de sua ética: integridade de propósito (somar forças para gerar prosperidade, transformar vidas e desenvolver a comunidade), que se traduz de forma clara na prática; sólida estrutura de governança, composta por conselheiros com sólida formação e em constante aperfeiçoamento e diretores e gestores capacitados a conduzir com eficácia a execução do planejamento estratégico da Cooperativa; estrito cumprimento às normas regulamentares (compliance); e transparência na comunicação e nas relações com associados e o público em geral.

Conforme acentua Denise Tereza da Silva de Almeida, diretora de Governança, Riscos e Compliance, “ética não é uma qualidade isolada, mas um atributo que deve permear todas as atividades de uma organização. É a manifestação de sua responsabilidade perante a sociedade que serve”. Acrescenta: “É algo que devemos aperfeiçoar a cada dia para assegurar nossa sustentabilidade. Nesse sentido, além das ações empreendidas internamente em sintonia com a moderna agenda ESG, nossa Cooperativa acaba de filiar-se ao Instituto Ethos. É a mais respeitada entidade do país de fomento ao comportamento empresarial socialmente responsável, mantendo vários programas de apoio aos seus associados para que avancem nessa área”.

Instituto Ethos

O Instituto Ethos foi fundado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, com o objetivo de tornar-se um centro de referência em responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável. Para tanto, propunha-se a difundir conhecimento sobre esses temas por meio da troca de experiências entre dirigentes das organizações associadas, bem como a desenvolver instrumentos para que as empresas pudessem avaliar e aperfeiçoar suas práticas de gestão com base em compromissos éticos.

Em seus 24 anos de existência, o Instituto Ethos evoluiu, compondo hoje um ecossistema formado por centenas de empresas de todo o país que, segundo afirma em seu site, “se comprometem a promover uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”.

Vale a pena conhecer em detalhes tudo o que o Instituto Ethos faz. Clique aqui e saiba mais.

>>> Leia também:
Ética: uma vivência

Deixe um comentário