O Instituto Credicitrus incorporou ao seu calendário uma nova data: o Dia de Doar, um movimento criado nos Estados Unidos em 2012, que chegou ao Brasil em 2013 por meio da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e, neste ano, foi celebrado em 29 de novembro em todos os países que aderiram a essa iniciativa.
Além de divulgar a data em seu site, convidando cooperados e demais visitantes a efetuarem doações, o Instituto liderou uma ação de grande repercussão em Ribeirão Preto, SP, envolvendo lideranças do terceiro setor, veículos de comunicação de massa, órgãos dos poderes executivo e legislativo e dirigentes de mais de 100 entidades sociais do município cadastradas para participar da campanha, que se estenderá até o dia 6 de dezembro.
Como base para a campanha, foi criada uma página na internet (https://diadedoarrp.com.br). Essa página traz uma breve descrição de cada entidade cadastrada e sua respectiva chave PIX, por meio da qual podem ser feitas doações de qualquer valor.
“Live” do Dia de Doar
Durante toda a manhã e parte da tarde do dia 29, foi realizado um evento de promoção do Dia de Doar no auditório do Onovolab powered by Instituto Credicitrus, em Ribeirão Preto, transmitido ao vivo pelo Youtube e que está disponível no vídeo abaixo. Participaram líderes do terceiro setor e outras entidades convidadas, autoridades, comunicadores e dirigentes das organizações sociais participantes.
Coordenado por André Rezende, CEO do Núcleo 360 – Grupo de Comunicação, o evento foi realizado por meio de painéis de 15 minutos, cada um com três a quatro entrevistados. As mediadoras dos painéis foram as jornalistas e apresentadoras de TV Adriana Silva (primeira hora), Nianara Brighetti (segunda hora) e Cyane Alem (terceira hora). André Rezende conduziu o painel final.
Representaram a Credicitrus e o Instituto Credicitrus no evento, sendo os entrevistados do painel de abertura, Marcos Lourenço Santin, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente do Instituto, e Walmir Fernandes Segatto, CEO da Cooperativa e vice-presidente do Instituto. Marcos Santin ressaltou que “o cooperativismo é o capitalismo com alma”, tornando naturais iniciativas como o Dia de Doar Ribeirão Preto.
Maria Tereza relembrou que o sétimo princípio do cooperativismo prega a preocupação com as comunidades e, nesse sentido, “o propósito do Instituto é transformar vidas nas localidades em que está presente”. E Walmir Segatto complementou, afirmando que “transformar a sociedade e a vida das pessoas é parte da própria rotina do cooperativismo”.
Celebração mundial
O Dia de Doar é o mais recente desdobramento do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), comemorado na terceira quinta-feira de novembro, sendo a principal data de congraçamento familiar dos Estados Unidos, do Canadá e de vários outros países. A celebração teve origem em 1620, quando imigrantes ingleses festejaram uma colheita farta no estado de Massachusetts, nos EUA, com a participação de índios da região como convidados.
Três séculos e meio mais tarde, nos anos 1990, instituiu-se nos Estados Unidos, como marco inicial das compras natalinas, o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que passou a ser conhecido como Black Friday (Sexta-feira Negra), que chegou ao Brasil em 2010. No início do século XXI, foi instituída uma nova data, logo após a Black Friday: a Cyber Monday (Segunda-feira Digital, em tradução livre), com foco nas vendas pela internet.
Essas duas datas estão fortemente vinculadas ao consumo no comércio varejista, sempre com descontos e promoções especiais. Em 2012, levantou-se uma questão: por que não criar, vinculada ao Dia de Ação de Graças, uma data dedicada à generosidade e à solidariedade? A ideia surgiu no centro de inovação e impacto social do 92nd Street Y, uma organização cultural e comunitária da cidade de Nova York, e deu origem à GivingTuesday (TerçaDeDoar, em tradução livre), que se transformou em um movimento mundial, ao qual têm aderido mais países a cada ano.
Quer saber mais sobre o Instituto Credicitrus? Clique aqui e acesse.