O que é seguro empresarial e por que contratar um?

Para que uma empresa tenha mais controle sobre seus recursos, fazer uma boa gestão é indispensável. Essa ação não inclui somente cuidar de rendimentos e receitas, mas garantir que todo o patrimônio esteja protegido. Por isso, contratar um seguro empresarial é indispensável para qualquer tipo de negócio.

Com ele, há menos exposição a riscos, imprevistos e até mesmo perdas significativas, tanto financeiras quanto materiais. Existem diferentes tipos de coberturas e operações, o que faz com que você possa escolher a melhor opção, de acordo com a situação e as condições da organização. Só benefícios, não é mesmo? Mas acredite, é possível ganhar ainda mais com a contratação.

Quer se aprofundar no assunto e descobrir mais sobre o que um seguro empresarial oferece? Continue a leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

O que é seguro empresarial?

O papel do seguro empresarial é garantir ressarcimento por perdas ou danos materiais, caso algum incidente registrado em contrato aconteça. Nada mais é do que um recurso utilizado para proteção patrimonial, que abrange eventos e serviços como:

• incêndios;

• explosões;

• desastres naturais (por exemplo, quedas de raios e alagamentos por chuvas fortes);

• danos elétricos;

• roubo;

• chaveiro;

• reparos hidráulicos;

• reparos elétricos, entre outros.

O seguro oferece proteção de acordo com as necessidades da empresa interessada. E, caso a cobertura ainda não inclua tudo, as operadoras oferecem serviços adicionais para que o contratante fique satisfeito.

Algumas das condições específicas que nem sempre estão inclusas, mas podem fazer parte do contrato, são furto qualificado, indenização a terceiros por danos de responsabilidade civil ou garantia de fundos em caso de interrupção de atividades. Há, ainda seguros exclusivos direcionados para certos setores.

Alguns exemplos são empresas que têm um trabalho muito específico, como é o caso de clínicas médicas ou pet shops. Então, fique tranquilo, porque com certeza você conseguirá a cobertura que precisa.

E, se ainda tiver dúvidas a respeito do que contratar, as instituições que trabalham com seguros contam com profissionais que farão uma análise completa do negócio. Além de identificar os itens que não podem ficar de fora do contrato de maneira alguma, os profissionais ainda farão sugestões pontuais sobre o que acrescentar.

Como o seguro empresarial funciona?

O funcionamento de um seguro empresarial é muito simples. Ele é similar ao de outros seguros. Ou seja, a empresa é colocada como segurada do contrato, que é totalmente garantido pela seguradora.

A partir desse momento, a empresa fica imediatamente protegida. Quando acontece um caso de sinistro, a seguradora deve ser acionada e, assim, entra em ação para reparar danos e prejuízos e contribuir para que a empresa não pare de funcionar.

Em geral, as seguradoras ficam disponíveis 24 horas por dia. Até porque não há como prever quando algo vai acontecer, sem dizer que esse trabalho contínuo aumenta o custo-benefício da contratação e assegura mais uma vantagem para a companhia.

Quais são os tipos existentes de seguro empresarial?

Veja só alguns exemplos entre os que são comuns na hora da contratação!

Seguro empresarial para estrutura física

Esse tipo de seguro resguarda, principalmente, a estrutura física. Ele cobre qualquer tipo de dano material e referente à infraestrutura do negócio, e é o mais procurado por todos os tipos de empresa.

Seguro empresarial de responsabilidade civil

Aqui, o seguro classificado como geral resguarda os recursos financeiros do patrimônio, caso a empresa seja responsabilizada por possíveis danos.

Já o seguro classificado como profissional pode ser contratado individual ou coletivamente. Ele cobre casos de erros sem intenção, tanto para equipes quanto para cargos administrativos.

Por fim, o seguro de obras é o que entra em cena quando algum acidente acontece em projetos ou obras. Muitas opções, não é mesmo?

Seguro para estagiários

A Lei nº. 11.788/2008 obriga a empresa a proteger seus estagiários. Sua cobertura é exclusivamente direcionada a acidentes pessoais, mas é possível incluir os estagiários em seguros de vida em grupo para diminuir custos.

Seguro de vida empresarial

Vale a pena oferecer um seguro de vida a seus colaboradores. Ele pode ser contratado em grupo, o que é muito mais vantajoso, além de proteger todos os trabalhadores nas mais diversas situações de risco.

Seguro de transporte de cargas

O seguro de transporte de cargas atua contra danos físicos e perdas a mercadorias transportadas. Há também um seguro especial para frotas, caso a sua empresa seja a própria transportadora. Os meios de transporte que passam pela cobertura são vários: trens, aeronaves, correios, caminhões, entre outros.

Quais são as vantagens de contratar um seguro empresarial?

Ainda precisa de mais algumas vantagens sobre o seguro empresarial? Não se preocupe, aqui está uma lista com as principais para que você entenda, na prática, por que contratá-lo o quanto antes.

Flexibilidade das coberturas

Como você viu, as coberturas são variadas, e ainda é possível adicionar mais itens conforme as suas necessidades. Inclusive, as alterações podem ser realizadas conforme a empresa cresce.

Proteção da empresa como um todo

Não é apenas um setor ou um departamento que entra para o contrato. Pelo contrário, a empresa fica protegida como um todo, afinal, o que acontece em apenas uma área pode afetar todo o restante do trabalho, e evitar que isso aconteça é essencial.

Economia de tempo e dinheiro

Há reembolso em caso de danos resultantes de incidentes que fazem parte da cobertura. Com isso, o negócio se reestrutura mais rápido sem prejuízos expressivos, que poderiam interferir em outros projetos da empresa e prejudicar a receita a curto e longo prazo.

Profissionais capacitados

Os profissionais que atuam na cobertura do seguro, da venda ao acionamento, são totalmente capacitados para lidar com as mais diversas situações. O que ajuda empresários e empreendedores a terem mais calma mediante situações preocupantes e emergenciais.

Apoio especializado

Toda a assistência prestada é especializada para que o patrimônio permaneça protegido dos mais diversos danos e riscos. Ou seja, não importa o problema, ele será resolvido com excelência.

Foco no core business

O seguro empresarial também é contratado de acordo com a atividade principal do negócio, seu core business. Então, necessidades específicas são atendidas conforme exigências mais detalhadas.

Por que é importante que a empresa esteja segurada?

Não dá para negar: abrir uma empresa envolve uma série de investimentos altos. É preciso contratar profissionais qualificados, divulgar o negócio, melhorar a infraestrutura, registrar a marca e ainda pagar pela documentação que regulariza a atividade.

A burocracia é grande e nem sempre o retorno vem tão rápido quanto o desejado, porque o caminho para a valorização no mercado é desafiador. E com tanto trabalho, sofrer um sinistro que coloca tudo isso a perder é algo muito preocupante.

Um simples curto-circuito pode trazer perda total a computadores, repletos de documentos importantes que serão perdidos. Esse é apenas um exemplo simples, para que você possa mensurar a perda de bens, e entenda a importância do seguro empresarial.

Quem está protegido consegue amenizar prejuízos e consegue se recuperar muito mais rápido, com um respaldo especializado e preparado.

O que considerar para contratar um seguro empresarial?

Muita gente considera o preço do seguro empresarial em primeiro lugar. De fato, essa é uma característica importante a ser observada. Contratar esse serviço deve ser visto com um investimento positivo; e o custo-benefício faz toda a diferença!

Analise as coberturas oferecidas

Mas não observe apenas isso. Leve em conta, também, as diferentes coberturas oferecidas e quais são os adicionais disponíveis caso você precise de algum. Confira como é o atendimento prestado e a reputação da seguradora, para fazer uma boa contratação.

Observe se há equipe especializada

Não se esqueça de ler, com muita atenção, o que fica determinado em contrato. Aproveite que a seguradora conta com profissionais especializados e tire todas as suas dúvidas antes de efetivar a contratação.

Veja a documentação necessária com a seguradora

Lembre-se de que essa contratação só pode ser realizada por pessoas jurídicas. Dessa forma, você deve ter toda a documentação da empresa em dia. Ela será analisada pela seguradora, inclusive para verificar questões de risco que definirão o valor da apólice.

Confira ainda o período de vigência

Por último, tenha em mente que o seguro tem um período de vigência. Quando ele terminar, precisará ser renovado com um novo prazo de vencimento, para que a proteção continue garantida, certo?

Viu só como o seguro empresarial é indispensável para o desenvolvimento de seu negócio? Ele é essencial para a saúde financeira do empreendimento e para a segurança de todos os colaboradores. Ainda permite que o negócio continue a funcionar mesmo diante de algum imprevisto, sem maiores prejuízos financeiros. Então, agora que você já está por dentro de sua importância e sabe o que priorizar para a contratação, é hora de fazer esse investimento e proteger seu patrimônio.

A Credicitrus tem um portfólio de seguros completo para você, com linhas específicas para atender às mais variadas necessidades. Então, não perca tempo e conheça nossas coberturas!

Ou assista ao vídeo abaixo e conheça outros tipos de seguros que temos para você:

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: