Empreender é sempre um desafio, independentemente da conjuntura econômica. Por isso, é preciso estar atento a todos os detalhes sobre como montar uma clínica. Qualquer equívoco nessa iniciativa pode fazer com que um profissional liberal perca oportunidades de conquistar clientes.

Um bom planejamento é o primeiro passo para construir uma imagem positiva perante o público-alvo desde o início. Em outras palavras, faz com que o sucesso se torne em uma meta mais ao alcance.

Neste post, apontaremos 6 dicas valiosas para a montagem da clínica ser executada de maneira exemplar. Confira!

1. Escolha o ponto

Por mais competente que seja o profissional, é necessário ter muito cuidado com a localização da clínica, pois ela precisa estar em uma região de fácil acesso para o público-alvo. Do contrário, haverá dificuldades para captar e fidelizar clientes, o que é muito ruim para quem opta pelo empreendedorismo.

O ideal é que a clínica fique em uma área que facilite a locomoção dos consumidores. Caso atenda a clientes das classes A e B, a recomendação é que o local ofereça um estacionamento, de preferência, gratuito. Se os clientes tiverem um menor poder aquisitivo, é interessante que o estabelecimento esteja próximo de um ponto de ônibus ou metrô.

2. Analise o imóvel

Você fez uma boa pesquisa e constatou que o ponto escolhido é o ideal para conseguir um bom número de clientes. Sem dúvida, isso é fundamental para empreender com sucesso. Por outro lado, essa ação apenas proporcionará os resultados esperados caso tenha optado por um imóvel com uma boa infraestrutura.

Veja se o local tem elevador para facilitar a chegada de pessoas com deficiência física, crianças e idosos. Ninguém gosta de subir vários degraus de escada para receber um atendimento especializado.

Outro aspecto relevante é o tamanho do imóvel, que deve oferecer um espaço razoável para acomodar os clientes. Esse detalhe deve integrar o planejamento sobre como montar uma clínica. É muito ruim ver que uma recepção com muitas pessoas em pé. As pessoas querem conforto e isso faz a diferença na hora de escolher um profissional.

Também deve haver uma atenção especial aos banheiros. O indicado é que eles tenham capacidade de atender vários usuários ao mesmo tempo. Se tiver apenas um banheiro para todos os clientes, uma parcela significativa do seu público ficará insatisfeita. Por isso, analise esse fator com muito cuidado.

3. Avalie os aspectos legais

Não há como montar uma clínica sem verificar os requisitos da lei para iniciar os trabalhos. Esse cuidado jamais pode ser esquecido por um empreendedor, independentemente do ramo de atividade.

O primeiro passo é fazer o registro de Pessoa Jurídica (CNPJ) do consultório e verificar quais os impostos e taxas devem ser pagos para abrir o negócio. Nesse caso, vale a pena contratar um contador, porque esse profissional tem experiência em conviver com a burocracia, o que vai evitar problemas para você no futuro.

É preciso obter o alvará de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros para cumprir os requisitos de segurança. Além disso, verifique se o imóvel e os serviços oferecidos estão de acordo com os parâmetros da Vigilância Sanitária.

Quanto mais atento estiver aos detalhes para iniciar os serviços, menos problemas terá com o Poder Público. Assim, terá mais condições de pensar em ações para melhorar o atendimento e conquistar mais clientes.

4. Tenha foco ao contratar colaboradores

Ter um ponto estratégico, contar com um imóvel devidamente estruturado e obedecer aos requisitos burocráticos são iniciativas essenciais para não haver erros sobre como montar uma clínica. Porém, esse esforço será inútil se for cometido um erro grave: contratar pessoas incapacitadas para se relacionar com o público.

Se não contar com alguém ágil para agendar as consultas e cortês para interagir com os clientes, é muito alto o risco de perder pacientes. Saiba que a propaganda negativa tem um poder devastador para afastar fregueses. Para não enfrentar esse problema, seja atento e rigoroso na hora de escolher a equipe de atendimento.

Outro aspecto que não pode ser ignorado é a limpeza do ambiente. Por isso, os responsáveis por esse serviço devem ser orientados para executar essa atividade com maestria. Eles também precisam ter noções de como se relacionar com os clientes, pois a boa educação é um fator que ajuda a cativá-los.

Para quem deseja contar com uma clínica com vários profissionais de saúde, é válido ter um processo rigoroso de seleção. Essa iniciativa deve analisar a capacidade técnica e comportamental dos candidatos. Isso aumenta as chances de o estabelecimento se tornar uma referência no mercado.

5. Conte com uma boa divulgação

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de um antigo ditado popular: a propaganda é a alma do negócio. Essa frase deve ser uma das prioridades dos que desejam aprender sobre como montar uma clínica.

Além da mídia tradicional (panfletos, outdoors, jornais, rádio etc.), é interessante contar com um plano para divulgar o negócio na internet (Google, redes sociais, blog etc.). Hoje, muitas pessoas utilizam um mecanismo de busca para procurar por profissionais em um bairro ou cidade.

Um bom plano de comunicação deve integrar as ações para a montagem do negócio. Se isso não for efetivado, será muito mais difícil captar clientes e ter um retorno rápido do investimento.

6. Faça um plano de negócios

Uma medida bastante indicada para os que optam pelo empreendedorismo é a elaboração de um plano de negócio. Esse documento precisa ter vários itens que abrangem a capacidade de investimento, planejamento financeiro, a escolha do ponto, a compra de equipamentos, a contratação de profissionais e os serviços de divulgação.

Também é necessário que conte com uma análise da concorrência, para que sejam elaboradas estratégias para diferenciar os seus serviços. Com planejamento, as possibilidades de atingir bons resultados aumentam consideravelmente.

Não é simples pensar em todos os fatores sobre como montar uma clínica. Mesmo assim, é viável alcançar o sucesso, desde que tenha competência, organização e disciplina para cumprir metas e cativar o público.

Se você deseja conhecer alternativas inteligentes para montar o seu negócio, vale a pena ficar informado sobre o cooperativismo financeiro e todas as linhas de crédito e serviços que uma cooperativa como a Credicitrus pode oferecer. O conhecimento é primordial para vencer novos desafios! 

Escrito por sicoobcredicitrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *