Na hora de escolher uma instituição financeira para concentrar suas movimentações, é normal ter dúvidas com tantas alternativas disponíveis no mercado. Por isso, vale a pena entender qual a diferença entre banco e cooperativa de crédito.
O que são instituições financeiras?
As instituições financeiras são organizações que oferecem serviços ligados a empréstimos, investimentos, pagamentos, entre outros produtos e serviços financeiros. Elas podem incluir bancos, cooperativas de crédito, empresas de financiamento, empresas de seguros, empresas de investimento e corretores, por exemplo.
Essas instituições ajudam a gerenciar e redistribuir o dinheiro entre consumidores, empresas e governos, atendendo à necessidade de liquidez e remunerando seus clientes pelos investimentos. Elas também podem fornecer serviços de consultoria financeira e disponibilizar ferramentas e demais recursos que consideram convenientes para o público.
Quais são os principais tipos de instituições financeiras?
Existem diversos tipos de instituições financeiras no mercado brasileiro, as quais se distinguem por suas características, objetivos de negócio, gestão de recursos e serviços oferecidos. Veja, a seguir, os principais tipos de instituições que existem.
Bancos comerciais
Os bancos comerciais são instituições que oferecem serviços bancários (tais como empréstimos, conta corrente, pagamentos, cartões de crédito, entre outros produtos) a empresas, organizações e indivíduos.
Suas atividades ajudam a movimentar o fluxo de dinheiro na economia, financiando empresas e fomentando a atividade produtiva. Os bancos também disponibilizam serviços financeiros que permitem que as pessoas façam transações seguras. Além disso, oferecem uma variedade de serviços específicos, como investimentos, planejamento financeiro etc.
Cooperativa de crédito
Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira que atua como um intermediário entre os associados da cooperativa, para facilitar a concessão de empréstimos, financiamentos, aplicações em investimentos etc. Esse tipo de instituição também oferece todos os serviços e produtos bancários, como conta corrente, cartões de crédito, seguros, consórcios, dentre outros, para otimizar a gestão financeira dos cooperados.
As cooperativas de crédito também podem ser classificadas em dois grandes grupos, divididas em cooperativas com livre admissão ou exclusivas para determinados setores ou atividades. Nesse quesito, uma cooperativa de livre admissão permite que qualquer membro da sociedade possa se tornar um cooperado.
Por não visarem lucro, as cooperativas – de uma maneira geral – conseguem fornecer produtos e serviços financeiros com condições diferenciadas, visto que o objetivo é oferecer um atendimento em excelência para os seus cooperados. Além disso, algumas dessas instituições, como no caso da Credicitrus, também têm a possibilidade de distribuir sobras entre os cooperados ao final de cada exercício.
Bancos de investimentos
Como o próprio nome sugere, é uma instituição financeira que oferece serviços dessa natureza aos seus clientes. Eles incluem aconselhamento financeiro, assessoria de investimentos, gestão de ativos, emissão de títulos, negociação, entre outros.
Isso pode ser feito por meio da aquisição de ativos reais, como fundos de investimentos, ações e títulos. Além disso, algumas instituições também auxiliam os seus clientes na realização de operações financeiras complexas, como a fusão e aquisição de empresas.
Corretoras de investimento
Uma corretora é uma empresa que serve como intermediária entre compradores e vendedores de diversos ativos financeiros, como ações, títulos, derivativos, fundos mútuos e commodities. Ela fornece assessoria de investimento, financiamento, pesquisa de mercado e outros recursos relacionados à negociação de ativos.
Suas principais atividades incluem a abertura de contas para os seus clientes, a execução de operações de compra e venda de ativos, a realização de análises de mercado e o fornecimento de informações sobre os preços dos ativos negociados.
Companhias de seguros
Já as companhias de seguros atuam no mercado financeiro, através da emissão de apólices de seguros para indivíduos e empresas e, em caso de sinistros, cumpre com os termos de indenização previstos na apólice. Elas são fundamentais para gerar segurança financeira, pois permitem que as pessoas e empresas se protejam de perdas inesperadas.
Também possibilitam aos segurados receber indenizações em perdas devido a acidentes ou outros eventos. Muitas dessas companhias também possuem parceria com outros tipos de instituições financeiras, que atuam como corretores.
Qual é a diferença entre banco e cooperativa de crédito?
De uma forma geral, os bancos oferecem serviços financeiros cobrando tarifas e taxas com o intuito de aumentar a lucratividade. Já as cooperativas oferecem os mesmos serviços financeiros para os seus cooperados, porém como não visam o lucro, conseguem aplicar taxas mais atrativas e produtos que realmente sejam interessantes para os seus associados. Além de tudo isso, as cooperativas estão atentas ao desenvolvimento das comunidades onde estão presentes.
Como a cooperativa de crédito funciona?
A cooperativa de crédito funciona como uma instituição financeira focada em oferecer produtos e serviços que ajudem os seus cooperados a colocar em ação os seus planos financeiros e os da sua empresa.
Ao ingressar em uma cooperativa de crédito é necessário adquirir cotas de capital de acordo com o mínimo estatutário. Com isso, você se torna um “proprietário do negócio”, tendo direito a votar em decisões que afetam a cooperativa (nas assembleias gerais) e ainda receber benefícios especiais, como:
- Juros ao capital integralizado;
- Possibilidade de receber o rateio anual de sobras, de acordo com a quantidade de capital social integralizado.
Quais são as vantagens de escolher uma cooperativa de crédito?
Taxas mais baixas
As cooperativas de crédito tendem a ter taxas e tarifas mais baixas do que os bancos tradicionais, permitindo que os cooperados economizem dinheiro ao usar seus serviços e produtos financeiros.
Produtos e serviços personalizados
As cooperativas de crédito têm mais flexibilidade para oferecer produtos e serviços personalizados de forma que atenda as necessidades específicas dos seus cooperados. Isso porque elas são instituições que trabalham em conjunto com seus membros, o que faz com que todos tenham interesse na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Segurança financeira
Assim como os bancos, as cooperativas de crédito são reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e têm fundo garantidor específico para proteger os depósitos dos seus associados. No caso dos investimentos, vários deles têm garantia do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) até R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ (exceto o portfólio de fundos de investimento e o Tesouro Direto, que não possuem garantia do FGCoop – assim como os bancos tradicionais).
Como se tornar um cooperado?
Quer contar com todos os benefícios de fazer parte de uma cooperativa de crédito de livre admissão? Então, basta associar-se à Credicitrus. Além da facilidade em realizar o processo de maneira digital, você conta com todas as inovações de uma instituição financeira sólida e que contribui para o desenvolvimento dos seus cooperados e das comunidades onde está presente. Mas se preferir, também pode procurar a agência mais próxima (veja aqui) e se associar presencialmente.
Entendeu qual é a diferença entre banco e cooperativa de crédito? Quer se tornar um cooperado? Então, entre em contato conosco agora mesmo e associe-se!