O Brasil está entre os países que mais registram vazamento de dados. Cerca de 137,3 mil chaves PIX junto com nomes, CPF e dados bancários de usuários vazaram no ano passado, por exemplo. Números como esses servem de alerta, porém não é só com dados virtuais que você deve se preocupar. Informações pessoais expostas nos pacotes das suas compras on-line e de notas fiscais também devem ser protegidas, principalmente, porque no fim podem parar no lixo e ser acessadas por qualquer um.

Ou seja, caso o consumidor não se atente para o descarte correto destes tipos de embalagens, dados como CPF, endereço e nome completo podem ser facilmente vazados. Nos casos das etiquetas coladas na parte externa dos pacotes, é preciso de cuidado especial na hora do descarte, a fim de evitar o uso dessas informações por fraudadores. E você sabia que este tipo de ação é muito comum e já tem até um nome? Pois é, e se chama Dumpster Diving.

Dumpster Diving é o termo usado para a ação de hackers que vasculhavam o lixo de empresas ou pessoas específicas com o objetivo de descobrir informações relevantes para invadir mais facilmente diversos tipos de sistemas ou levantar informações para realização de fraudes.

Muitos dos dados presentes nas correspondências podem ser usados para a realização de cadastros fraudulentos, clonagem de cartões de crédito, solicitações de empréstimos ilegais e, até mesmo, abertura de contas bancárias.

Além de tudo isso, as informações também podem ser usadas para falsificar documentos e criar uma série de transtornos adicionais, incluindo tentativas de golpes que resultam no roubo de mais informações sensíveis.

E como se proteger?

A orientação vale tanto para as etiquetas de encomendas quanto para qualquer tipo de correspondência recebida. Contas de água, luz, internet, malas diretas de instituições financeiras e, até mesmo, propagandas devem receber o tratamento necessário antes de serem descartadas. Pois, a partir do momento que o seu lixo vai parar na rua, ele está à disposição de qualquer pessoa.

Ainda que não seja tão comum, existem estratégias de segurança caso você queira ou precise adotar: use carimbos, canetas e sprays para apagar nomes, endereços e outras informações impressas em adesivos de caixas de entrega. Outra forma ainda mais simples é usar a boa e velha tesoura, picotar tudo e jogar no lixo.

Luã Cruz, pesquisador do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), lembra que com os dados pessoais sensíveis precisamos de maior proteção, ainda que não apareçam nos pacotes de compras on-line e notas fiscais, como: raça, orientação sexual, data e local de nascimento, telefone, prontuário de saúde etc. Se tiver algum documento que tenha essas informações e precise descartar (como uma receita médica), recorra as dicas acima.

Viu como é possível se proteger do Dumpster Diving? Compartilhe essas dicas com os seus parentes e amigos! E não se esqueça, o Blog Credicitrus tem várias dicas para evitar golpes e fraudes, veja alguns links abaixo.

Fontes: Blog Conviso, DTIBR, Folha.UOL e Canaltech

>>> Leia também:
Estão de olho nas suas informações! Conheça o shoulder surfing
Saiba como evitar fraudes e golpes virtuais
Não caia em golpes! Veja essas dicas da Credicitrus

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: