Vale a pena fazer pagamento no cartão? Conheça 11 benefícios

A diversidade dos métodos de pagamento é uma das principais características das transações modernas: além do pagamento em espécie, temos o débito em conta, o depósito bancário, a transferência bancária, o boleto, o PIX e o cartão de crédito/débito.

Muitos consumidores usam o cartão, mas apesar de sua alta popularidade, alguns consumidores ainda sentem receio em relação a esse meio de pagamento.

Leia o artigo e veja a importância de fazer pagamento no cartão. A Credicitrus dará um panorama sobre essa valiosa ferramenta, apontando como ela pode ser benéfica nas negociações.

Por que algumas pessoas ainda têm medo de fazer pagamento no cartão?

O principal receio de fazer o pagamento no cartão é ter que arcar com juros muito altos. Além disso, muitas pessoas têm dificuldade para organizar suas finanças e sem um planejamento financeiro apropriado, o consumidor pode fazer muitas compras parceladas no cartão, em prazos muito longos, e isso pode comprometer seu orçamento.

Muitos consumidores acabam tendo a falsa sensação de que podem adquirir todo tipo de produto, por mais caro que seja: basta dividir no cartão em um prazo muito longo. É verdade que o pagamento no cartão facilita o acesso a produtos e serviços de preços mais altos, mas o cartão não aumenta o poder aquisitivo do consumidor.

Mas tudo isso decorre da falta de um bom planejamento financeiro. Quando o cartão é usado como aliado na hora da compra e são observados os melhores prazos, ele se torna uma ferramenta valiosa na vida financeira.

Como funciona o pagamento no cartão?

Quando o colocamos na máquina, o adquirente (maquininha) envia os dados da compra para a bandeira (Mastercard ou Visa, por exemplo) e, depois, para a entidade emissora, que pode ser um banco ou cooperativa de crédito.

O adquirente também se responsabiliza por ofertar a estrutura requerida para os pontos comerciais, incluindo a máquina de cartão. Ele ainda cadastra as lojas e efetua a liquidação financeira das compras, ou seja, converte o pagamento no cartão em dinheiro para os vendedores.

Assim que as informações chegam à instituição emissora, ela checa se o titular do cartão conta com limite suficiente para efetivar a compra ou se tem saldo na conta para um pagamento em débito.

Depois da análise, se tudo estiver certo, a compra é liberada. Se não for aprovada, aparece uma mensagem na maquininha: “Transação negada”.

Quais são os benefícios do pagamento no cartão?

Depois de entender que o pagamento no cartão pode ser uma ferramenta valiosa, a Credicitrus vai mostrar as vantagens de adotar essa opção no momento da compra.

1. Segurança

Uma das principais vantagens é a segurança. Em vez de andar com dinheiro em espécie na carteira, você leva o cartão, que precisa de senha ou biometria para uso.

Caso o cartão seja perdido ou roubado, a medida cabível é o bloqueio. Dessa maneira, outras pessoas não podem utilizá-lo — trata-se de uma iniciativa que evita fraudes.

2. Melhores condições de pagamento

O consumidor tem melhores condições de pagamento quando usa o cartão para comprar. Afinal, na impossibilidade de pagar à vista, o pagamento a prazo é uma solução. Será ainda melhor se o parcelamento não embutir juros.

Enfim, o cartão é um meio de pagamento que possibilita a compra agora, mas o pagamento é feito depois. É um benefício que, aproveitado corretamente, fará a diferença em sua vida financeira.

3. Planejamento financeiro

Por meio do cartão, é possível concentrar todas as despesas, definindo um limite que deve ser gasto na fatura. Desse modo, o consumidor mantém sob melhor controle seus gastos e conta com as informações em somente um local, ou seja, as informações financeiras ficam centralizadas.

No caso dos cartões Sicoobcard, por exemplo, os associados da Credicitrus podem fazer o download do App Sicoobcard e lá acompanhar todas as compras realizadas na função crédito, inclusive por categorias: alimentação, combustível, despesas do lar, esporte/lazer, saúde, vestuário, dentre outras.

4. Praticidade e comodidade

O pagamento no cartão é muito prático na rotina do consumidor. É possível apenas aproximar o cartão da máquina para efetivar o pagamento em compras presenciais. Já nas compras on-line, o processo pode se resumir a copiar e colar os dados do cartão digital. Sem contar a segurança ao gerar um cartão virtual.

Assim, não é preciso carregar ou sacar dinheiro, nem fazer transferências. Na modalidade recorrente, o consumidor paga mensalidades, assinaturas ou planos por meio de cartão, sem comprometimento do limite.

5. Transparência

Cartões ainda ajudam a deixar o orçamento familiar mais transparente. Isso porque todas as transações ficam registradas na fatura. Dessa forma, os consumidores podem avaliar com cuidado a destinação de seu dinheiro.

6. Benefícios extras

O pagamento no cartão pode oferecer vantagens por causa dos benefícios extras oferecidos pelas bandeiras (por exemplo, Mastercard ou Visa).

7. Prazo

Com o cartão, o consumidor pode organizar seu orçamento definindo uma data de pagamento para todas as despesas. De acordo com a data em que a fatura é fechada, o comprador tem um prazo de até 40 dias para efetivar o pagamento.

8. Aumento das vendas

Estabelecimentos que oferecem a opção de pagamento no cartão tendem a aumentar suas vendas — uma consequência decorrente da alta demanda dos consumidores por essa modalidade de compra. É uma realidade que vale para lojas físicas e virtuais. Nesse caso, a vantagem é para quem vende.

9. Rapidez

Compras por boleto levam alguns dias até que o dinheiro entre na conta do vendedor. Somente após a confirmação de pagamento é que a empresa envia o item comprado para o cliente. No pagamento com cartão, as duas partes têm ciência da aprovação (ou não) da compra no mesmo momento.

10. Possibilidade de ganhar enquanto gasta

Uma diversidade de programas de milhagens e pontos, parcerias com fornecedores de serviços e lojas, seguros de viagens e outros incentivos são atrativos para os clientes com seus cartões de crédito. Assim, quem sabe aproveitar essas oportunidades, na medida em que usa o cartão, também consegue “ganhar” dinheiro.

11. Solução para imprevistos

Todos estamos sujeitos a situações inesperadas e imprevistos. Nesse sentido, é interessante manter uma reserva financeira.

Caso a pessoa não disponha dessa reserva emergencial, o cartão pode ser a solução. Quase todas as empresas, de qualquer setor, aceitam o cartão. Assim, é possível parcelar uma compra com um prazo que fique satisfatório para o cliente.

Vale lembrar que não somente no setor comercial o cartão é aceito — muitas instituições de ensino e de saúde também aceitam.

Quais são os cartões da Credicitrus?

A Credicitrus oferece os cartões Sicoobcard, que apresentam funções de crédito e débito. Eles estão disponíveis em duas bandeiras: Visa e Mastercard. Os cartões para pessoas físicas são:

  • Cartão Vooz (Mastercard ou Visa): cartão simplificado, que não acumula pontos;
  • Sicoobcard Clássico (Mastercard ou Visa): a cada dólar gasto, o cliente recebe 1 ponto;
  • Sicoobcard Gold (Mastercard ou Visa): oferece proteção para compras se o cartão for roubado ou perdido; proteção de preços; e a cada dólar gasto, o cliente recebe 1,2 ponto;
  • Sicoobcard Platinum (Mastercard ou Visa): serviços diversos; assistências em viagens; seguros especiais; a cada dólar gasto, o cliente ganha 1,5 ponto;
  • Sicoobcard Black (Mastercard): todos os benefícios citados e muitos outros; a cada dólar gasto, o cliente recebe 2,2 pontos.

A Credicitrus também oferece cartões para pessoas jurídicas:

  • Sicoobcard Minha Empresa (Visa ou Mastercard), que não acumula pontos;
  • Sicoobcard Empresarial (Mastercard), que oferece seguro de automóveis, proteção em viagens, proteção em caixas eletrônicos e cartões adicionais isentos.

Estes são apenas alguns dos vários benefícios de cada cartão. Consulte o seu gerente da Credicitrus e saiba mais sobre cada um.

Programa de Fidelidade Coopera

Além de todas as vantagens apresentadas até aqui, os associados que utilizam os cartões Sicoobcard ainda possuem um benefício extra: um programa de fidelidade exclusivo. O Coopera reverte o valor gasto no cartão na forma de pontos. Além disso, a plataforma funciona como um shopping virtual, que oferece benefícios como:

  • aquisição de produtos e serviços (a loja fica disponível 24 horas por dia);
  • conversão dos pontos para créditos na fatura do cartão de crédito ou aportes na Previdência ou capital social;
  • liberdade para transferir pontos para outros programas de milhas.

Clique aqui e saiba mais sobre o Coopera.

Os cartões Sicoobcard da Credicitrus oferecem diferenciais relevantes. Você não vai se arrepender de adquirir um deles. Então, aproveite e entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos!

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: