O início do ano agrícola 2022/23 requer atenção dos produtores rurais, por isso é recomendável realizar o planejamento financeiro para que a safra seja um pouco mais previsível. Embora várias commodities venham mantendo cotações elevadas no mercado internacional, os custos de produção estão sendo pressionados por diferentes fatores de ordem política e econômica, dentre os quais se destacam a elevação dos preços do petróleo, os efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e o câmbio.
>>> Leia também: Plano Safra – Credicitrus oferece amplo portfólio de crédito para agropecuária
O planejamento financeiro é recomendado pelo engenheiro agrônomo Marcos Bianconcini Teixeira Mendes, analista sênior da equipe especializada em agronegócio da Credicitrus. Ele enfatiza: “É preciso pesar cuidadosamente as oportunidades e os riscos presentes no atual cenário econômico nacional e mundial”. Acrescenta: “Nessa tarefa, o cooperado pode contar com o apoio da equipe profissional da Credicitrus”.
Cuidados recomendados para o planejamento financeiro
O planejamento financeiro da safra deve prever, segundo Marcos, pelo menos cinco providências: estimar custos, ajustar a tecnologia, prever a margem de lucro, adotar mecanismo de proteção dos preços e contratar seguros. Veja a seguir cada tópico detalhado.
Estimativa de custos
Devem ser estimados, em especial, os custos de insumos como os fertilizantes, os defensivos agrícolas e o óleo diesel, cujos preços são baseados na cotação do dólar, que se mantém acima dos R$ 5,00. No caso dos fertilizantes, o Brasil tem procurado atenuar os efeitos que o conflito entre Rússia e Ucrânia poderia ter sobre sua oferta, aumentando a importação de matérias-primas para sua produção. No entanto, os preços permanecem em patamar elevado e algumas regiões correm o risco de receber o insumo com atraso, em razão de problemas logísticos.
Ajustamento da tecnologia
O uso da tecnologia deve ser ajustado aos níveis de produção e produtividade desejados. Com a elevação dos custos, a adequada análise de solo e recomendação de adubação e calagem pode diminuir a quantidade de fertilizantes utilizados, substituindo fórmulas comerciais. O manejo integrado de pragas e doenças é um método de monitoramento que reduz a utilização de defensivos que, além de reduzir custos é benéfica ao meio ambiente. Outro exemplo seria o uso da mecanização adequada à cada cultura, com velocidades de plantio e aplicação ajustados para maximizar a eficiência. Além disso, podemos citar o uso da Agricultura de Precisão (AP), que monitora as áreas de solo que efetivamente precisam de corretivos e fertilizantes. E não podemos esquecer da irrigação que também é muito importante, principalmente, devido às grandes variações climáticas.
Previsão de margem de lucro
É necessária à preservação da capacidade competitiva da propriedade. Ou seja, o produtor precisa saber qual é o valor mínimo que ele precisa receber com a venda de sua safra para cobrir os custos de produção e a manutenção familiar. Estabelecido esse valor, define-se a margem de lucro mínima desejada de maneira que haja ganho real na atividade e possibilite novos investimentos e crescimento. O que for possível obter de resultado acima do mínimo é um adicional e deve ser comemorado.
Proteção dos preços
Os produtores de commodities, acentua Marcos, podem recorrer a operações de mercado futuro e “travas” de preços por meio de contratos de vendas antecipadas, “pensando não em maximizar o lucro, mas em garantir um mínimo de lucro”. Lembra, porém, que para as demais culturas não existem esses mecanismos, o que requer uma apurada gestão do custo de produção. Nesse caso, aconselha: “Comprar na hora certa e gerenciar o fluxo de caixa da propriedade são duas medidas que podem fazer grande diferença nas contas do produtor”.
Seguro rural
Por fim, considerando o clima instável dos últimos anos, Marcos considera fundamental a contratação de seguros rurais, principalmente na agricultura. Adverte: “Apesar de os produtores usualmente considerarem o seguro como uma despesa extra, este deveria estar sempre incorporado ao custo de produção. Existem diversas modalidades disponíveis atualmente no mercado nacional, e a Credicitrus pode orientar quanto à melhor opção para cada situação ou necessidade”.
Clique aqui e conheça as soluções que a Credicitrus tem para a sua produção.
Assista ao vídeo abaixo e veja também um bate-papo super bacana sobre sucessão familiar no agronegócio: