Dia do Cooperativismo completa cem anos

“As cooperativas constroem um mundo melhor”. Esse é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, identificado nas redes sociais como #CoopsDay. Essa data, instituída em 1923, é celebrada todos os anos no primeiro sábado do mês de julho (neste ano, cai no dia 2). O período de segunda a sexta-feira que o antecede é a Semana do Cooperativismo, que teve início no dia 27 de junho.

“Precisamos de cooperação”

Neste ano, a celebração do Dia do Cooperativismo propõe uma reflexão sobre a evolução da humanidade a partir dos efeitos que a pandemia da Covid-19 teve e continua tendo sobre as economias no mundo inteiro.

Manifestações de líderes como Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, ecoam nesse sentido. Segundo ele, “Para restaurar a confiança e inspirar esperança, precisamos de cooperação, precisamos de diálogo, precisamos de compreensão”.

Construindo um mundo melhor

Por sua vez, Bruno Roelants, diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), destacou no 33º Congresso Cooperativo Mundial, realizado em dezembro de 2021, que as cooperativas estão sendo levadas a agir para enfrentar os problemas do mundo.

A ACI tem estimulado os membros de cooperativas de todo o planeta a divulgarem que o modelo de negócios cooperativista é centrado no ser humano, inspirado nos valores cooperativos de ajuda mútua, autorresponsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade e nos princípios éticos de honestidade, transparência, responsabilidade social e cuidado com o próximo. Com isso, constrói um mundo melhor.

Bruno Roelants enfatiza: “As cooperativas são o único modelo empresarial com princípios globalmente acordados que se assentam numa base de valores éticos partilhados”. Por este e muitos outros motivos, que o Dia do Cooperativismo merece ser celebrado.

Força crescente no Brasil

Segundo registro ativo na OCB com data de 31/12/2020, existem 4.868 cooperativas no Brasil, atuando nos sete ramos de atividade definidos pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB): agropecuária, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, trabalho e produção de bens e serviços. O total de pessoas filiadas a cooperativas é superior a 17 milhões e os empregos gerados pelas organizações do setor é de 455 mil.

O ramo de crédito, no qual a Credicitrus se destaca como uma das maiores cooperativas do País, é o mais dinâmico e vem crescendo em ritmo acelerado. Tem cerca de 800 cooperativas (segundo registro ativo de cooperativas na OCB com data de 31/12/2020), aproximadamente 12 milhões de associados e a maior rede de atendimento do mercado brasileiro. São mais de 7.600 unidades, sendo que, em cerca de 300 municípios, a única instituição financeira presente é um posto de atendimento cooperativo.

O ramo agropecuário é um dos mais tradicionais e tem enorme participação na economia. Basta lembrar que cerca de metade de toda a produção agrícola brasileira passa por alguma das 1.173 cooperativas desse segmento (segundo registro ativo de cooperativas na OCB com data de 31/12/2020), que reúnem mais de 1 milhão de associados, dos quais 71,2% fazem parte da agricultura familiar. Adicionalmente, têm mais de 8 mil profissionais dedicados à assistência técnica e extensão rural, que contribuem diretamente para a elevação da qualidade e da produtividade da agropecuária nacional.

Você, cooperado Credicitrus, também faz parte deste universo cooperativista. Celebre também o Dia do Cooperativismo, compartilhando este conteúdo com a sua rede de contatos.

Assista ao vídeo abaixo e veja a história da Credicitrus no cooperativismo:

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: