Muitos projetos pessoais envolvem um grande investimento e exigem um desembolso significativo para que se transformem em realidade. Nesse quesito, para quem busca uma transformação no próprio corpo, vale contar com recursos externos para realizar essa transformação. Mas será que é melhor escolher o financiamento ou o consórcio para cirurgia plástica?

Ao contar com esse tipo de recurso, você tem a certeza de que seu sonho pode finalmente ganhar forma, enquanto suas finanças não ficam prejudicadas. Se você ainda tem dúvidas sobre essas possibilidades para realizar sua cirurgia plástica, continue a leitura e confira nosso post!

O que é financiamento?

O financiamento é uma operação financeira que permite a determinados indivíduos — pessoa física ou jurídica — ter acesso a uma certa quantia monetária para realizar um objetivo por meio da concessão de crédito feita por uma instituição financeira, conforme seus critérios de avaliação.

A maioria das instituições trabalha com uma linha de crédito específica para cada finalidade, contemplando requisitos, limites e taxas de juros próprias para cada situação, seja ela a compra de um imóvel, automóvel, uso em um tratamento de saúde e também para a realização de procedimentos estéticos.

Nessa modalidade, o objetivo de pagamento normalmente envolve o médio ou longo prazo, incluindo o pagamento de juros durante esse período. Também há a possibilidade de incluir nesse tipo de contrato algum recurso como garantia, mas vale consultar sua instituição para conhecer todas as possibilidades.

O que é consórcio?

O consórcio também é uma forma de obter recursos por meio do mercado financeiro, mas conta com algumas particularidades. Ele se baseia na união de pessoas com um objetivo comum, utilizando o valor arrecadado mensalmente para contemplar determinadas pessoas que fazem parte desse grupo.

Assim, ao longo do mês, todos os integrantes realizam o pagamento de um determinado valor, levantando uma poupança de todo o grupo. Ao final do contrato, todos têm acesso a sua carta de crédito e podem utilizá-la para realizar a compra do seu bem.

Como a contemplação é efetuada geralmente por sorteio é possível realizar lances, ou seja, um pagamento acima do valor das parcelas, para conseguir a contemplação. Como o maior lance vence, você não precisa contar com a sorte para conseguir a sua carta de crédito.

Os consórcios também são planejados em grupos específicos para determinadas finalidades, envolvendo desde imóveis, automóveis, viagens, serviços, tratamentos estéticos e demais possibilidades.

Quais as vantagens do consórcio?

Existem várias vantagens de optar pelo consórcio para fazer sua cirurgia plástica. Conhecê-las é um passo importante para avaliar a viabilidade dessa opção e fazer comparações com o financiamento. Desse modo, destacamos abaixo os principais benefícios. Continue lendo e confira!

Garanta a manutenção do poder de compra

Essa é uma das principais vantagens de utilizar o consórcio. Como ocorre correção monetária com base em um índice de inflação, neste caso o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o seu dinheiro não perde valor ao longo do tempo até o momento da contemplação.

Ganho de descontos

Ao ter a carta de crédito em mãos, você consegue negociar melhores condições com o especialista que vai realizar a cirurgia. Isso porque ela é equivalente ao pagamento à vista. Desse modo, as chances de conseguir descontos e reduzir os custos do procedimento são bem elevadas.

Possibilidade de antecipação

Outra vantagem que você tem é que, caso entre com um dinheiro extra, pode dar lances para obter a carta de crédito de maneira antecipada. Assim, independentemente do prazo final combinado em contrato, é possível ter acesso ao valor total da cirurgia com o uso dos lances.

Essas são algumas das vantagens que tornam o consórcio atrativo. Porém, fazer a opção pelo financiamento também pode ser interessante. Abaixo, apresentamos algumas vantagens para você conseguir comparar e acertar na escolha.

Quais as vantagens do financiamento?

Assim como o consórcio, o uso do financiamento também pode ser uma alternativa interessante para fazer uma cirurgia plástica. Abaixo, destacamos quais são os principais diferenciais dessa opção.

Agilidade para ter o valor disponível

Essa é uma das principais vantagens de optar pelo financiamento. Por meio dele, assim que todo processo de avaliação para liberação de crédito é aprovado, você já terá disponível o montante para pagar a cirurgia.

Desse modo, não precisa esperar a contemplação ou dar lances para antecipar o procedimento. Porém, vale avaliar os custos de cada opção para definir qual é a melhor para a sua realidade.

Não precisa usar o limite do cartão

Muitas pessoas optam por realizar a cirurgia utilizando o cartão de crédito. Porém, isso comprometerá os limites desse recurso financeiro. Ao fazer a opção pelo financiamento, você consegue deixar os limites disponíveis para as compras corriqueiras.

Como funciona cada um deles?

Agora que você já sabe quais são as vantagens do consórcio e do financiamento, que tal descobrir como cada um deles funciona? Abaixo, destacamos alguns detalhes para ajudá-lo na sua decisão.

Consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra em que um grupo de pessoas se une para adquirir um bem ou serviço. Cada consorciado contribui com uma cota mensal, que é destinada a um fundo comum, que custeia a aquisição do bem que motiva a construção do consórcio.

O fundo é administrado por uma instituição especializada na gestão desse tipo de recurso, repassando entre os consorciados o direito de uso do capital por meio da sua carta de crédito. Durante todos os meses, os sorteios são realizados para determinar quem terá acesso ao recurso. Além disso, cada participante pode oferecer lances para antecipar o recebimento de sua carta de crédito.

Financiamento

O financiamento funciona como um acordo entre um tomador de empréstimo e um credor. Enquanto o primeiro recebe uma quantia de dinheiro do segundo para usar como financiamento para um bem ou serviço específico, em troca, o tomador de empréstimo concorda em pagar o valor em parcelas regulares, ao longo de um período de tempo, acrescido de juros. Geralmente, as parcelas são pagas mensalmente, mas as regras podem variar conforme o tipo de acordo realizado entre as partes.

Como escolher a melhor alternativa para uma cirurgia plástica?

Para fazer uma boa escolha, é necessário avaliar alguns aspectos importantes durante a tomada de decisão. Tanto o financiamento quanto o consórcio são boas opções para custear uma cirurgia plástica, mas é necessário levar em consideração alguns fatores para escolher a melhor opção.

Entre os principais aspectos que devem ser considerados estão: o custo total do financiamento ou consórcio, o valor das parcelas, as taxas de juros, as taxas de administração e sua capacidade de pagar as parcelas.

Geralmente, o financiamento é uma opção mais simples e rápida de obter recursos para cirurgia plástica, pois pode ser aprovado de modo mais ágil e as parcelas podem ser pagas mensalmente.

Por outro lado, o consórcio pode ser uma boa opção para quem não tem pressa para realizar seu procedimento, pois leva em consideração a necessidade da contemplação da carta.

Diante disso, vale considerar todos os aspectos para determinar qual opção é mais adequada para sua situação financeira.

Qual a importância de uma boa organização financeira?

Qualquer projeto demanda um bom planejamento e organização para que ele seja bem-sucedido. Por isso, é fundamental contar com uma boa gestão financeira para potencializar suas chances de ter acesso ao crédito necessário para seus projetos.

Assim, vale a pena criar um orçamento mensal, definir as categorias de despesa de maneira segmentada, entender quais são as suas receitas e verificar a possibilidade de pagamento frente às parcelas do financiamento ou consórcio.

Isso permite que sua condição financeira seja ainda mais favorável, tornando a realização do sonho da cirurgia plástica ainda mais perto de sua realidade. Portanto, é interessante dar a devida atenção para suas contas e se preparar para colocar suas ideias em prática.

Entendeu como escolher entre o financiamento e o consórcio para cirurgia plástica? Ao considerar seus objetivos, projetos futuros, disponibilidade financeira e urgência para realizar seu procedimento, fica ainda mais fácil escolher a melhor opção.

Para ter acesso a qualquer uma dessas modalidades, basta se tornar um cooperado da Credicitrus e dispor de todas as soluções financeiras desenvolvidas exclusivamente para o seu público.

Quer contar com a ajuda da Credicitrus para realizar sua cirurgia plástica sem prejudicar suas finanças? Então entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário