Que a Inteligência Artificial (IA) estará cada vez mais presente na vida das pessoas não é mais novidade. Mas que essa inteligência já está interpretando as necessidades humanas e facilitando o dia a dia e o trabalho de pessoas ao redor do mundo, isso sim é novidade. E essa inovação já cruzou as portas da Credicitrus, que mais uma vez foi pioneira e realizou uma das primeiras sessões de aiSprint do mundo e a primeira dentro do universo cooperativista.

No dia 21 de dezembro, foi realizada uma sessão chamada “aiSprint” na matriz da Credicitrus, em Bebedouro (SP), onde a imaginação humana se uniu com a capacidade da inteligência artificial usando uma ferramenta recém-lançada, o ChatGPT. O aiSprint é uma sessão prática, que reúne um grupo de pessoas, para resolução de problemas e propostas de novas possibilidades com o uso da Inteligência Artificial.

Participaram do encontro cerca de 20 colaboradores da Credicitrus, dentre gerentes, supervisores e convidados. O evento foi ministrado pelo empreendedor Anderson Criativo, CEO da Onovolab, hub de inovação parceiro do Instituto Credicitrus. Parceria esta que já gerou um  fruto, o Onovolab powered by Instituto Credicitrus, espaço criado em Ribeirão Preto (SP) para que empreendedores de toda região trabalhe a inovação em um ambiente compartilhado e dinâmico.

“Esta sessão foi uma apresentação de uma Inteligência Artificial ‘poderosa’, fruto de uma parceria com um hub de inovação. Parceria esta que pode gerar novos insights e oportunidades que transformarão a Credicitrus e o Instituto em protagonistas em iniciativas ligadas à inovação. É importante lembrar que esta foi apenas a primeira sessão com a IA ChatGPT e que precisaremos de mais sessões para obter resultados mais concretos. Além disso, a ferramenta tem sido muito bem aceita por diversas áreas da cooperativa e já está sendo usada no dia a dia.” disse Tiago Sartori Costa, gerente de Inovação da Credicitrus.

ChatGPT

De acordo com o portal StartSe, o ChatGPT é um chatbot criado pela OpenAI, uma instituição de pesquisa em inteligência artificial fundada por Elon Musk e Sam Altman. O ChatGPT foi treinado usando o método de “Reinforcement Learning from Human Feedback“, que usa o feedback humano para ajustar os modelos de IA. Esta ferramenta foi lançada no final de 2022 e já atingiu 1 milhão de usuários.

O chatbot pode contribuir com o dia a dia das pessoas através da resolução de diversas tarefas como: responder a perguntas, resolver equações matemáticas, escrever ou resumir textos, depurar e corrigir códigos, traduzir entre idiomas, redigir cartas, criar códigos em HTML, fazer recomendações etc.

Suponha que você deseja resumir um texto, ao inserir um comando simples como “resuma o texto abaixo” e colar o conteúdo, a ferramenta interpretará a sua solicitação, analisará o conteúdo e devolverá o material resumido. Ela inclusive entrega o conteúdo pouco a pouco, como se realmente tivesse um humano redigindo a resposta.

Como usar o ChatGPT:

  1. Acesse o site aqui;
  2. Crie uma conta, clicando em “Sign up”, insira um e-mail válido e cadastre uma senha;
  3. Ao entrar, a plataforma vai te dar instruções, então leia com atenção. Depois, selecione uma categoria para o uso e dê o comando;
  4. Para ver todas as opções de ferramentas disponíveis, clique aqui.

Ainda em fase de testes, o robô não faz previsões e usa apenas informações disponíveis até 2021 em sua base de dados, ou seja, ele não está conectado diretamente na internet. A novidade já tem despertado o interesse de várias pessoas ao redor do mundo, ainda mais por competir diretamente com os principais buscadores de pesquisa.

O diferencial desta inteligência é que ela não entrega apenas um resultado com vários sites de pesquisa para que o usuário escolha o que melhor atende sua necessidade, ela realmente interpreta as solicitações dos usuários e entrega exatamente o que ele precisa.

Atualmente, a ferramenta é gratuita e não tem limite de uso. Mas, de acordo com o site da StartSe, a OpenAI ainda não divulgou sobre finanças e diz que sua missão continua sendo o avanço da IA ​​com segurança para a humanidade. Entretanto, o site revela ainda que o CEO da instituição já deu indícios de que a monetização é necessária, já que os custos estão aumentando.

Segundo o site Conceito Inteligência Digital, o ChatGPT é seguro, pois foi desenvolvido com as melhores práticas de segurança e privacidade. Além disso, todas as conversas são criptografadas e não são armazenadas, a menos que o usuário opte por salvar um conteúdo específico.

Ficou curioso (a) sobre a novidade e quer testar? Clique aqui e saiba mais.

>>> Leia também:
Assistente virtual da Credicitrus (Léo) trocou quase 3 milhões de mensagens em 1 ano
Um grande avanço na área da inovação
Transformação e expansão digital na Credicitrus
Transformação digital contribui para racionalizar atendimento

1 Comment

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: