Antecipação de recebíveis: 7 benefícios de adotar no seu negócio

Como pagar as contas do seu negócio sem precisar de um empréstimo? Essa questão pode ser facilmente resolvida por meio da antecipação de recebíveis. Tal estratégia permite que sua empresa tenha acesso aos recursos necessários para o pagamento de contas e para a manutenção da saúde financeira do negócio.

Desse modo, você consegue ficar com suas operações em ordem e evita dívidas com terceiros. Contudo, a fim de utilizar esse instrumento financeiro de maneira correta, é importante conhecer um pouco mais sobre ele e as suas possibilidades.

Por isso, organizamos um post detalhado para que você entenda um pouco mais sobre a antecipação de recebíveis. Siga com a leitura e confira!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis, como o próprio nome indica, é um recurso financeiro que permite que as empresas recebam seus débitos antes do prazo previsto na hora da venda.

Por meio das instituições financeiras, você consegue realizar esse tipo de operação de maneira legal e estabelecida com termos de comum acordo. Nesse caso, é possível receber os recursos referentes a uma venda realizada a prazo, ou seja, por meio de carnês, cheques, duplicatas e até mesmo pelo cartão de crédito.

Isso significa que sua empresa dispõe de mais uma alternativa para obter recursos necessários para a manutenção do negócio. Caso apareça algum imprevisto ou você tenha um período de poucas vendas, é possível recorrer a essa modalidade para obter capital de giro e manter a empresa girando.

Quais as diferenças entre a antecipação e um empréstimo?

Enquanto no empréstimo você solicita um valor que deverá ser devolvido junto com o pagamento de juros, no adiantamento de recebíveis você apenas adianta um valor que já pertence ao seu negócio com taxas mais atrativas. Pois, geralmente as taxas de desconto associadas ao adiantamento são menores do que o valor de juros cobrado em um empréstimo.

Também vale destacar que é importante realizar boas pesquisas de mercado para conhecer quais instituições financeiras oferecem as melhores condições. Isso não significa ter apenas as taxas de juros e de desconto mais baixas, mas também apresentar benefícios quanto às outras tarifas envolvidas na operação.

Quais os benefícios da antecipação dos recebíveis?

Existem várias vantagens de utilizar a antecipação dos recebíveis na empresa. Por meio dela, você consegue melhorar a saúde financeira do negócio, aumentar o capital de giro e tornar a empresa sustentável a longo prazo. Para saber mais sobre os benefícios, continue a leitura e confira o material que preparamos!

1. Recebimento de vendas sem burocracia

Esse é o primeiro grande benefício de utilizar a antecipação dos recebíveis. Por exemplo, suponha uma situação em que você precise de capital com a intenção de dar andamento a projetos de expansão do seu negócio.

Por meio dessa alternativa, é possível ver os seus planos saindo do papel de uma forma mais ágil e estruturada. Assim, não precisa esperar que os clientes paguem todas as prestações que lhe devem, a fim de começar o seu plano de expansão. Isso acontece de maneira simples e desburocratizada.

2. Redução de riscos

Se você vende a prazo, deve saber que existem alguns riscos para a saúde financeira do negócio. O principal deles é a inadimplência. Um alto nível de pessoas inadimplentes pode gerar situações complicadas e atrasos dos seus pagamentos aos fornecedores. Assim, há incidência de juros e dificuldades na gestão das contas.

Nesse sentido, o uso da antecipação dos recebíveis representa uma boa solução. Por meio dela, é possível manter todos os seus compromissos financeiros junto a colaboradores e parceiros sob controle. Assim, você reduz os riscos e consegue manter o seu negócio sustentável.

3. Taxas menores

É natural que o seu negócio precise captar recursos com o mercado financeiro em algumas ocasiões. Nesse sentido, existem diversas opções, com taxas de juros distintas. Com a intenção de manter o bom andamento da empresa, é importante encontrar as melhores alternativas.

Pensando em tal contexto, utilizar a antecipação dos recebíveis é uma boa. Ela apresenta, em geral, taxas competitivas. Isso acontece porque, por meio dessa operação, você apenas antecipa o valor que receberia no futuro. Ou seja, há redução de risco para a instituição financeira, o que, por sua vez, torna tudo mais barato.

4. Aumento da agilidade das operações

Essa é outra grande vantagem da antecipação de recebíveis. Por ser um processo sem tanta burocracia, você consegue obter o capital de maneira rápida e eficiente. Dessa forma, fica mais fácil dar andamento aos seus planos.

Por exemplo, suponha que você viu uma oportunidade de mercado que pode ajudar a aumentar sua lucratividade. Porém, com o objetivo de colocá-la em prática, necessita de capital, que você ainda não tem disponível.

Por se tratar de uma negociação mais simples, a antecipação de recebíveis pode proporcionar agilidade nas operações necessárias para você aproveitar a oportunidade que observou.

5. Torna o negócio escalável

A antecipação de recebíveis pode representar um caminho interessante com a intenção de tornar sua empresa escalável e aumentar os lucros com o passar do tempo.

Com a facilidade de aproveitar as oportunidades que surgem, seu negócio consegue alcançar a liderança de mercado e deixar os concorrentes para trás. Assim, com o passar do tempo, é possível expandir e obter escalabilidade.

6. Melhora no relacionamento com os fornecedores

Ter um bom relacionamento com os fornecedores é mais um passo importante na intenção de garantir bons resultados para a sua companhia. Por meio de boas parcerias, é possível obter melhores condições, planejar ações em conjunto e muito mais.

Porém, caso ocorra algum imprevisto e algum pagamento fique em atraso, pode passar a impressão de que o negócio não é confiável e fica mais difícil manter um relacionamento estável e proveitoso com os fornecedores da sua empresa.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis pode surgir como uma ótima forma de manter a confiabilidade da empresa e construir parcerias saudáveis.

7. Mais liquidez

A liquidez é fundamental para que uma empresa mantenha seus compromissos e evite dívidas com terceiros. Essa característica destaca a capacidade de uma empresa transformar seus créditos em dinheiro.

Por isso, dispor de diversos instrumentos financeiros que tragam a valor presente um recebimento que deve acontecer em algum momento no futuro, é uma ótima maneira de ampliar a liquidez do negócio e trazer mais recursos para sua empresa em algum momento de necessidade ou flutuação das vendas.

Quais as modalidades de antecipação de recebíveis?

Existem diversos tipos de recebíveis que podem ser antecipados junto à sua instituição financeira. Contudo, como tal operação pode variar de uma entidade para outra, vale conferir qual a política de crédito que viabiliza essa operação. Entre as modalidades mais comuns para a antecipação, destacam-se:

  • recebíveis de cartão de crédito;
  • cheques e duplicatas;
  • depósitos em conta;
  • boletos emitidos;

Também vale destacar que há uma taxa de desconto referente à antecipação. Logo, essa é uma excelente opção a fim de atender as necessidades de curto prazo do seu negócio.

Viu como a antecipação de recebíveis pode trazer um importante respiro para as contas da sua empresa? Portanto, não deixe de conferir quais as melhores opções disponíveis no mercado.

Quer saber mais sobre as possibilidades de antecipação de recebíveis junto à Credicitrus? Contate o seu gerente e saiba mais. Além disso, curta nossa página no Facebook e confira conteúdos incríveis para a sua jornada empreendedora!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: