A Credicitrus e as cooperativas financeiras Sicredi Pioneira, de Nova Petrópolis, RS, e Viacredi, de Blumenau, SC, uniram-se em 2020 em uma ação denominada “Diálogos de Intercooperação”, com a parceria da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), materializada em sete webinars, o primeiro levado ao ar em junho do ano passado e o último, em agosto deste ano.

Essa iniciativa foi idealizada porque a intercooperação é o menos praticado dos sete princípios do cooperativismo. Paradoxalmente, afirmam os especialistas, é o que mais tem a contribuir para a expansão e a perenidade desse modelo, desde que as cooperativas rompam o isolamento em que se colocam e passem a enxergar em suas coirmãs, do mesmo e de outros ramos, potenciais parceiras de negócios. A produtividade aumentaria, os custos cairiam e seriam maiores os benefícios para os cooperados e as comunidades em que vivem.

Recorde de visualizações

Nas sete lives, dirigentes das três cooperativas compartilharam conhecimento e experiências sobre questões essenciais para a expansão e consolidação do cooperativismo de crédito no Brasil, como propósito, governança, comunicação, educação e inovação. Walmir Segatto, CEO da Credicitrus, participou dos seis episódios iniciais, e Gledson Gustavo Viana, gerente de Responsabilidade Social, foi o palestrante do sétimo. A série completa de lives permanece gravada no canal da Credicitrus no Youtube, e pode ser acessada pelo link:

Os eventos tiveram um total de visualizações superior a 11 mil, considerado um verdadeiro recorde, atraindo espectadores de todo o Brasil. Em um dos episódios o palestrante Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc) do Banco Central, que deixou uma mensagem forte sobre a importância da intercooperação: “Quanto negócio o cooperativismo faz fora do cooperativismo, mesmo quando existe aquele negócio dentro do cooperativismo”.

Encontro presencial

As discussões prosseguiram no dia 12 de novembro, em um encontro presencial na sede da Credicitrus, em Bebedouro, SP. O objetivo foi alinhar possíveis ações práticas de intercooperação a serem implementadas não só pelas três cooperativas, mas por outras organizações do setor que tenham interesse em somar esforços no mesmo sentido.

Várias ideias foram apresentadas e, dentre todas, ganhou destaque a formulação de um amplo programa nacional conjunto de comunicação com foco na educação cooperativista, para que o propósito, os princípios e valores e os demais diferenciais do cooperativismo sejam compreendidos, praticados e multiplicados. Esse programa deve ser dirigido primordialmente aos colaboradores das cooperativas, que são os principais interlocutores dos cooperados e dos interessados em se associarem.

Participantes do evento

Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira; Sérgio Cadore e Leticia Pasold, respectivamente presidente do Conselho de Administração e gerente de Gente, Cultura e Comunicação da Viacredi; Camila Japp e Silvio Giusti, respectivamente gerente de Projetos na América Latina e consultor da DGRV; e, representando a Credicitrus, Marcos Lourenço Santin e Maria Tereza de Souza Lima Uchôa (presidente e vice-presidente do Conselho de Administração), Walmir Fernandes Segatto (CEO), Denise de Almeida (diretora de Governança, Riscos e Compliance), Marcelo Soares (diretor de Operações), Marcelo Martins (diretor de Tecnologia e Gestão), Gledson Gustavo Viana (gerente de Responsabilidade Social e do Instituto Credicitrus) e os consultores Felipe Camelo e Allen Dupré.

Convidados especiais: Cláudio Halley David Pereira, representando Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, coordenador do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da OCB (CECO); João Francisco Sanchez Tavares (via Zoom), representando o Comitê Executivo de Intercooperação do CECO; e Luis Cláudio G. F. Silva, diretor do portal MundoCoop.

Escrito por alsouzacredicitruscombr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *