Empreender é uma das principais formas de melhorar de vida, atender a demandas e contribuir para transformar sua própria realidade. Contudo, saber como começar um negócio de sucesso exige muita cautela, planejamento e dedicação. Por meio de alguns cuidados, você garante que está realizando uma boa escolha na hora de ingressar na vida empreendedora.
Nesse quesito, vale a pena conhecer algumas dicas que podem facilitar sua jornada e evitar problemas recorrentes. Isso permite encontrar boas áreas para empreender, além de considerar suas habilidades pessoais nessa escolha tão importante.
O que é preciso para abrir um negócio?
Abrir uma empresa é uma ótima opção para conquistar realização profissional e ter maior qualidade de vida, principalmente, por poder gerenciar o seu próprio tempo. Para isso, existem algumas boas práticas que podem ajudar.
Por exemplo, escolher uma atividade de que você goste é uma alternativa interessante. Afinal, você terá contato diário com o assunto e precisa estar por dentro das novidades. Além disso, é preciso fazer um planejamento para entender como divulgar a empresa, fidelizar a clientela, fazer a gestão financeira e outros pontos relevantes.
Vale também ter atenção aos documentos necessários para abrir a empresa. Entre os principais estão:
- documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento (ou casamento) e comprovante de endereço;
- documentos da futura empresa, como comprovante de endereço no qual a empresa funcionará e descrição das atividades que serão realizadas.
Caso enfrente alguma dificuldade com esse ponto, vale procurar um profissional contábil para auxiliar na abertura. Há também a opção de consultar a associação comercial da sua cidade. Algumas oferecem suporte na abertura da empresa.
Quais são os benefícios de empreender?
Ao escolher trilhar a sua jornada empreendedora, você pode usufruir de diversos benefícios que vão dar sentido à caminhada. Há, obviamente, desafios também, como em qualquer profissão. Mas, com planejamento e suporte fica mais fácil superá-los. Destacamos as vantagens de empreender, a seguir. Confira!
Trabalhe com o que gosta
O empreendedorismo oferece a chance de trabalhar em uma atividade que proporciona prazer e satisfação. Por exemplo, você pode observar suas paixões ao escolher um segmento para atuar.
Isso vai gerar maior motivação e facilidade na hora de entender quais são os melhores caminhos a seguir. Porém, vale fazer uma pesquisa prévia para entender o cenário e conseguir bons resultados no nicho que for selecionado.
Tenha flexibilidade
Na jornada empreendedora, você terá que trabalhar bastante, isso é claro. Entretanto, também pode aproveitar o fato de ser o dono do estabelecimento para definir que horários vai trabalhar, o formato de trabalho (presencial ou home office) e outros fatores.
Isso gera uma flexibilidade incrível e aquela sensação de liberdade indescritível. Além disso, ao formar uma boa equipe, você consegue dividir as responsabilidades e delegar tarefas para que os colaboradores as executem.
Aumente sua autonomia
Em muitas profissões, a autonomia pode não ser uma realidade. Por exemplo, é possível que você veja uma solução para um potencial problema, mas o seu superior não concorde e, consequentemente, não considere sua sugestão na tomada de decisão.
Ao ser o dono da empresa, a tomada de decisão é sua. Porém, caso tenha uma equipe, vale contar com as sugestões para ter uma visão mais ampla das possibilidades. Isso vai ajudar a colocar a empresa no melhor caminho possível.
Aprenda com o tempo
Ao escolher empreender, você tomará decisões certas e erradas. Vale comemorar as atitudes corretas e aprender com as erradas. Isso vai tornar o seu negócio cada vez mais competitivo no mercado.
Com o tempo e a experiência adquirida, você saberá exatamente quais são as oportunidades de mercado e o que pode fazer para se diferenciar da concorrência e aumentar os lucros do seu estabelecimento.
Cresça profissionalmente
Outro benefício que você pode ter ao optar por abrir um negócio é o crescimento profissional e pessoal. Com uma boa gestão do seu empreendimento, as chances de alcançar sucesso na sua carreira são bem elevadas.
Isso pode gerar satisfação pessoal e profissional, melhora na qualidade de vida e no bem-estar e melhores condições para você e sua família. Portanto, o empreendedorismo oferece uma ótima alternativa para quem deseja construir uma carreira de sucesso.
Quais são os tipos de negócio?
Agora que você já sabe quais são os benefícios de empreender, o próximo passo é compreender quais são os tipos de negócio interessantes e que podem trazer bons resultados. Entre eles estão:
- negócios físicos: esses são os mais tradicionais e contam com atendimento presencial, como mercados, lojas físicas, padaria, salão de beleza, restaurante, livraria, entre outros;
- negócios digitais: esse tipo de negócio vem ganhando espaço e funciona por meio das vendas online. Entre os principais estão os e-commerce, escolas virtuais, serviços de marketing digital, entre outros.
Vale avaliar o capital disponível e entender qual é o tipo mais adequado conforme as suas habilidades e dinheiro disponível para iniciar. Contar com um empréstimo para tirar os sonhos do papel também pode ser interessante. No entanto, invista em um planejamento para não passar por apertos.
Quais ideias de negócio para quem quer iniciar?
Para ter sucesso em um empreendimento, não existem áreas boas ou ruins de maneira geral. Mesmo os nichos mais competitivos ainda apresentam espaço para que você possa se desenvolver.
Entretanto, vale a pena considerar áreas que ainda não apresentam uma competição acirrada ou alto grau de desenvolvimento das empresas que já atuam nesse meio. Por isso, negócios digitais, de maneira ampla, geralmente apresentam ótimas oportunidades, seja por meio da criação de blogs, e-commerces, prestação de serviços, consultorias ou demais atividades dessa natureza.
Já para quem tem experiência na área da saúde, essa também é uma excelente aposta. Desde itens de cuidados pessoais, suplementos alimentares, cuidados com as crianças, maternidade, enfim, há diversas oportunidades para explorar tanto no meio físico quanto no digital.
Por fim, o mercado de pets também está chamando bastante atenção por conta de boas margens de lucro e de uma alta demanda para os cuidados com cães e gatos, principalmente. Nesse mercado, destacam-se as soluções para alimentação animal, acessórios, pet shops, hotéis para cães e demais serviços focados no bem-estar dos pets.
Como conseguir o capital inicial?
Para iniciar uma empresa, é necessário contar com um bom capital inicial, tendo em vista que muitas despesas são realizadas antes de abrir as portas do seu negócio. Veja, a seguir, quais as principais formas de obter recursos.
Utilize capital próprio
O caminho mais comum é utilizar recursos próprios, como provenientes de uma poupança, da venda de algum bem, de uma herança ou qualquer outro montante que seja grande suficiente para alavancar suas operações.
O lado positivo de escolher essa modalidade é que você não depende de terceiros para colocar suas atividades em movimento, além de deter 100% dos retornos dessa atividade. Já o lado negativo é que você está assumindo todo o risco referente ao negócio. Assim, caso algo não siga como o planejado, é sua responsabilidade arcar com algum desembolso.
Faça um empréstimo
O empréstimo é uma alternativa bastante utilizada para alavancar algum empreendimento. Isso significa que mesmo quem não dispõe de recursos próprios pode empreender e tirar suas ideias do papel.
A vantagem dessa modalidade é que você pode iniciar um projeto sem ter de comprometer a sua renda atual para dar andamento à empresa, mas isso demanda um bom planejamento para evitar o atraso e demais problemas com o pagamento desse valor.
Use seu crédito pessoal
Outra alternativa é recorrer ao empréstimo pessoal. Essa modalidade permite que você tenha limite personalizado e um prazo de pagamento mais flexível. Na Credicitrus, por exemplo, você conta com até 5 anos para pagar e a primeira parcela deve ser paga com até 90 dias de carência, oferecendo o tempo necessário para organizar o seu negócio.
Nessa modalidade, você tem mais flexibilidade para a contratação. Já os pontos de atenção com essa modalidade envolvem uma boa gestão financeira para evitar o atraso das parcelas.
Busque investidores
Existe ainda outra oportunidade que é a busca por investidores. Nesse caso, você pode convidar amigos, colegas, investidores-anjos e qualquer outra pessoa que acredite em suas ideias para o empreendimento.
O lado positivo dessa escolha é que se compartilha os riscos dessa operação, tendo em vista que o investidor está tornando-se um sócio da empresa. Já o lado negativo exige que você conceda uma parcela de sua corporação para terceiros, diminuindo o montante de lucro que o negócio pode gerar.
Entendeu como começar um negócio exige planejamento e organização para ter sucesso? Ao determinar as prioridades e condições do seu projeto, fica ainda mais fácil estabelecer qual caminho seguir. Portanto, não deixe de colocar suas ideias no papel, listar custos, estabelecer metas e definir prazos para iniciar cada fase de desenvolvimento da sua empresa.
Curtiu nosso post? Então deixe um comentário e compartilhe conosco e com os demais visitantes da página quais são os principais desafios que você está enfrentando na hora de empreender.