7 benefícios do consórcio para adquirir o que você mais deseja

Adquirir um bem de valor elevado pode parecer um sonho distante para muitas pessoas. No entanto, esse objetivo pode estar mais próximo do que você imagina. A contratação de um consórcio permite a aquisição de uma grande variedade de bens através de pequenas parcelas que cabem no seu bolso e sem a incidência de juros.

Ele é formado a partir da união de um grupo de pessoas contribuindo mensalmente para o mesmo propósito com o objetivo de criar um fundo administrado por uma empresa especializada. A partir daí, mensalmente são realizadas assembleias onde os consorciados podem dar lances ou ser contemplados por sorteios.

Achou a ideia interessante? Então, continue a leitura deste artigo e veja 7 benefícios do consórcio. Confira a seguir!

Como um consórcio funciona?

Em linhas gerais, o consórcio é um tipo de investimento que permite a compra programada de bens e serviços sem juros e com o mínimo de taxas. Para isso, um grupo de pessoas com o mesmo objetivo se reúne e contribuí mensalmente para um fundo comunitário administrado por uma empresa especializada.

Então, a soma desses valores depositados garante a compra dos bens e serviços dos demais participantes a medida em que são contemplados nas assembleias mensais.

As regras, como prazo de duração, quantidade de parcelas e critérios de reajustes, são formalizadas por meio de um contrato que deverá contemplar também a taxa de administração. Esta é calculada com apoio em um percentual sobre a quantidade de meses de duração do consócio e funciona como a remuneração destinada à administradora.

Além desse montante, a maioria dos consórcios destinam uma parcela dos recursos para a criação de um fundo de reserva para custear despesas inesperadas, como a inadimplência dos consorciados. Ao final, o valor remanescente é repassado aos participantes.

Para ser contemplado, você pode dar um lance ou ser sorteado em assembleias. Esses sorteios acontecem de acordo com a quantidade de dinheiro disponível no fundo comum e até o final do consórcio todos têm suas cartas de crédito.

Quer saber mais sobre consórcio? Clique aqui e leia um artigo exclusivo.

Quais são os 7 benefícios principais do consórcio?

Mais que ser uma ótima opção, vale observar que existem muitos benefícios de realizar a contratação de um consórcio. Para isso, é importante escolher uma empresa com credibilidade e prestar atenção a todas as condições. A partir daí, basta desfrutar dos benefícios do consórcio. Confira alguns deles a seguir.

1. Realize o sonho do veículo ou da casa própria

Muita gente sonha com a casa própria ou deseja adquirir um carro. No entanto, nós sabemos que juntar dinheiro exige muito planejamento e, com os percalços do dia a dia, nem sempre isso é possível.

O consórcio pode ser contratado direto com a administradora. Por isso, permite que você consiga realizar seu sonho com um comprometimento bem pequeno da sua renda.

2. Economize recursos

Um dos grandes benefícios do consórcio é a economia. Sua contratação não exige entrada, o valor da carta de crédito é parcelado sem a incidência de juros e as taxas são bem amigáveis. Dessa forma, o custo final do contrato acaba sendo muito atrativo.

Assim, é possível realizar a compra de um bem sem onerar demais seu orçamento mensal. E caso apareça algum recurso extra, você consegue fazer um lance e ter acesso ao bem antes mesmo do término do contrato.

Em linhas gerais, o valor de um consórcio costuma ser compatível com a renda da maioria dos brasileiros, permitindo acesso aos mais variados tipos de bens desde celulares até imóveis.

É importante destacar que o consórcio é uma excelente forma de guardar dinheiro, pois ele será investido durante toda a vigência do contrato, rendendo juros e reajustes.

3. Aposte na flexibilidade

O consórcio oferece muita flexibilidade ao consorciado. A administradora oferece diversos planos de contratação que permitem ao cliente escolher aquele que melhor se encaixe no seu perfil e nas suas possibilidades.

Além disso, se as parcelas ficarem pesadas no futuro, algumas instituições oferecem a possibilidade de transferir o consórcio para outra pessoa em troca do valor já investido ou de diminuir o valor da sua carta, reduzindo assim as parcelas.

4. Tenha a liberdade de escolher o bem que desejar

Principalmente no caso dos bens imóveis, a contratação do consórcio consiste na aquisição de uma carta de crédito no valor do bem desejado. Isso quer dizer que na hora da contemplação você não vai retirar um imóvel específico, mas sim o valor correspondente, como se fosse um vale-compra. Ou seja, você poderá adquirir qualquer imóvel com a sua carta de crédito, desde que respeite a natureza do bem escolhido no ato da contratação.

Isso permite uma maior liberdade na hora da escolha, já que você pode adquirir um imóvel novo, usado ou até mesmo usar o dinheiro para quitar um financiamento previamente contratado.

5. Invista na comodidade de um consórcio

Hoje em dia ninguém tem tempo a perder. Por isso, a comodidade certamente é um dos grandes benefícios do consórcio. Uma instituição séria como a Credicitrus oferece recursos para que você consiga acompanhar seu consórcio e tenha acesso a serviços exclusivos através do internet banking ou do App Sicoob.

Dessa forma, você vai saber exatamente quanto dinheiro já investiu, acompanhar seus rendimentos e toda a movimentação do contrato com facilidade.

6. Tenha a possibilidade de ser contemplado

O consórcio é um investimento de longo prazo, já que não tem como saber quando você será sorteado para ter acesso à carta de crédito. Na Credicitrus, esse sorteio é mensal e realizado pela Loteria Federal.

No entanto, para ter a possibilidade de conquistar a carta antes do esperado, existe a possibilidade de realizar lances durante as assembleias. Para isso, você deve acompanhar o valor médio dos lances oferecidos no site da administradora e ir guardando dinheiro para dar uma oferta competitiva no futuro.

Se você ainda não está com o dinheiro em mãos, mas deseja adiantar a compra, existe a possibilidade de oferecer um lance embutido, que pode ser até de 25% da carta de crédito. Nesse caso, você usa o recurso da própria carta como oferta. E se for bem-sucedido, o montante é abatido do valor a ser recebido.

É importante lembrar que, no caso da compra de imóveis, seguindo algumas regras específicas, é possível usar o valor depositado do FGTS para dar um lance ou realizar a quitação das parcelas.

7. Aproveite a compra à vista

Embora o consórcio seja realizado de forma parcelada durante um período pré-determinado, você consegue comprar o bem desejado à vista, já que vai ter acesso ao dinheiro todo que investiu durante esse período. Isso garante maiores margens para negociação, criando a possibilidade de conseguir descontos na hora da compra.

É importante mencionar que um dos grandes benefícios do consórcio é que o contrato acompanha a variação de preço. Afinal, ao longo do período, os preços podem variar bastante com a inflação e outras instabilidades do mercado.

Por isso, periodicamente é feito um reajuste no crédito, de modo que o fundo se mantenha atualizado para todos os participantes.

Contudo, é importante considerar que, ainda que você seja contemplado no começo do consórcio, esse reajuste vai continuar sendo realizado pela saúde do fundo comum.

Esse ajuste é feito de acordo com os seguintes índices:

  • Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Para automóveis, motos, pesados (com reajuste mensal);
  • INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Para imóveis, serviços, outros bens (com reajuste a cada 12 meses).

Quais são as linhas de consórcio disponíveis na Credicitrus?

A Credicitrus oferece uma linha bem completa de consórcios para que você possa alcançar seus objetivos. É possível adquirir automóveis e motos novas ou usadas, imóveis urbanos e rurais, terrenos, bens na planta, serviços como festas e viagens, equipamentos, máquinas e diversos outros bens duráveis.

Tudo isso sem a incidência de juros e com uma taxa de administração bastante competitiva. Agora que chegou até aqui, com certeza já percebeu os inúmeros benefícios do consórcio. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com o seu gerente da Credicitrus ou saiba mais pelo WhatsApp (17) 3344-5020!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: