Independentemente do tamanho do negócio, o fato é que uma empresa precisa de dinheiro para realizar suas operações e se estabelecer no mercado.

A partir de um planejamento financeiro, é possível perceber em que áreas os recursos se fazem necessários. Para isso, o crédito de cooperativas financeiras é uma excelente forma de obter esses recursos.

A linha de crédito entra nesse contexto como um meio de iniciar ou crescer um negócio. Ou até mesmo de pagar dívidas. A Credicitrus vai falar hoje sobre o conceito de linha de crédito, ressaltando dicas para conseguir esse auxílio para a empresa. Siga com a leitura!

O que é linha de crédito?

A linha de crédito é um limite em crédito que uma pessoa física ou jurídica adquire através de uma instituição financeira.

Em termos simples, a linha de crédito é uma quantidade de dinheiro que se pega “emprestado”, assim como o cartão de crédito, podendo ter ou não finalidade específica.

Por isso, a linha de crédito é uma excelente opção para atender às necessidades financeiras da pessoa física ou jurídica. Podemos citar, como exemplo, uma linha de crédito para o investimento no crescimento da empresa.

Linha de crédito de capital de giro

Esse tipo de linha de crédito, por sua vez, destina-se às despesas empresariais cobertas pelo capital de giro: compras de matéria-prima, pagamento de salário, entre outras.

Nesse contexto, existe também a linha de crédito de investimento misto, que associa o capital de giro ao investimento. Afinal, às vezes o capital de giro também é necessário para manter os investimentos no crescimento da companhia.

Como funcionam as linhas de crédito?

A linha de crédito nada mais é do que um crédito extra para empresas em momentos de necessidade.

A linha de crédito chega ao beneficiário a partir da solicitação à instituição financeira. O sempre envolve a análise de dados para aceitação da solicitação.

A análise é feita a partir da entrega da documentação exigida para a avaliação financeira. De acordo com a renda, histórico da empresa, informações tributárias e outros documentos, a instituição pode conceder ou não o recurso.

Como conseguir uma linha de crédito para a empresa?

As linhas de crédito são recursos importantes no desenvolvimento das empresas. Com vistas a conseguir uma linha de crédito para a companhia, organização é a chave.

Identifique a necessidade da empresa

Primeiramente, é preciso saber qual é a necessidade financeira da sua empresa. E esse questionamento você, eventuais sócios ou administradores da companhia podem responder. Você precisa quitar dívidas? Ter mais capital de giro para investir na empresa?

Todos esses processos de crescimento e expansão podem ser possíveis, com a aquisição de uma linha de crédito. No entanto, o primeiro passo deve definir claramente as suas prioridades.

Vale a pena conferir com seus colaboradores as solicitações e discutir o assunto com os sócios, de modo a definir o caminho a seguir. A melhor estratégia para crescer a sua empresa utilizando uma linha de crédito é fazendo o uso correto dos recursos.

Pesquise as alternativas de crédito

O próximo passo é buscar as alternativas de crédito disponíveis. Ter um objetivo claro já vai te ajudar bastante neste passo, visto que a necessidade vai reger os processos futuros.

As instituições financeiras, via de regra, têm linhas de crédito para micro e pequenas empresas que conseguem abarcar todas as suas necessidades. Para todos os fins, no entanto, é possível achar instituições financeiras que liberam crédito de acordo com o que a companhia precisa.

Quanto mais nova for a empresa, mais complicado pode ser conseguir uma linha de crédito empresarial. Isso acontece porque os credores consideram que o negócio ainda não possui fluxo de caixa com força suficiente para pagar o empréstimo. Por isso, é importante pesquisar bem e analisar as suas opções.

Nessa etapa, o mais importante é analisar tudo: os prazos para pagamento, as condições para quitar a dívida e os limites de crédito. Afinal de contas, não vale a pena adquirir mais um custo sem saber como proceder a partir daí.

Elabore um plano de negócios

Você sabe o que é um plano de negócios? O referido documento é uma verdadeira descrição e planejamento dos negócios, com seus objetivos e as medidas a serem tomadas para alcançá-los.

O plano de negócios é redigido a partir de muita análise de mercado e pesquisa. As informações contidas no documento vão te ajudar a definir as estratégias mercadológicas a serem utilizadas na hora de adquirir uma linha de crédito.

Ao entrar em contato com a sua cooperativa de crédito de preferência, esteja preparado para a solicitação de crédito. Ter um plano de negócios claro e uma visão objetiva do que se deseja é um ótimo caminho para isso. Ademais, algumas instituições financeiras solicitam esse documento para a liberação do crédito.

Um negócio organizado reafirma o seu compromisso com as cooperativas de crédito e mostra que você tem como pagar as suas dívidas. Desse modo, manter o plano de negócios atualizado e tomar decisões com base em dados reais é de grande auxílio no processo de obtenção de crédito.

Verifique as eventuais restrições

Antes de fazer a sua solicitação, é importante ressaltar que determinadas pendências podem criar restrições à obtenção de crédito. Por isso, vale a pena verificar se a sua empresa possui alguma restrição com as instituições financeiras.

Nesse sentido, podemos mencionar situações legais, tributárias, dentre outras. Caso você note algum problema, é de suma importância resolvê-lo o quão antes possível, para depois solicitar uma linha de crédito.

Além de verificar a situação do CNPJ da empresa, os sócios também devem estar em dia com as suas obrigações legais e financeiras. O seu CPF, assim como o de qualquer sócio proprietário, não pode ter nenhuma restrição para que o processo de aprovação ocorra da melhor forma possível.

Entenda o melhor tipo de linha de crédito

Como mencionamos anteriormente, existem alguns tipos de linhas de crédito disponíveis. Para fazer a melhor solicitação para a sua empresa, é essencial entender qual é o melhor tipo de empréstimo para o seu negócio.

Por exemplo, existem as linhas de crédito para investimento, capital de giro, mistas, entre algumas outras opções.

Além de fazer uma boa pesquisa em relação às cooperativas de crédito, também é importante saber o tipo de empréstimo mais indicado para a sua empresa. Afinal de contas, não é o que funciona para a companhia do seu colega que vai funcionar para você.

Faça a solicitação

Por último, é preciso fazer a solicitação. Nesse sentido, cada cooperativa de crédito vai pedir algumas informações e documentações sobre a empresa, que costumam variar. No entanto, é possível se adiantar e prever algumas principais, para a obtenção de linhas de crédito.

As informações que são pedidas, via de regra, são:

  • documentos da empresa (como o contrato social);
  • demonstrações financeiras;
  • extratos bancários da empresa;
  • plano de negócios.

Em alguns casos, são pedidas garantias de pagamento junto com a documentação.

Fornecer esses dados à instituição é o que vai mostrar que o seu projeto é viável e que sua obtenção de crédito tem um motivo por trás. Além, é claro, de mostrar a possibilidade de arcar com as suas obrigações.

Quais são as vantagens em conseguir uma linha de crédito?

Existem diversas vantagens em obter uma linha de crédito para a sua empresa. A seguir, veja algumas.

Diversidade de opções

Um grande benefício é a diversidade de opções existentes de linha de crédito no mercado, que atendem às mais variadas demandas.

Flexibilidade de uso

A linha de crédito é uma modalidade de empréstimo que é flexível, utilizada conforme a necessidade do gestor da empresa. Os limites não precisam ser utilizados tudo de uma vez, e sim de acordo com o momento.

Isso é ótimo para rotinas empresariais, que são inevitavelmente rodeadas de imprevistos.

Possibilidade de crescer a empresa

Um dos principais benefícios que a linha de linha de crédito pode trazer para a sua empresa é o aumento de possibilidades financeiras. Que tal investir em tecnologia de ponta? Modernizar os processos? Com crédito extra, fica mais fácil.

Sem falar que ter capital de giro, um assunto bem recorrente em linhas de crédito, beneficia diretamente uma empresa no seu processo de expansão.

Como a Credicitrus pode ajudar nesse aspecto?

A Credicitrus é uma cooperativa de crédito com mais de 38 anos de história, constituída através da associação de pessoas. Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços financeiros com mais vantagens para os cooperados.

Além disso, a Credicitrus promove ações educacionais e culturais para o crescimento das regiões nas quais atua. Na nossa cooperativa, as empresas dispõem de taxas excelentes para concretizar seus projetos de crescimento. Está precisando de linhas de crédito? Podemos ajudar.

Seja para capital de giro e melhorar o seu fluxo de caixa, investimento e comercialização da agropecuária, a Credicitrus tem diversas opções.

O empreendedor que visa investir e crescer em sua empresa pode se beneficiar das opções de crédito disponibilizadas. Ao todo, já são mais de 160 mil cooperados e mais de 110 postos de atendimento localizados em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Hoje, a Credicitrus te apresentou as possibilidades que uma linha de crédito traz para o negócio. Além dessas, é importante saber como conseguir esse recurso extra, e para isso você pode contar com nossa ajuda.

Aproveite para entrar em contato conosco para mais informações sobre linhas de crédito e saber tudo que a Credicitrus pode fazer por você!

Escrito por bzanuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.