A Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus organizaram, neste ano, por meio da Ação Social Cooperada, dois seminários destinados a beneficiar dirigentes e técnicos de entidades sociais cujos projetos foram apoiados pelas duas cooperativas. Esses eventos, um voltado para a área de educação, outro focalizando boas práticas de gestão, foram idealizados com base na premissa de que, assim como a sustentabilidade e o planejamento são valores fundamentais na condução das atividades das duas cooperativas, o mesmo deve ser esperado das instituições sociais que apoiam. O objetivo é proporcionar às entidades parceiras condições para que sejam cada vez mais efetivas nas suas atividades, em benefício dos segmentos sociais carentes que buscam amparar.
Educação
O Seminário de Educação foi realizado nos dias 6 e 7 de julho, na Escola Sathya Sai, em Ribeirão Preto, reunindo profissionais de 30 entidades, além de jovens assistidos por algumas dessas instituições. O programa incluiu duas palestras, uma sobre a Pedagogia de projetos na Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto, a cargo da Profa Mildren Lopes Wada Duque, outra sobre Princípios e estratégias para mobilizar a construção de uma cidade educadora, a cargo de Rafael Braghiroli e Miriam Miata, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, de Guaíra. O programa ainda incluiu três oficinas temáticas: Arte Educação (a cargo da equipe do projeto ICA, de Mogi Mirim); Aspectos gerais do Transtorno do Espectro do Autismo na intervenção ABA (Dra. Ana Carolina Verzola, da APAE de Bebedouro); Educações ambientais – uma perspectiva holística da educação (pelos biólogos e professores Gustavo Alcântara e Denise Bittencourt, do projeto Arte na Terra, de São Joaquim da Barra). Para completar, a banda JAC Blue, formada por alunos da APAE de Aguaí, apresentou-se durante o almoço no primeiro dia; e no segundo dia, o Grupo Ato, de Bauru, conduziu uma atividade teatral comandada pela Profa. Elisabete Benetti.
Gestão
O Seminário Sustenta Habilidades, idealizado para capacitar dirigentes e técnicos de 40 instituições sociais convidadas para que adotem modernos instrumentos administrativos, foi realizado no Centro de Formação Cooperativista “Leopoldo Pinto Uchôa”, junto à sede da Sicoob Credicitrus, em Bebedouro, SP, nos dias 21 e 22 de setembro. A transmissão de conhecimento ficou a cargo de dois consultores que dão suporte a entidades apoiadas pela Ação Social Cooperada: o arquiteto Takashi Yamauchi, que desde 1975 atua no terceiro setor, é membro da Comissão de Estudo Especial de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e assessor da Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto, SP; e a também arquiteta Mayara de Carvalho Carrasco Proto, mestre em planejamento, gestão e projeto e coordenadora de projetos do Instituto Alarme, do mesmo município. Yamauchi abordou o tema A importância da relação entre terceiro setor e empresas para o desenvolvimento social, enquanto a consultora Mayara discorreu sobre Metodologias e técnicas para elaboração de projetos, tema que aprofundou por meio de oficinas de trabalho, que serão complementadas em 2018 com seminários regionais para elaboração dos planos estratégicos das entidades participantes.
O seminário foi aberto com uma apresentação de música erudita pela Camerata Jovem Beethoven, projeto social de São José do Rio Preto, que em 2017 teve o apoio financeiro das duas cooperativas.
(Camarata Jovem de Beethoven)
Cooperativismo na abertura
Após a apresentação musical, foram feitas apresentações sobre a Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus, o modelo de negócios cooperativo e a Ação Social Cooperada.
Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, membro do Conselho de Administração da Sicoob Credicitrus, acentuou que a educação é o alvo prioritário da Ação Social Cooperada: “… é por meio da educação que se conseguem verdadeiras transformações da realidade. Por isso, devemos valorizar a atuação do terceiro setor. Sem dúvida, não há nada mais emocionante do que verificar que alguém, que teve uma infância difícil e recebeu acolhimento e assistência de qualquer uma das organizações aqui presentes, conseguiu evoluir e ter um bom emprego ou um negócio próprio, coisas que dificilmente teria conquistado se permanecesse em sua situação original”.
Em seguida, o diretor administrativo da Sicoob Credicitrus, Adriano Avanço, acentuou que a preocupação com a boa administração acompanha a Cooperativa desde sua fundação. E complementou: “É importante salientar que essa preocupação também se reflete em nossas ações junto às comunidades em que estamos presentes. Entendemos, nesse sentido, que nossa missão é também contribuir para que as entidades sociais que nossas cooperativas apoiam tenham acesso ao que há de melhor em termos de conhecimento administrativo”.
(Adriano Avanço – Diretor Administrativo da Sicoob Credicitrus)
Finalmente, a gerente de Relacionamento Corporativo da Sicoob Credicitrus, Gláucia Oliveira Perri Santos, proferiu uma breve palestra sobre a importância do modelo de negócios cooperativo para o desenvolvimento econômico e social.