O que é consórcio, como funciona e por que vale a pena fazer?

O consórcio é para você que está elaborando um plano que estimula o consumo responsável e a disciplina em poupar recursos. Por isso, entender o que é consórcio permite conhecer essa alternativa que está ganhando cada vez mais adeptos. Com diversas facilidades e livre dos custos com juros, o consórcio pode ser uma excelente forma de tirar seus planos do papel.

Enquanto outras modalidades de obtenção de recursos podem ser um pouco mais burocráticas, além de incidirem taxas de juros crescentes, o consórcio oferece uma forma diferente de concretizar seus projetos. Se você quer saber mais sobre como funciona essa opção e se ela é adequada para o seu perfil, continue a leitura e confira nosso post!

O que é o consórcio?

Ele é um sistema que permite a aquisição programada de bens com isenção de juros e taxas reduzidas. Reunidos em grupos, os consorciados garantem, por meio do autofinanciamento, a soma dos valores necessários para a contemplação dos demais participantes do grupo.

Para definir as regras do consórcio é elaborado um contrato com o objeto de referência, parcelas, prazos e outros detalhes como a taxa de administração, que corresponde a um percentual do valor da carta vigente, dividida pelo número de meses de duração do grupo. Essa taxa é destinada à administradora para a manutenção dos grupos.

Nesta modalidade, há também o fundo de reserva que serve para custear as despesas e honorários advocatícios e pode ser devolvido ao consorciado no encerramento do grupo.

Veja como você é contemplado

Por meio do sorteio são definidos quais indivíduos do grupo vão ter acesso à carta de crédito para comprar o bem objeto do consórcio. Eles acontecem de acordo com o montante disponível na conta do grupo e, até o fim do prazo, todos os indivíduos são sorteados.

Outro ponto importante a ser destacado é a possibilidade de efetuar lances. Por meio deles, é possível antecipar a contemplação. Para isso, os indivíduos podem fazer uma oferta de antecipação de parcelas para conseguir a carta de crédito antes do prazo.

Consórcio para pessoa física

O consórcio para pessoa física pode ser utilizado para diversos fins. Por exemplo, é viável utilizar essa modalidade de crédito para comprar imóveis residenciais, carros, caminhões e até mesmo serviços, como viagens, pagamento de formaturas e cirurgias estéticas.

Portanto, essa é uma das possibilidades para fazer as aquisições e atingir as metas que você estabeleceu. Além do consórcio para pessoa física, há também os destinados a empresas. Confira mais abaixo.

Consórcio para pessoas jurídicas

Se você tem planos para expandir sua empresa, saiba que essa é uma das opções de crédito disponíveis. Por meio dele, vários negócios se juntam para adquirir algum item fundamental para dar continuidade nos planos traçados.

Por exemplo, esse tipo de consórcio pode ser usado para a compra de maquinários e equipamentos fundamentais à empresa, para expandir a frota e garantir agilidade na logística e até para compra de imóveis comerciais. Portanto, se você está com planos para o seu negócio e precisa de capital, essa alternativa pode ser interessante.

Quais as vantagens dos consórcios?

Veja, a seguir, quais as vantagens de optar por um consórcio:

• Menor custo de aquisição – sem juros;

• Meio disciplinador de economia – poupança;

• Atualização de patrimônio – facilidade de compra;

• Quitação de financiamento existente – lances;

• Financiamento de 100% do bem – sem entrada;

• Possibilidade de desconto na compra – pagamento à vista.

Poder de compra

Os consórcios passam por atualização monetária. E as empresas administradoras de consórcio utilizam o recurso aplicado nos grupos para efetuar investimentos desse capital, de modo que o rendimento produz um montante suficiente para superar a perda de valor que a inflação causa. Com isso, há garantias de que desde a aquisição do consórcio até o momento da contemplação, seu dinheiro terá mantido o poder de compra.

Isso é especialmente importante para valores mais altos e que foram contratados com o objetivo de financiar grandes projetos. Portanto, a atualização monetária é um aspecto essencial desse formato.

Segurança

A administradora de consórcio é autorizada pelo Banco Central para efetuar a criação de seus grupos. Isso significa que as atividades são supervisionadas e acompanhadas por essa entidade para oferecer mais eficiência e solidez aos contratantes dessa modalidade.

Além disso, a relação entre consorciado e administradora está sujeita ao Código de Defesa do Consumidor, que garante a proteção legal dos seus interesses.

Investimento sem entrada

Outro importante diferencial se refere a possibilidade de efetuar a contratação sem a necessidade de efetuar o pagamento de uma entrada. Isso significa que após a contratação, você precisa apenas custear as parcelas mensais que são emitidas pela administradora. Além disso, caso você conte com um bom dinheiro é possível efetuar grandes lances e ser contemplado de maneira adiantada.

Possibilidade de expandir em tempos de crise

Como o pagamento do consórcio é diluído em um bom período, as parcelas não pesam no seu orçamento. Desse modo, é possível manter as parcelas e ainda utilizar o valor da contemplação para expandir os seus projetos em momentos de crise.

Possibilidade de antecipar o pagamento

O oferecimento de lances é uma maneira de antecipar o pagamento e chegar mais cedo a sua contemplação. Esse tipo de abordagem é permitida e varia conforme as diretrizes estabelecidas em cada contrato.

Isso significa que existe uma boa chance de alcançar o recurso que você precisa sem ter de esperar o final do prazo para a contratação. Os lances são usados para reduzir o valor das parcelas ou o tempo de pagamento.

Criação de poupança obrigatória

Uma importante vantagem do consórcio é que ele contribui para a sua organização financeira por meio de uma poupança compulsória. Isso significa que as parcelas mensais podem ser encaradas como uma obrigação e isso ajuda a melhorar sua disciplina financeira. Por isso, caso você tenha grandes dificuldades para organizar suas contas, vale considerar a contratação de um consórcio.

Como a Credicitrus pode ajudar?

Está planejando utilizar o consórcio para você ou sua empresa? Saiba que a Credicitrus pode ajudar. Por meio da nossa solução é possível adquirir automóveis, imóveis, serviços importantes para você ou sua empresa, implementos agrícolas, semoventes e caminhões, além de outros bens móveis duráveis.

Ainda é possível aproveitar todas as vantagens que essa modalidade de crédito pode te proporcionar. Portanto, vale a pena contar com a nossa ajuda e parceria para dar andamento em seus planos.

Entendeu o que é consórcio e como ele pode ajudar com seus objetivos, tanto pessoais, quanto empresariais? Ao contar com essa alternativa você consegue melhorar seu planejamento e usufruir de todos os benefícios que citamos ao longo deste artigo. Portanto, vale considerar essa modalidade de crédito para atingir seus objetivos.

Se já é cooperado, acesse o App Sicoob, menu lateral, consórcios, escolha a categoria que faz sentido para você e faça já a sua simulação.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: